cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Diferença entre as ferramentas de Desenho e Figura

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Este artigo foi escrito para responder à uma questão do Archicad-Talk sobre quando usar a Ferramenta Figura em vez da Ferramenta Desenho.

As ferramentas Desenho e Figura são recursos do Archicad que permitem ao usuário lidar com desenhos e imagens. Embora essas ferramentas possam parecer semelhantes, elas podem ser usadas para finalidades diferentes. O gráfico a seguir mostra suas diferenças de uso.


 

Ferramenta de Desenho

RitaGurjao_0-1704418713353.png

 

Ferramenta Figura

RitaGurjao_1-1704418713269.png

 

O que ele insere? Vistas do Archicad (internas ou externas), Desenhos Externos (DWG, DXF, DWF, DGN, PDF, HPGL, PMK, PLT, EMF, WMF, imagens, etc.). Opcionalmente, insere um título de desenho apenas em Leiautes. Um subconjunto daquilo que a Ferramenta de Desenho pode inserir: Arquivos de foto/imagem no Windows e macOS. Somente no macOS X, a ferramenta Figura também pode colocar PDF (convertido automaticamente em imagem bitmap pela ferramenta).
A vantagem prática sobre outras ferramentas? Ferramenta de escolha em geral. Pode distorcer a imagem na dimensão x ou y, se necessário, para dimensionar a imagem com mais precisão (embora o dimensionamento seja totalmente visual. O macOS X só pode exibir PDF (convertido automaticamente) com fundo transparente.
Onde ele insere? As Vistas do Archicad só podem ser inseridas em um Leiaute; outros desenhos podem ser inseridos em qualquer vista de modelo ou Leiaute. Qualquer Vista do modelo ou Leiaute.
Como ele insere? Escolha de um link ativo ou cópia incorporada. Uma cópia incorporada.
Inserção via ferramenta Clique na Vista do modelo ou no Leiaute e a caixa de diálogo aparecerá para selecionar a origem. Abra o botão na caixa de diálogo definições da ferramenta Figura.
Inserção via comando Arquivo > Conteúdo Externo > Colocar Desenho Externo Não se aplica.
Arrastar e soltar no Leiaute As definições padrão da ferramenta de Desenho fornecem definições iniciais de Desenho e título para todos os arquivos que não sejam de imagem. Qualquer arquivo em formato de imagem (jpeg, png, etc) será descartado como uma Figura.
Arrastar e soltar na Planta, Corte, etc. (Vistas do modelo) As definições padrão da ferramenta de Desenho fornecem definições iniciais de desenho para todos os arquivos que não sejam de imagem (mas sem título). As definições padrão da ferramenta Figura fornecem definições iniciais de imagem.
Inserção de PDF Pode escolher qual página de um PDF de várias páginas inserir. Somente o macOS X oferece suporte à inserção de PDF com a ferramenta Figura: apenas a primeira página de um PDF de várias páginas é inserida.
Recortar Pode cortar desenho/imagem em um polígono. Na verdade, criando uma Viewport de corte poligonal na qual o desenho pode ser panorâmico. Não se aplica.
Moldura Moldura de desenho/imagem opcional (borda) com estilo de linha selecionado e caneta ao redor do polígono de corte. Não se aplica.
Escalabilidade Os desenhos são vetores escaláveis ​​se provenientes de uma fonte escalável (vetor PDF, dwg, visualização Archicad, etc.). Qualquer coisa inserida é um bitmap não escalável. Se a imagem for ampliada, você verá pixelização.
Dimensionamento Apenas escala proporcional. Observe que para Vistas do Archicad, o dimensionamento normalmente não deve ser feito com a ferramenta, mas sim criando uma Vista com escala adequada. Escala proporcional somente se a tecla Shift for pressionada; caso contrário, as imagens poderão ficar distorcidas no eixo X ou Y.
Espelhamento Não se aplica. Opção de ferramenta.
Transparência de fundo Não disponível para PDF. Caixa de seleção para ativar a transparência para imagens e desenhos. Sim
Informações sobre pixels reais na imagem disponíveis na ferramenta? Não Sim
Você pode salvar conteúdo em diferentes formatos? Não Sim
Pode mudar a cor do conteúdo? Sim Não
Mapas O conteúdo colocado com a ferramenta de Desenho é todo discriminado no Gestor de Desenho. Porém, apenas o conteúdo colocado em Leiautes é listado em um Mapa de Índice do Projeto baseado em desenho. As imagens colocadas com a Ferramenta Figura não aparecem em nenhum Mapa.

Obrigado a David Maudlin e Link Ellis pelas suas contribuições.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas