cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Posicionamento preciso do sol no BIMx para dispositivos móveis

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Estamos entusiasmados em apresentar um novo recurso do BIMx para dispositivos móveis que ajudará arquitetos, clientes e todas as partes interessadas. O posicionamento do sol por data e hora agora está disponível na paleta de "Definições do Sol", tanto nos aplicativos para iOS quanto para Android.

date and time in BIMx.gif


No ano passado, aprimoramos a qualidade visual do BIMx adicionando o modo de renderização de sombras projetadas aos aplicativos móveis. Essa versão inclui um posicionamento do sol simples de azimute e altitude que permite qualquer direção e altura horizontal do sol e considera apenas o ângulo do norte e o hemisfério do projeto ao abrir o modelo 3D.

Ouvindo o seu feedback, a Graphisoft deu continuidade a esse projeto e desenvolveu ainda mais a paleta de "Definições do Sol" para um controle de sombra fácil e preciso com base na localização do projeto.

 

Definições do Sol

 

RolandSzabo_1-1686560278662.png

Abra as "Definições do Sol" e alterne para as opções da paleta de "Data e hora" ou "Personalizado" para explorar o modelo virtual com uma representação 3D ainda mais realista. O BIMx exibe o movimento do sol definido para um caminho alinhado com o local do projeto. A altura da paleta é ajustável em iPhones e smartphones Android para que você possa ver o modelo 3D na área da tela de acordo com a sua preferência e controle o posicionamento do sol simultaneamente.

  • Mova o controle deslizante de tempo entre o nascer e o pôr do sol para exibir sombras precisas e em movimento em tempo real no edifício e no seu entorno. Os dois pontos finais do controle deslizante estão alinhados com as definições de localização, data, hora e com o botão de alternância do horário de verão.
  • Use o seletor de datas para ver como as áreas iluminadas pelo sol mudam entre os solstícios de verão e inverno. As sombras são alinhadas imediatamente à data selecionada.
  • A exibição numérica da hora é sincronizada com o controle deslizante de tempo. Você pode usar qualquer uma dessas opções para escolher o horário desejado.
  • Ative a opção "Horário de verão" se o horário de verão de +1 hora for válido em sua localidade na data selecionada. Essa alternância não substitui o fuso horário.
  • Ajuste a profundidade da sombra com o controle deslizante de intensidade.  A intensidade padrão da sombra foi ajustada de 100% para 50%, se adequando melhor à maioria das cenas.

 

Definições de Localização

 

RolandSzabo_2-1686560376719.png

 

Essa paleta está disponível tocando no ícone do globo no canto superior direito das "Definições do Sol". Se o hipermodelo tiver sido exportado com as definições de localização adequadas, não serão necessários ajustes aqui. Você pode saber mais detalhes na seção abaixo Como preparar o hipermodelo.

Você também pode definir a direção do Norte no BIMx. Para isso, o aplicativo possibilita uma visualização superior:

 

RolandSzabo_3-1686560405008.png

 

Se você precisar redefinir a direção do Norte no BIMx, recomendamos projetar a planta do local 2D em 3D, abrindo o Leiaute relevante e tocando no ícone 3D.

'Restaurar ao padrão' reverte as definições de localização para os valores originais definidos antes da exportação.

Benefícios do novo recurso:

 

Aproveite ao máximo esse novo recurso, compilando apresentações animadas impressionantes com diferentes definições do sol. Leia mais sobre o modo de apresentação neste artigo.

Visualize as condições de luz do dia e insolação no interior e exterior do edifício, observando sombreamento externos e internos e a orientação dos cômodos, e otimize as soluções de projeto.


A localização precisa do sol também ajuda os projetistas a avaliarem a duração da luz solar direta. Esse recurso ajuda a:

  • Validar o desempenho real da luz do dia no interior da edificação;
  • Avaliar a exposição à luz solar, um critério de qualidade essencial do espaço interno que contribui para o bem-estar humano e garante a proteção adequada contra o ofuscamento dos espaços internos para melhorar o conforto visual;
  • Cumprir as normas internacionais, como a norma europeia EN17037: Luz do dia dos edifícios.

 

Como preparar o hipermodelo no Archicad

 

Para obter as "Definições do Sol" adequadas no BIMx, certifique-se de que o hipermodelo tenha sido exportado com a localização geográfica, o fuso horário e o ângulo do norte do projeto corretos. Leia mais sobre o ajuste dessas definições no manual do usuário do Archicad. As definições a seguir afetam a projeção das sombras no BIMx:

 

RolandSzabo_5-1686560586847.png

A projeção das sombras e o posicionamento do sol por data e hora serão adicionados às versões do BIMx Web e do Desktop Viewer ainda este ano.

Acompanhe o BIMx News na Community Internacional para obter informações sobre as atualizações do BIMx logo após o lançamento. Você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir a página para o português. 

 

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo e-mail bimx@graphisoft.com com quaisquer comentários e desejos!

 

Gostaria de aprender mais?

 

Você já deu o primeiro passo! Continue se preparando e torne-se um(a) especialista em BIM com nosso conteúdo disponível no Portal Educacional Graphisoft LearnNo Portal Learn, você pode encontrar Treinamentos Online GravadosTreinamentos presenciais e ao vivo com Treinadores CertificadosGuias e ManuaisWebinars para o BrasilPacotesTrilhas de Aprendizado e Certificações.

 

Aprenda mais sobre o BIMx em nosso treinamento Compartilhe seu Projeto Archicad com o BIMx.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas