cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Exportar dados no nível de componentes para IFC

Rubia Torres
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

Exporte dados personalizados para componentes individuais no formato IFC

 

Em versões anteriores do Archicad, não podíamos exportar dados personalizados para componentes individuais (não apenas elementos como um todo) no formato IFC, de modo que os relatórios de quantidade de componentes exigiam soluções alternativas. A partir do Archicad 26, você pode exportar estas informações no formato IFC. Como resultado, o modelo IFC exportado inclui informações em nível de componente sobre as propriedades e funções dos elementos Archicad.

 

Atribuir o tipo IFC aos componentes

 

O mapeamento de tipo em nível de componente agora está disponível ao exportar estruturas compostas para IFC.

Os materiais de construção são classificados por padrão, portanto, cada componente (também chamado de camadas) das estruturas compostas carrega esta classificação. Verifique se esta classificação padrão atende às especificações de seu projeto. Em seguida, mapeie cada classificação de componente para um tipo de IFC específico na caixa de diálogo Mapear Tipos de IFC para exportação.
Por exemplo, a camada de gesso de uma parede composta pode ser exportada como um tipo IfcCovering. Nas versões anteriores, os componentes eram exportados uniformemente como IfcBuildingElementParts.

 

EmokeCsikos_0-1653336603164.png

 

Uma parede composta no Archicad

 

EmokeCsikos_1-1653336603175.png

 

Mapeamento de tipos de camadas compostas

 

Para obter configurações detalhadas de Mapeamento de Tipo, consulte nossa seção dedicada no Guia do Usuário do Archicad 26.

 

Mapeamento de propriedade no nível de componentes na exportação IFC

 

Crie levantamentos de quantidade em nível de componente, incluindo classificações e propriedades sem soluções alternativas. O mapeamento de propriedade em nível de componente permite que arquitetos e gerentes de BIM forneçam a granularidade e o conteúdo de dados necessários sem qualquer pós-processamento.

Ao exportar um modelo do Archicad para o IFC, você pode usar o Mapeamento de Propriedades para garantir que as propriedades do IFC sejam mapeadas com precisão para as propriedades do Archicad, estabelecendo regras no tradutor de Exportação do IFC.

Nas versões anteriores, era possível mapear estas propriedades precisamente apenas no nível do elemento. Por exemplo, você poderia exportar o volume de uma Parede, como um todo, mas não o volume de cada componente.

A partir do Archicad 26, a exportação IFC interpretará automaticamente as propriedades ao nível do componente sempre que aplicável. Se utilizar uma regra de mapeamento contendo uma propriedade de componente (como o Volume do Componente), o modelo IFC incluirá os dados de volume para cada componente individual de um elemento composto.

 

EmokeCsikos_2-1653336603180.png

 

Mapeamento de propriedade por padrão, "automático

 

EmokeCsikos_3-1653336603186.png

 

 

Você também pode especificar uma regra de mapeamento de propriedade para aplicar SOMENTE a um elemento pai ou SOMENTE a seus componentes. Por exemplo, pode criar uma regra que criará um texto estático que só é relevante ao nível do elemento (não dos componentes)

Para tornar uma regra de mapeamento efetiva apenas para o elemento completo, ou apenas para os componentes, use o novo pop-up Regra de Mapeamento (Tradutor de IFC para Exportação - Mapeamento de Propriedade para Exportação):

 

EmokeCsikos_4-1653336603189.png

 



Saiba mais detalhes sobre Mapeamento de Propriedades para Exportação IFC aqui.

 

Exporte mais dados informativos

 

Exporte seus modelos IFC com informações de propriedades e funções dos componentes de elementos complexos do Archicad. Graças aos recursos aprimorados de exportação IFC do Archicad, seus modelos terão mais informações, visando melhorar as necessidades de informações da parte receptora.

 

Conheça todos os novos recursos de colaboração do Archicad 26:

 

Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas