cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Add-on Acessórios

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Com a ajuda desta Extensão do Archicad você pode enriquecer os elementos cobertura, laje e parede com objetos especiais. Certifique-se de que você adicionou a Biblioteca de Acessórios ao seu projeto, utilizando o Gestor de Biblioteca.

 

Baixe e instale o complemento Sistema de Cor RAL

 

  • Você pode baixar esta Extensão (Add-On), assim como outros Extras (Goodies) clicando na opção do menu Ajuda > Downloads do Archicad no Archicad;
  • No site de download da Graphisoft, por favor, selecione a versão do seu Archicad, em seguida, o ícone do sistema operacional correspondente ao seu computador para baixar o Instalador dos Extras (Goodies);
  • A partir da versão 20 os Extras (Goodies) para o Archicad estão disponíveis em um único pacote de instalação. Durante a instalação, você pode selecionar qual(is) Extras (Goodies) você deseja instalar;
  • Inicie o instalador e siga as instruções. A Extensão (add-on) será carregada automaticamente na próxima vez que você iniciar o Archicad.

 

Como utilizar a Extensão Acessórios

 

Primeiro, selecione na Planta um elemento construtivo existente (parede, cobertura ou laje), e depois escolha o comando apropriado do menu hierárquico Modelagem > Extras de Modelagem > Acessórios.

 

A caixa de diálogo de Escolha de Objetos Acessórios lhe induz a selecionar um objeto Acessório. Defina os parâmetros do objeto nos painéis Todos Parâmetros e Definições Personalizadas. Outros parâmetros (por exemplo, a inclinação de uma cobertura) serão definidos automaticamente quando você colocar o objeto, baseado nas definições do elemento construtivo associado. Clique OK na caixa de diálogo Objeto Acessório, e depois clique na Planta para colocar o Objeto Acessório.

 

Depois de colocado, você pode selecionar e modificar os seus parâmetros, a qualquer momento.

  • Você também pode colocar um Objeto Acessório sem ter selecionado um elemento construtivo correspondente.

  • Selecione um Objeto Acessório da caixa de diálogo de Escolha de Objetos Acessórios e defina os seus parâmetros. Desenhe uma polilinha em Planta. O Objeto Acessório selecionado será colocado com o método geométrico da polilinha.

    NotasObjetos Acessórios colocados isolados não estão associados a nenhum elemento; isto é, têm atributos separados e podem ser movidos e editados isoladamente. Você não pode vincular um acessório a um elemento que não seja do seu tipo, por exemplo, um acessório de cobertura colocado no topo de uma laje será um objeto independente.

Os comandos Acessórios atualizam todos os valores parâmetros dos objetos colocados apropriadamente.

  • Quando você apagar um elemento, os Objetos Acessórios associados também serão apagados.

  • Quando você modificar um elemento, todos os valores de parâmetros serão atualizados imediatamente (a geometria das paredes poderá alterar, quando você esticar as paredes conectadas).

 

Para simplificar o procedimento, você pode salvar variações dos Objetos Acessórios como Favoritos. Você também pode criar variações pessoais, abrindo o objeto e guardando uma cópia com um nome diferente, e depois modificando os parâmetros de personalização e/ou scripts.

 

Acessório Cobertura

 

O comando Acessórios Cobertura permite colocar a Superfície da Cobertura ou o objeto Teto de Madeira. A Superfície da Cobertura pode modelar o revestimento da cobertura com folhas de metal ou telhas baseado na definição do Painel de Definições de Superfície de Cobertura. (O Tipo de Folhas pode também ser selecionado no painel Parâmetros.)

Nota: O preenchimento é feito de unidade por unidade, e pode acrescentar um detalhe geométrico considerável (e, consequentemente, aumentar o tempo de renderização) a cada plano de cobertura. As superfícies curvas exigem mais das capacidades de processamento do computador de que as superfícies planas.

 

Acessório Laje

 

Quando escolher o comando Acessórios Laje, você pode escolher entre dois objetos. O objeto Sapata 1 pode modelar uma sapata em concreto com parede suporte e placa de soleira.

 

O objeto Construção Pavimentos pode modelar pavimentos por camadas.

 

Use as Definições de Construção Pavimentos, painéis Seção e Modelo para alcançar o efeito desejado.

 

Acessório Parede

 

Com o comando Acessórios Parede, você pode colocar uma variedade de objetos que acrescentem detalhe às paredes.

O objeto Moldes e Painéis modela o detalhe interior das paredes consistindo em até três perfis de molde selecionáveis, e painéis opcionais (lambris e painéis de parede) entre estes moldes.

 

Os parâmetros pessoais podem ser definidos na caixa de diálogo de Escolha de Objeto Acessório Parede, no painel de Definições Pessoais ou no painel de Todos Parâmetros. Os Parâmetros são agrupados de acordo com diferentes critérios nos dois painéis.

 

Nas Definições Personalizadas:

 

• Defina as Definições Gerais, Geometria e Ângulos Pessoais:

 

Em Parâmetros:

 

• Defina as Superfícies e a Representação 2D:

 

O objeto Parede Gasta pode modelar revestimentos de pedra desgastada e elementos similares aplicados à parede, e pode ter uma espessura diferente na base e no topo. O objeto pode estender- se para além ou terminar antes da base e topo da parede por uma distância especificada.

 

O objeto Parede Inclinada é uma réplica exata da Parede da qual a mesma foi derivada, exceto pelo fato de ter um ângulo de inclinação paramétrico.

 

Na Planta, o símbolo de Parede Inclinada aparece fora dos limites do objeto, assim como, a seção transversal a uma dada elevação (4 ft. padrão).

 

O objeto Moldura Parede pode ser usado para representar molduras de guarnição juntamente com as paredes. Trata-se das guarnições acrescentadas em ângulos de canto direitos e juntas de parede que apareçam. Nas janelas e portas este adiciona duplas guarnições, limitadores e guarnições jack assim como travessas paramétricas. A placa da travessa de topo é quebrada ou estendida para fazer a sobreposição nas paredes que se juntam.

 

A lista de parâmetros para Representação 2D incluiu uma caixa de verificação on/off para Mostrar a Elevação da Moldura. Ligando este parâmetro é possível editar a geometria 3D em Planta.

Restrições: As aberturas para Portas e Janelas terão arestas horizontais perpendiculares ao plano original da parede. Estes objetos têm o seu script de propriedades definido para permitir cálculo LUMBER PACK onde as peças individuais estão listadas com o seu tamanho de seção transversal nominal e o seu comprimento é arredondado - se necessário - para a próxima polegada. A lista também dá uma estimativa no quadro geral de quantidades de pés.

 

Aviso Legal: Os Extras (Goodies) são Extensões (Add-Ons) gratuitas desenvolvidas pela Graphisoft para completar o Archicad com habilidades e recursos específicos. A partir do Archicad 20 você pode instalar todos os Extras (Goodies) de uma única vez, com a ajuda da Suíte de Instalação dos Extras do Archicad (Archicad Goodies Suite ). Estes são baseados em código herdados não mais suportados pela Graphisoft. Sinta-se à vontade para usá-los, mas esteja consciente que estes podem não funcionar corretamente e não serão consertados ou atualizados.

 

Nota: Caso você não esteja conseguindo encontrar os Goodies no seu Archicad, mesmo tendo instalado o plugin leia o artigo Goodies não encontrados no Archicad.

Histórico de atualização
Última atualização:
‎2023-05-22 11:17 AM
Atualizado por:

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas