cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Escolha os seus principais desejos do Archicad!

Saiba mais
Gerenciamento de Dados & BIM
Sobre gerenciamento BIM dos atributos, mapas, templates, favoritos, módulos associados, projetos em geral, controle de qualidade, etc

Quadros de Superfície - Extrair apenas 1 elemento que atende ao critério

Gabriel Cardoso
Participante

Olá,

Encontrei um problema pra selecionar no fluxo do escritório que aconteceu a partir de um Quadro de Superfícies que utilizamos como quadro de legendas de marcenarias. Segue em anexo as definições de esquema:

GabrielCardoso_0-1699995592474.png


O problema foi identificado em um projeto que tinha grande volume de marcenaria e que, como o quadro agrupa todos os elementos com cada superfície, começou a levar muito tempo para abrir e atualizar (Os quadros a seguir são só exemplos do nosso template).

 

GabrielCardoso_1-1699995723699.pngQuadro Agrupado

 

GabrielCardoso_2-1699995732139.pngQuadro Desagrupado


Minha pergunta é a seguinte: Existe alguma maneira de fazer com que um quadro mostre apenas 1 ocorrência de elementos que atendem ao critério, ignorando todas as demais? Acredito que dessa maneira vai ficar mais leve, e realmente faz mais sentido para chegar no resultado final que precisamos.

Já pesquisei bastante aqui no community e ainda não encontrei uma solução. Queria resolver isso de uma maneira que não precise criar uma outra propriedade em Marcenaria para usar como filtro nos critérios do quadro, pois acredito que pode abrir margem para erros.


Se alguém tiver ideias de como resolver isso, agradeço demais 🙂
 

2 RESPOSTAS 2
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, Gabriel! Tudo bem?

 

Uma solução para o seu problema, que não seria bem criando uma nova propriedade, e visando carregar de uma forma mais simplificada o seu mapa, seria a criação de um vegetal para você colocar apenas um elemento com o acabamento da marcenaria que deseja, para que ele possa funcionar apenas como uma legenda.

 

O ruim disso é que, infelizmente, no caso de acrescentar ou retirar acabamentos de marcenaria do projeto, você precisa se lembrar de alterar nessa legenda criada.

Contudo, dessa forma, você terá uma legenda interativa e mais rápida.

Esse vegetal pode ficar desligado em todos as combinações e realmente só servir para te apoiar nessa situação.

 

Pode não parecer uma solução tão ideal, mas se quiser continuar com o mapa para criar a legenda, acredito que essa seria a única forma de ele apenas contabilizar uma vez cada coisa que você deseja (para isso, não esqueça de alterar o vegetal no esquema do seu mapa), já que de fato os mapas vão contabilizar tudo que está modelado.

 

Espero ter ajudado!

 

Gabriel Cardoso
Participante

Oi, Patrícia

Pois é, eu estava querendo evitar este tipo de solução, mas de qualquer forma agradeço demais o teu retorno 🙂

Caso eu chegue à alguma conclusão sobre isso, eu volto aqui no tópico pra deixar registrado

Obrigado!