cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Gerenciamento de Dados & BIM
Sobre gerenciamento BIM dos atributos, mapas, templates, favoritos, módulos associados, projetos em geral, controle de qualidade, etc

Tabela de Paredes - sem diferenciar interna e externa

giovanna1
Colaborador(a)

Olá! Tudo bem?

Preciso criar uma tabela de acabamentos de paredes sem diferenciar parede interna e externa. Como posso fazer isso? 

6 RESPOSTAS 6
Larissa Balmant
Treinador(a) Certificado(a)

Oi Giovanna,

 

Na hora de criar um mapa, nos critérios, coloque que o tipo de elemento é parede, sem especificar linha de referência ou vegetal.

LarissaBalmant_0-1680701731674.png

Dessa forma, ele deve selecionar todas as paredes, sem diferenciar interno/externo.

Lembrando que se tiver paredes existente, construir e demolir, deve adicionar critério de estado de renovação, e assim por diante 

 

giovanna1
Colaborador(a)

Oi @Larissa Balmant ,

Tudo bem? Obrigada pelo retorno!

 

A minha questão na verdade é na criação de uma mapa, na tabela inferior, na área de campos, há somente a opção de área da superfície da face externa ou área da superfície da face interna da parede separadas.

 

Na imagem, essas outras propriedades que tem de ID e Especificações eu criei no gestor de propriedades, mas não consegui criar sem diferenciar as faces internas e externas (as fórmulas não puxam parâmetros de parede no geral e também não apareceu 'nome da superfície' nos parâmetros). 

 

Gostaria de saber se tem como criar alguma propriedade de superfície das faces da parede (no geral, sem diferenciar). Se não tiver como, fica a minha sugestão para acrescentar... 

 

Gostaria também de entender o porquê a propriedade 'nome da superfície' não aparece na criação de expressões no gestor de propriedades.

 

Agradeço, desde já!


image.pngimage.png
Larissa Balmant
Treinador(a) Certificado(a)

Você pode tentar utilizar o campo "área exposta (por critério)" e o "nome da superfície"
No campo área exposta, consegue colocar critério de pegar somente das paredes.

ARK7
Colaborador(a)

Encontramos esse mesmo problema por aqui também, na hora da especificação dos materiais... Gostaríamos de criar códigos para especificação de materiais, através das propriedades, inclusive uma expressão para ler a descrição do material através desse código, porém não conseguimos ler pelas propriedades a superfície independente da face, apenas se distinguir entre face externa e face interna e também não conseguimos colocar um código para cada superfície, somente para a composição inteira... Para tabelas de especificações fomos obrigados a criar através de tabela de superfície, e com isso precisamos optar por colocar o código no nome da superfície, o que nos implicou em diversas questões, como não conseguimos atribuir uma descrição automática para a superfície, ficou de forma manual, o que gera muito retrabalho.

Inclusive três sugestões para o problema que encontramos no momento da especificação são:

1. Permitir propriedades para superfícies e não somente para materiais de construção (superfície só deixa inserir informação de trama)

2. Permitir que no Gestor de Propriedade possa ser lido informações da superfície em geral

3. Permitir Sobreposição Gráfica em camadas e não somente na composição inteira, acontece quando queremos diferenciar por cores, por exemplo, superfícies diferentes, quando aplicamos uma superfície em uma das faces da parede e outra superfície na outra face.

matleonii
Impulsionador(a)

Até onde eu saiba não tem uma boa solução para isso. 

Para criar uma legenda de acabamentos eu acabo fazendo usando apenas uma dessas faces (normalmente a externa) e me certifico que as superfícies aparecem pelo menos uma vez na face externa de alguma parede. (Um saco, mas funciona kkkk)

 

Para criar quantitativos eu uso um mapa de superfície e junto ele com a legenda que eu criei direto no leiaute. Assim, eu consigo exibir o código e o nome correta da superfície e sua área total no projeto (somando as duas faces).

ARK7
Colaborador(a)

Boa @matleonii !! Chegamos na mesma conclusão e fizemos assim aqui também, colocamos no nome da superfície o 'COD | Descrição' e assim criamos 4 propriedades que leem: 1. Código da face externa/topo (início do nome), 2. Código da face interna/base (início do nome), e 3. e 4. Outras duas que leem a descrição de ambos (fim do nome).

Nas tabelas pedimos pra ler só a face externa, com o cuidado de pelo menos uma parede ter a face externa com a superfície, pra trazer como se fosse uma legenda com o código, assim a legenda já vem direto do mapa com as colunas: 'Código' e 'Descrição', e o quantitativo como você falou, um mapa de superfícies.

Com isso também conseguimos criar um rótulo personalizado que identifica só o código da superfície.

A unica função que ainda precisamos fazer de forma manual é quando queremos fazer uma planta com cores diferentes pra cada superfície, daí não tem como aplicar sobreposição gráfica 😢

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas