Torne-se um Autor BIM certificado pela Graphisoft e aprenda Archicad do básico ao avançado, explorando modelagem, documentação e visualização!
Domingo
Olá,
Acabei de fazer o treinamento de atualização do Archicad 28, mas algumas dúvidas a respeito da biblioteca de objetos e sua nova estrutura ainda persistem.
A nova estrutura de biblioteca prioriza a inserção de pacotes de biblioteca (.libpack). Eu entendi seu funcionamento e entendi como inserí-los, mas como criá-los?
No fluxo anterior eu apenas inseria meus objetos (.gsm) em uma pasta do servidor local ou do HD e inseria a pasta como uma bibloteca. Suponho que se eu estou criando uma biblioteca com itens personalizados, ela deva seguir essa nova estrutura, certo? Como crio um .libpack?
A segunda dúvida sobre este processo é a organização em pastas na aba de definições da ferramenta objeto. Quando eu clico em "Visualizar pastas (com fontes)" tudo fica organizado como deixei na pasta do meu computador. No entanto, com a opção "Visualizar pastas" que é a visualização padrão, tudo fica bagunçado na página inicial. É possível organizar as pastas de uma biblioteca personalizada na opção de visualização "Visualizar pastas"?
Solucionado! Ir para Solução.
Segunda-feira - editado pela última vez Terça-feira
Olá, @Diego Barreto
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Os pacotes de biblioteca foram criados para facilitar as atualizações. Antes, a biblioteca era mais complexa e só recebia atualizações anuais, o que tornava difícil a entrega de novos objetos e melhorias. Com a nova abordagem, ela foi dividida em pacotes menores, permitindo atualizações mais frequentes e dando aos usuários mais flexibilidade para escolher apenas o que precisam. Entendo que caso queira seguir a mesma estratégia, pode usar os pacotes como referência para organizar seus objetos personalizados.
Você pode criar os pacotes usando a barra de ferramentas Editar Itens da Biblioteca GDL, acessível em Janelas > Barras de Ferramentas > Editar Itens da Biblioteca GDL. Nessa barra, você encontrará a opção "Criar Pacote de Biblioteca".
Quanto à organização das pastas, o Guia de Migração do Archicad 28 traz algumas informações importantes. Em vez de adicionar os pacotes diretamente da pasta do instalador do Archicad, você pode organizá-los conforme sua própria estrutura de pastas. No entanto, de acordo com o guia, essa personalização só fica visível ao selecionar a opção "Visualizar Pasta (com fontes)".
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Segunda-feira - editado pela última vez Terça-feira
Olá, @Diego Barreto
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Os pacotes de biblioteca foram criados para facilitar as atualizações. Antes, a biblioteca era mais complexa e só recebia atualizações anuais, o que tornava difícil a entrega de novos objetos e melhorias. Com a nova abordagem, ela foi dividida em pacotes menores, permitindo atualizações mais frequentes e dando aos usuários mais flexibilidade para escolher apenas o que precisam. Entendo que caso queira seguir a mesma estratégia, pode usar os pacotes como referência para organizar seus objetos personalizados.
Você pode criar os pacotes usando a barra de ferramentas Editar Itens da Biblioteca GDL, acessível em Janelas > Barras de Ferramentas > Editar Itens da Biblioteca GDL. Nessa barra, você encontrará a opção "Criar Pacote de Biblioteca".
Quanto à organização das pastas, o Guia de Migração do Archicad 28 traz algumas informações importantes. Em vez de adicionar os pacotes diretamente da pasta do instalador do Archicad, você pode organizá-los conforme sua própria estrutura de pastas. No entanto, de acordo com o guia, essa personalização só fica visível ao selecionar a opção "Visualizar Pasta (com fontes)".
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Quarta-feira
OI @Rita Gurjao, obrigado pelo suporte. Vou testar criar um libpack.
Sobre a segunda dúvida, então não é possível organizar a visualização padrão de novas bibliotecas? Sem ser indo por "com fontes"?
Quarta-feira - editado pela última vez Quarta-feira
Olá, @Diego Barreto
Fico feliz em ter ajudado!
A biblioteca global mudou a forma como as bibliotecas são organizadas, e a estrutura de pastas personalizada só pode ser visualizadas com a opção "Visualizar Pasta (com fontes)". Ao buscar mais informações, entendi que a opção "Visualizar Pasta" mescla automaticamente a estrutura de pastas. Isso significa que objetos de diferentes bibliotecas, mas com pastas e estruturas idênticas, são visualizados juntos. Nessa opção, não é possível identificar a origem de cada objeto.
Essa mudança garante que objetos de vários pacotes sejam consolidados em uma única estrutura de pastas, proporcionando a mesma organização da biblioteca monolítica. No entanto, essa visualização pode não ser ideal para todos, especialmente ao trabalhar com bibliotecas personalizadas. Para esse caso, a opção "Visualizar Pasta (com fontes)" permite manter a organização de pastas original.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão