em 2020-07-01 08:22 AM - editado pela última vez em 2023-05-22 12:57 PM por Rita Gurjao
O Archicad oferece soluções para criar, rastrear e tratar problemas, fornecendo uma plataforma sólida para o gerenciamento adequado deles durante o processo de projeto arquitetônico.
A funcionalidade de Gerenciamento de notas do Archicad suporta um amplo fluxo de trabalho colaborativo, tanto na equipe de projeto arquitetônico quanto na equipe multidisciplinar de projeto. Arquitetos e engenheiros podem se comunicar com mais eficiência e também podem propor alterações de projeto por meio de notas, sem interromper o processo do projeto.
Este artigo descreve os fluxos de trabalho de gerenciamento de notas em uma equipe multidisciplinar. Os possíveis fluxos de trabalho de gerenciamento de notas em uma equipe de arquitetura são discutidos em outro artigo.
A funcionalidade de gerenciamento de notas do Archicad substitui a ferramenta Markup das versões anteriores do Archicad. É integrado a outras funcionalidades do Archicad em um fluxo de trabalho completo.
O Archicad pode exportar e importar as notas em diferentes formatos, permitindo a troca bidirecional de informações com aplicativos de terceiros que suportam o conceito de fluxo de trabalho da BIM aberta.
É possível exportar as notas do Organizador de Notas. Você pode optar por exportar a lista inteira de notas, mas também pode selecionar apenas algumas delas para serem exportadas.
No lado esquerdo do Organizador de Notas, é possível classificar as notas pelas tags de notas, como: Status, prioridade, proprietário do Teamwork, datas de criação e modificação, etc. Use o botão Configurações adicionais no lado esquerdo da caixa de diálogo para esse fim.
Use o botão Configurações adicionais à direita da caixa de diálogo. Ele permite acessar os comandos relacionados ao processo de exportação e importação.
Vamos ver em que formato podemos exportar e importar as notas e como elas podem ser mais usadas nos fluxos de trabalho bidirecionais.
Você pode exportar notas no formato BCF e depois importá-las de volta através do Organizador de Notas.
O uso do BCF como formato de troca de informações sobre notas garante um fluxo de trabalho de colaboração tranquilo entre a equipe de arquitetura e outras disciplinas no processo de projeto do BIM. O BCF pode ser usado com outros aplicativos BIM que também suportam esse formato, como o Solibri Office e o BIMCollab.
Quando você importa notas no formato BCF, elas são criadas e exibidas automaticamente no Organizador de Notas.
Se o Archicad também suporta a versão mais recente, BCF 2.1 e versões anteriores do BCF.
O complemento Solibri Connection estabelece uma conexão em tempo real entre o Archicad e o Solibri, fornecendo uma verificação rápida e automatizada do modelo baseado em regras. O complemento processa automaticamente apenas os elementos alterados no modelo Archicad, resultando em colaboração rápida. Não há necessidade de salvar arquivos para encontrar as notas, se você quiser melhorar ou avaliar a qualidade do modelo. Dessa forma, você pode começar a trabalhar na solução qualquer nota encontrada imediatamente.
Também é possível relatar as notas detectadas no formato BCF e atribuí-las aos colegas de equipe para resolução.
Bluebeam Connection é uma solução de colaboração e marcação baseada em PDF. Este complemento fornece uma conexão confiável entre o Archicad e o Bluebeam Revu.
É possível publicar qualquer número de vistas e layouts como PDFs e enviá-los ao cliente, consultores ou qualquer outra pessoa envolvida no projeto. É possível compartilhar os PDFs com eles carregando os arquivos diretamente no BIMcloud, pois todos os arquivos de projeto podem ser armazenados no Projeto BIMcloud no BIMcloud. Com a ajuda das Equipes BIMcloud, qualquer pessoa envolvida no projeto pode receber o tipo adequado de direitos de acesso a arquivos pertinentes e informações do projeto, para que possam acessar facilmente os PDFs publicados.
Seus consultores baixam e abrem os PDFs no Bluebeam Revu. Eles analisam os documentos, criam notas com as marcações, salvam os PDFs novamente e os enviam de volta ao BIMcloud.
Você recebe o PDF revisado e o importa de volta para o Archicad através da Paleta de Conexão Bluebeam. É possível selecionar qual das notas deseja importar. As notas do consultor são transferidas para o Organizador de Notas do Archicad e as marcações são coladas nas vistas e layouts originais de onde os PDFs foram publicados pela primeira vez.
Você também pode exportar a lista de notas para o formato Excel no Organizador de Notas. É possível salvar a lista no seu computador ou servidor de arquivos do escritório e também enviá-la diretamente para o BIMcloud.
Essa é uma maneira fácil e rápida de registrar as notas e torná-las visíveis a todos os integrantes da equipe de projeto, independentemente da disciplina.
Nota: isso funciona apenas em um sentido, não é possível importar arquivos .xlsx.