cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

BIMx Web e Desktop Viewers de ultima geração

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Esta atualização é um marco na obtenção de funcionalidade unificada em todas as plataformas, trazendo melhorias significativas de desempenho e novas características para arquitetos, clientes e todos os usuários do BIMx.

 

O novo BIMx Web Viewer está disponível em BIMx Model Transfer.
BIMx Desktop Viewer também foi atualizado com as mesmas melhorias. Faça o download em nosso site de download!

Estas aplicações de próxima geração incluem os benefícios de nosso novo motor 3D introduzido no iOS em 2020 e um ano depois no Android, além de outros aprimoramentos descritos abaixo:

 


Aumento do desempenho

 

Anteriormente, exibir a lista de itens do publicador e carregar modelos complexos em 3D poderia levar alguns minutos, especialmente no Web Viewer. 

Esta versão melhora o desempenho da seguinte forma:

 

1. O índice de hiper-modelos aparece imediatamente

 

A nova versão elimina o tempo de carregamento da lista de itens do publicador. O índice do hiper-modelo aparece imediatamente tanto na web quanto em desktop.

 

Captura de Tela 2023-03-17 às 11.05.55.png

2. Carregamento 3D várias vezes mais rápido

 

O benefício mais significativo da nova versão é o aumento do desempenho para carregar. A abertura de modelos virtuais é até 15 vezes mais rápida na versão desktop. A maioria dos modelos carrega em poucos segundos - por exemplo, o Hyper-modelo S-Office abre em 2 segundos, ao invés de 20 segundos.

O carregamento também pode ser exponencialmente mais rápido no Web Viewer, dependendo da velocidade da Internet. 


Nota: O segundo e subsequente carregamento do mesmo modelo é ainda mais rápido na aplicação do navegador graças à tecnologia de cache do BIMx Model Transfer.

 

3. Experiência de navegação mais suave em 3D

 

Nas versões anteriores, a exploração do modelo virtual poderia ser lenta, principalmente quando haviam muitos polígonos, por exemplo, muitos objetos detalhados. A Detecção de Colisão durante a navegação no modo Caminhar e Gamer reduziu notavelmente o Frames por segundos (FPS).

Agora nosso novo motor 3D traz maior desempenho de navegação 3D, não apenas no modo ver ao redor padrão, mas também com detecção de colisão ativa se a "Gravidade" estiver ligada.

Veja o quanto mais suave é a rotação da câmera, por exemplo, no novo BIMx Desktop Viewer (2022.4567):

new app camera rotation.gif

 

Versão anterior do desktop (2022.4390) no mesmo computador:

 

old app camera rotation.gif

 

4. Uso otimizado de memória

 

A nova versão utiliza cerca de metade da memória (RAM). O BIMx tem um desempenho mais eficiente com outros aplicativos em paralelo - portanto, são necessárias menores cargas de conteúdo.


Interface modernizada

 

1. Tela inicial renovada na área de trabalho

 

Mesma funcionalidade, visual mais limpo.

Captura de Tela 2023-03-17 às 11.07.39.png

2. Nova ajuda integrada compacta

 

A ajuda integrada redesenhada é simples. Ao contrário da variante anterior de tela cheia, a nova versão permite explorar a documentação completa do projeto quando a ajuda está aberta, portanto é muito mais fácil aprender a usar o BIMx.

Alterne entre as páginas do menu do lado esquerdo.

Captura de Tela 2023-03-17 às 11.09.33.png

3. Galeria realocada

 

A Galeria passou do menu do lado esquerdo para o menu rápido de Vistas no canto inferior direito, já que está relacionada com o modelo 3D atualmente aberto.


Use os botões flutuantes do BIMx para ver itens de galeria separados ou reproduzir a animação. Leia mais sobre como exportar para a Galeria do BIMx neste artigo.

Captura de Tela 2023-03-17 às 14.39.26.png

4. Outras Alterações

 

  • Zoom sem costuras em 2D - valores em % graduais são substituídos por uma solução mais sensível e o máximo foi aumentado para 3200;
  • Elemento(s) de Abertura dos Mapas em um clique. Economiza uma interação adicional - anteriormente, os pop-ups "Mostrar em 3D" e " Mostrar tudo em 3D" apareciam antes de abrir o Elemento em 3D.

Aprimorado sistema de navegação

 

1. Comandos de teclado realinhados

 

Agora temos uma distribuição mais conveniente para dispositivos de entrada, como para cima e para baixo é teclas "Q" e "E" em vez de "R" e "V"girar e orbitar é agora a tecla "Espaço" em vez das teclas "Alt/Opt".

Saiba mais sobre os dispositivos de entrada da ajuda online atualizada
.

 

2. Alternativas de inversão

 

Nas versões anteriores, as direções de movimento padrão da câmera BIMx não se adequavam às preferências pessoais de todos.

Com base em seu feedback, criamos navegações de inversores. Estas novas ferramentas de personalização mudam a rotação da câmera na direção oposta tanto horizontal como verticalmente.

 

Captura de Tela 2023-03-17 às 16.09.52.png

 

3. Novos modificadores de navegação

 

Anteriormente, o modo "Caminhar" usava um Joystick sempre ligado, e a navegação sem cliques no modo Gamer funcionava apenas com a "Gravidade".

 

A versão de última geração introduz um novo sistema modularizado para uma navegação mais customizável.

Os seguintes modificadores estão organizados no canto inferior direito:

  • Gravidade (G):
    • Anteriormente utilizado nos modos Caminhar e Gamer;
    • Agora você pode ligá-lo e desligá-lo sem o joystick;
    • Imite a experiência virtual da vida real, desativando a passagem por elementos, exceto por portas e janelas.
  • Esconder cursor (H):
    • Anteriormente usado somente no modo Gamer;
    • Navegação em primeira pessoa, enquanto a câmera é controlada diretamente com o movimento do mouse, de modo que não são necessários cliques;
    • Não há destaque / seleção de elementos disponíveis.
  • Joystick (J):
    • Anteriormente utilizado apenas no modo "Caminhar";
    • Agora realocado para o canto inferior esquerdo da tela;
    • Não gira mais a câmera, use sua outra mão no lado direito da tela para um controle confortável;
    • Agora ele pode ser usado quando flutua ao redor do edifício;
    • Desligue-o em dispositivos sem tela sensível ao toque.

Captura de Tela 2023-03-17 às 16.11.22.png

 

4. Outras Alterações

 

  • A câmera não volta para a posição horizontal padrão com "Gravidade" ativa após 3 segundos sem interação;
  • As setas podem ser usadas apenas para girar agora em vez de mudar automaticamente para se mover após 1 segundo sem interação;
  • Propriedades com diferentes valores em diferentes modelos 3D estão agora associadas a cada modelo 3D separadamente em vez de um "outro" grupo em Informação de Elementos.

Novas características e alterações

 

Estas funções estavam disponíveis apenas em aplicativos móveis. As futuras atualizações incluirão outras características como a ferramenta "Medida Inteligente" e a fundição de sombras.

 

1. Ver controles deslizantes de cone e altura dos olhos

 

Os seguintes controles deslizantes estão disponíveis na nova versão:

  • Define o campo de visão da câmera em 3D;
  • Altura dos olhos - ajuste a altura da câmera entre 1,0 e 2,0m (3,3 pés e 6,6 pés) com a "Gravidade" ativa.

Captura de Tela 2023-03-17 às 16.17.18.png

 

2. Destaque e seleção de elementos permanentes

 

Anteriormente, o destaque azul desaparecia após alguns segundos nos elementos 3D quando aberto a partir de um Mapa, do hyperlink BIMx Model Transfer, ou abrindo o diálogo de Informações de Elementos do menu de contexto. A seleção do elemento verde estava disponível apenas no iOS e Android.


Agora, semelhante aos aplicativos móveis, a seleção é ativada automaticamente nos elementos quando abertos a partir de uma programação ou através de um hyperlink criado no BIMx Model Transfer. A seleção redefine a origem da navegação e pode ser aplicada a múltiplos elementos.

Clicar com o botão direito do mouse (ou clique longo) em um elemento para abrir o menu de contexto do elemento, que funciona com um destaque permanente para melhor visualizar a parte relevante do modelo.

 

Captura de Tela 2023-03-17 às 16.19.23.png

 

3. Ir para o 3D a partir da Informação do Elemento da Zona

 

A abertura da Zona em 3D a partir do diálogo de Informação do Elemento em 2D do Selo da Zona estava disponível nos aplicativos móveis. Agora, o botão "Ir para 3D" aparece nas informações das Zonas.

 

Captura de Tela 2023-03-17 às 16.24.45.png

 

Nota: Rótulos de Zona Interativa, similares a como funcionam os objetos de Selo de Zona, estão chegando em breve.

 

4. Modelo de corte de acordo com a posição da câmera

 

Aplicações anteriores do BIMx web e desktop cortavam o modelo à metade da altura da caixa de delimitação do modelo 3D usando a função "Modelo Cortado".

Agora a função "Modelo Cortado" em 3D já considera a posição da câmera e corta o modelo em conformidade 1,0m (3,3ft) acima do nível do Pavimento, semelhante à altura de corte padrão da planta.

 

Nota: a função "Mostrar em 3D", disponível nos Leiautes, corta o modelo 3D a 2,3m (7,5 pés) acima do nível do Pavimento para melhor representar o espaço interior.

 

5. Mudança na visualização

 

  • A exibição da iluminação Global não está mais disponível - apoiada apenas pelo antigo motor 3D (e até Archicad 25). Encontre mais detalhes sobre a mudança no formato 3D do BIMx aqui. O BIMx usa um sombreado que reflete a orientação do projeto com renderização em tempo real em vez da IG pré-calculada, veja mais informações neste artigo.
  • A navegação da Oclusão de Ambiente não está mais disponível porque a renderização em tempo real não afeta o desempenho do novo motor 3D notavelmente.

Nota: Alguns artigos que foram citados estão na Community Internacional. Você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir essas páginas para o português. 


Caso tenha qualquer problema ou solicitação, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do e-mail bimx@graphisoft.com!

Histórico de atualização
Última atualização:
‎2023-05-22 12:15 PM
Atualizado por:

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas