cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos, conceitos de modelagem, etc

Revestimento Cerâmico

lekogamba
Recém-chegado(a)

Boa tarde como vai?
Sou novo aqui no ArchiCad e precisava de ajuda.
Preciso fazer uma ambiente de um banheiro porém preciso colocar na parede um revestimento cerâmico específico. Já tenho a imagem desse revestimento em alta resolução e ele tem um tamanho específico de 30x60cm.

Uma das alternativas que encontrei (que não deu muito certo) foi usar a ferramenta Parede Cortina, ajustar o tamanho para 300 por 600 utilizando 4 linhas e 4 colunas, coloquei a estrutura como invisível e espessura de 1cm apenas, como se fosse o rejunte, e a textura eu criei uma nova em Atributos do Elemento - Superfícies no tamanho 30x60cm e adicionei a imagem. 

Mas desse jeito não deu certo, a imagem não encaixa perfeito no objeto 3d do revestimento, como podem ver no anexo o risquinho preto seria o rejunto, ou o fim do objeto 3d revestimento, e o risco branco seria o fim da imagem/textura.

Existe uma maneira mais facil de aplicar uma imagem diretamente na face do revestimento em 3d? Ou existe alguma outra maneira correta de aplicar um revestimento cerâmico de imagem e tamanho especifico?

 

Muito Obrigado

Alex


Image1_000.png
3 RESPOSTAS 3
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, Alex! Tudo bem?

Quando fazemos com parede cortina, infelizmente, não é possível controlarmos o alinhamento da textura com o painel que desejamos e isso pode acontecer.

 

Talvez, dependendo de como está a sua imagem, você consegue ajustar e utilizar na parede cortina. Verifique se a sua imagem é uma peça única e está sem rejunte (seamless) - dessa forma, a chance de ela se encaixar mais adequadamente nos painéis é maior.

 

Caso esse não seja o caso e você possua a imagem de uma paginação + rejunte, você pode aplicar a textura diretamente na sua parede e depois alinhar o início da paginação da forma que desejar por meio do menu Documentação > Imagem Final 3D > Alinhar Textura 3D.

 

Espero ter ajudado!

Obrigado pela resposta.

Realmente eu vou precisar mesmo simular o rejunte, pois a ideia é fazer a ambientação deste revestimento aplicado na parede.


Essa sua ideia então seria não usar a Parede Cortina e sim aplicar direto na parede uma textura, por exemplo, ao invés de pintura eu aplicaria a textura piso? 

 

Ou continuo usando a Parede Cortina?

 

Ah, outro detalhe também é que estou testando o Twinmotion para render e parece que ele não segue a posição da textura que eu coloquei no archicad, é normal isso?

Muito Obrigado!
Alex

 

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Se você utilizar a ferramenta parede cortina, escolha uma textura que a peça do seu revestimento seja única e sem rejunte.

PatriciaAngelim_0-1705436609840.png

 

Não sendo e caso a sua imagem tenha rejunte ou seja mais de uma peça na mesma imagem, você pode aplicar a textura diretamente na parede, sem utilizar a parede cortina.

PatriciaAngelim_1-1705436626786.png

 

Sobre o twinmotion, normalmente isso não acontece, mas é possível você controlar a posição da textura aplicada a partir das configurações da mesma alterando a sua posição xy nas definições.

Aprenda e conquiste certificados!