em
2025-04-22
02:29 PM
- editado pela última vez em
2025-04-22
04:07 PM
por
Rita Gurjao
A modelação através do Param-O segue um princípio semelhante ao do Geometric Description Language (GDL), combinando formas básicas e movimentos no espaço. Os elementos e as suas transformações são definidos dentro de caixas, que representam as formas com entradas e saídas. Estas caixas são ligadas a parâmetros de geometria (como dimensões e posições) ou de atributos (como superfícies e canetas).
Além disso, também é possível realizar operações de interseções, uniões e diferenças entre formas. No entanto, o processo pode parecer mais trabalhoso.
Por exemplo, para realizar a operação de um plano inclinado com um cilindro, de modo a criar o detalhe do recorte indicado no desenho técnico, foi necessário:
O resultado final é um objecto com 47 KB e 1.081 polígonos que não responde às definições de Opções de Visualização do Modelo (OVM).
Este artigo faz parte de uma série de conteúdos sobre métodos e estratégias para criar novos objectos no Archicad. Existem várias ferramentas para a modelação de objectos, cada uma com as suas vantagens e desafios. Neste artigo, poderá conhecer mais algumas dessas possibilidades.
Arquitecta e Urbanista, especialista em Design de Produtos e mestranda em Projecto Integrado na Construção de Edifícios, pela Universidade do Porto. Já foi formadora certificada da Graphisoft e BIM Manager, com experiência em projectos de arquitectura e urbanismo, bem como na modelação de edifícios históricos.