cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos, conceitos de modelagem, etc
SOLUCIONADO!

Conexão das Superfícies 45°

Aline Tortoretto
Colaborador(a)

Olá, 

Estou com um problema em um projeto, nós temos um encontro de piso e parede com superfícies diferentes, porém nossa ideia é que esse encontro fosse com acabamento em 45° porém aparecendo o revestimento padrão do material no encontro entre os dois, o maior problema dessa situação é nós cortes que fica com uma representação de linha dupla, porém na realidade essa linha não existe. Tanto o piso e parede são do mesmo material apenas a superfície é diferente, eu tentei deixar o piso com 45° mas como ele transforma todas as bordas em 45º acaba que não dá muito certo.  Tem algum jeito de solucionar isso?

 

 

AlineTortoretto_1-1689886785249.pngAlineTortoretto_2-1689886794473.png

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Vinicius Lima
Impulsionador(a)

Olá Aline. 
Você consegue sim colocar apenas uma aresta da laje à 45º. Basta clicar na aresta, e no ícone indicado aqui no meu print:
laje45.png

- Vinícius Lima - user since Archicad 12
from Brazil
Apple MacBook Pro 16" 2023 | M2 Pro | 16Gb RAM | macOS Ventura 13.5.2

Exibir solução no post original

5 RESPOSTAS 5
Diego Barreto
Treinador(a) Certificado(a)

Olá @Aline Tortoretto,

Boa questão. De fato a ferramenta laje não permite alterar a superfície da cada lateral individualmente. Uma ferramenta com esta capacidade seria o morph ou mesmo a ferramenta viga. Talvez sejam possibilidades a se explorar já que o archicad permite a classificação de forma livre.

 

Ainda na ferramenta laje, talvez uma possibilidade seja a segmentação da laje como indicado no print que insiro a seguir:

DiegoAzevedo_0-1689935854181.png

Dessa forma não teríamos linhas inconvenientes em planta, corte ou vista, teríamos um 3D correto e o detalhe de encontro em 45º poderia ser realizado a partir da ferramenta detalhe.
Desconfio que exista a possibilidade de resolver o problema a partir de superfícies e materiais, mas aqui já teríamos uma solução. Me conta se ajudou, ok?

 

Solução
Vinicius Lima
Impulsionador(a)

Olá Aline. 
Você consegue sim colocar apenas uma aresta da laje à 45º. Basta clicar na aresta, e no ícone indicado aqui no meu print:
laje45.png

- Vinícius Lima - user since Archicad 12
from Brazil
Apple MacBook Pro 16" 2023 | M2 Pro | 16Gb RAM | macOS Ventura 13.5.2

Olá, obrigada pela resposta 🙂 

 

O problema de usar a viga ou dividir a laje seria a documentação 2d em planta, que acrescentaria uma linha a mais no desenho sem necessidade. Quando ao morph é uma opção mas acho que teríamos muito trabalho para usar ele, a laje costuma ser mais fácil de mexer quando precisamos fazer alguma alteração. 

Olá, obrigada pelo resposta. 

 

Deu super certo aqui, não sabia que tinha como deixar apenas uma face da laje com inclinação, achei que quando mudasse em uma mudaria em todas.

Muito Obrigada!! 🙂

Legal Aline! Que bom que deu certo. Se ficou como esperado, depois aceite a minha resposta como solução do tópico, assim outro usuários aqui do Community conseguem chegar até ela mais fácil! 👊🏻 

- Vinícius Lima - user since Archicad 12
from Brazil
Apple MacBook Pro 16" 2023 | M2 Pro | 16Gb RAM | macOS Ventura 13.5.2
Aprenda e conquiste certificados!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas