cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos, conceitos de modelagem, etc
SOLUCIONADO!

Dúvida modelagem elementos pré-fabricados

diegosprates
Impulsionador(a)

Olá.

 

Estou me aproximando de projetos com elementos pré-fabricados e gostaria de pensar neles em todo o processo de modelagem.

 

Na ferramenta Pilar, por exemplo, consigo mudar para alguns perfis metálicos, porém não encontro nenhum objeto paramétrico para detalhar eles de maneira idêntica ao pré-fabricado (Chanfros e Consoles, etc).

 

Além disso, gostaria de saber se existe algum jeito de modelar as junções parafusadas em estruturas metálicas, bem como os sistemas de contraventamento.


Caso exista modelos prontos pra download / compra, alguém sabe indicar o link?

 

Desde já muito obg.

3 SOLUÇÕES ACEITAS

Soluções aceitas
Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, @diegosprates, tudo bem? 

 

Através de perfis complexos é possível você desenhar corretamente a mandeira que necessita o seu pilar com os chanfos e consoles, aliando isso a pilares segmentados e seções trapeizodais a depender do seu objetivo final, se metálico ou pré-moldado de concreto. Além disso, o Archicad possui um catálogo com perfis complexos que você pode importar no seu modelo, veja este artigo: https://community.graphisoft.com/t5/Modelagem/Cat%C3%A1logo-de-Perfis-Complexos-do-Archicad/ta-p/573...

 

Para a modelagem das junções, você pode verificar este vídeo para te dar mais clareza: https://www.instagram.com/reel/C2kQz7EAdBW/

Mas, cuidado com modelagens nesse nível para modelos muito grandes, vai deixar o seu projeto mais pesado.

 

Sobre os contraventamentos, você pode utilizar a ferramenta de viga para te auxiliar, ou utilizar este objeto que consta no BIMComponents que vou deixar anexado aqui, porque não lembro exatamente qual palavra chave para achá-lo por lá.

 

Espero ter ajudado! 

 

 

 

Exibir solução no post original

Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Diego, para organizar o seus perfis nas pastas, você deve acessar pelo menu Opções > Atributos do Elemento > Gestor de Atributos

 

Dessa forma, uma nova janela se abrirá e será possível você selecionar os perfis complexos e organizá-los na pasta desejada.

Talvez os perfis que você esteja criando estão soltos na pasta geral de Perfil Complexo, sugiro que você utilize a barra de pesquisa que tem disponível para encontrar o perfil que você criou, se este for o caso (e você mesmo assim não encontre os outros perfis criados).

Há uma chance, também, de você talvez não estar habilitando o seu perfil para utilizar na ferramenta correta. Se você quer usar um perfil para pilar, você deve habilitar que seu perfil será usado para esta ferramenta, como consta aqui na imagem: você deve, dentro do perfil, habilitar as ferramentas que esse perfil será utilizado.

PatriciaAngelim_0-1708534791454.png

 

Na internet você pode encontrar conteúdos sobre a criação de objetos paramétricos utilizando o PARAM-O para chegar nos resultados que precisa, mas a ferramenta de pilar segmentado tem potencial de atender essas questões, só seria necessário saber utilizá-la da maneira correta.

 

Por meio de segmentos e utilizando perfis trapeizodais, você consegue fazer pilares pré-fabricados sem problemas.

Veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nVQRgKfdSyg

 

Att

 

 

Exibir solução no post original

Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Diego, esse tipo de configuração que você está fazendo diz respeito, de fato, apenas ao arquivo que você está mexendo.

 

Quando você abre outro arquivo, se estiver utilizando o template do Archicad padrão, você terá apenas as configurações do mesmo.

 

Se quiser utilizar configurações personalizadas de algum projeto ou de coisas que você configurou, é necessário você ter o seu próprio template. Nesse caso, aconselho você pegar esse projeto que já criou os perfis e já tem coisas configuradas e salvá-lo como seu template para quando começar outro projeto, já abrir a partir dele. Antes disso, delete toda a sua modelagem e documentação, para que ele fique um arquivo "limpo".

 

 

 

Exibir solução no post original

5 RESPOSTAS 5
Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, @diegosprates, tudo bem? 

 

Através de perfis complexos é possível você desenhar corretamente a mandeira que necessita o seu pilar com os chanfos e consoles, aliando isso a pilares segmentados e seções trapeizodais a depender do seu objetivo final, se metálico ou pré-moldado de concreto. Além disso, o Archicad possui um catálogo com perfis complexos que você pode importar no seu modelo, veja este artigo: https://community.graphisoft.com/t5/Modelagem/Cat%C3%A1logo-de-Perfis-Complexos-do-Archicad/ta-p/573...

 

Para a modelagem das junções, você pode verificar este vídeo para te dar mais clareza: https://www.instagram.com/reel/C2kQz7EAdBW/

Mas, cuidado com modelagens nesse nível para modelos muito grandes, vai deixar o seu projeto mais pesado.

 

Sobre os contraventamentos, você pode utilizar a ferramenta de viga para te auxiliar, ou utilizar este objeto que consta no BIMComponents que vou deixar anexado aqui, porque não lembro exatamente qual palavra chave para achá-lo por lá.

 

Espero ter ajudado! 

 

 

 

diegosprates
Impulsionador(a)

Olá Patricia, obg pelo retorno.

Comecei a mexer no Gestor pra ir modelando meu próprio perfil, porém surgiu outra duvida:

 

Toda vez que eu começo um novo desenho os perfis complexos que eu criei somem. Como faço para deixar fixo na pasta como os nativos?

 

Outra dúvida, achei um pilar pronto na internet onde era possível inserir selecionar se teria consolo, quantos teriam e em que lado, porém eu achei a modelagem simples. Existe algum tutorial de como criar seus próprios objetos paramétricos? Se eu não conseguir assim, vou ajustando por perfis complexos os pilares mesmo.

 

Att,

Diego

Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Diego, para organizar o seus perfis nas pastas, você deve acessar pelo menu Opções > Atributos do Elemento > Gestor de Atributos

 

Dessa forma, uma nova janela se abrirá e será possível você selecionar os perfis complexos e organizá-los na pasta desejada.

Talvez os perfis que você esteja criando estão soltos na pasta geral de Perfil Complexo, sugiro que você utilize a barra de pesquisa que tem disponível para encontrar o perfil que você criou, se este for o caso (e você mesmo assim não encontre os outros perfis criados).

Há uma chance, também, de você talvez não estar habilitando o seu perfil para utilizar na ferramenta correta. Se você quer usar um perfil para pilar, você deve habilitar que seu perfil será usado para esta ferramenta, como consta aqui na imagem: você deve, dentro do perfil, habilitar as ferramentas que esse perfil será utilizado.

PatriciaAngelim_0-1708534791454.png

 

Na internet você pode encontrar conteúdos sobre a criação de objetos paramétricos utilizando o PARAM-O para chegar nos resultados que precisa, mas a ferramenta de pilar segmentado tem potencial de atender essas questões, só seria necessário saber utilizá-la da maneira correta.

 

Por meio de segmentos e utilizando perfis trapeizodais, você consegue fazer pilares pré-fabricados sem problemas.

Veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nVQRgKfdSyg

 

Att

 

 

Oi Patricia, obg novamente.

 

Não sei se entendi corretamente, mas vamos lá: Quando eu crio um perfil, eu procuro já deixa-lo na pasta correspondente (no meu caso, Estruturas, pq tô ainda na função do Pilar).

 

Fiz com diferentes nomes, mas tentei procura-lo nas duas maneiras que citou. Usando a busca, nunca acho nenhum nome que criei (Só tentei 3 nomes até agora). O único lugar que ele aparece é no próprio desenho que criei. Se eu salvar o projeto e abri-lo novamente, ele estará lá. Se eu abrir um novo projeto, ele some (ficando somente os já padrão do Archi).

 

Eu já notei também que algumas configurações - não saberei me lembrar exatamente quais -  sempre ficam salvas apenas no projeto atual e somem do global.

 

Como faço para que qualquer objeto, perfil complexo, etc. (e o que puder mais saber indicar) fiquem salvos na pasta padrão, independente de quais projetos novos serão?

 

Abs,
Diego

 

teste.png

Solução
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Diego, esse tipo de configuração que você está fazendo diz respeito, de fato, apenas ao arquivo que você está mexendo.

 

Quando você abre outro arquivo, se estiver utilizando o template do Archicad padrão, você terá apenas as configurações do mesmo.

 

Se quiser utilizar configurações personalizadas de algum projeto ou de coisas que você configurou, é necessário você ter o seu próprio template. Nesse caso, aconselho você pegar esse projeto que já criou os perfis e já tem coisas configuradas e salvá-lo como seu template para quando começar outro projeto, já abrir a partir dele. Antes disso, delete toda a sua modelagem e documentação, para que ele fique um arquivo "limpo".