uma semana atrás
Bom dia,
Estou fazendo um projeto de interiores pelo Archicad e inseri vários arquivos em formato sketchup, entretanto, o arquivo do projeto todo ficou muito grande. Existe alguma maneira de utilizar esses blocos sem que seja muito pesado? Eu salvar na própria biblioteca do archicad vai otimizar espaço?
Obrigada
Segunda-feira
A melhor prática é remodelar esses objetos em formas mais simplificadas, com menos polígonos usando as ferramentas do próprio archicad.
Segunda-feira - editado pela última vez Segunda-feira
Olá, @Marcela
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Gostaria de acrescentar algumas informações para complementar a ótima resposta do @Ricardo Heim. Primeiramente, é fundamental trabalhar com bibliotecas vinculadas ao arquivo, em vez de inserir esses objetos diretamente no arquivo de projeto. Com a biblioteca vinculada, você cria uma estrutura de pastas no computador com seus objetos e vincula essa pasta ao seu arquivo de projeto. Para mais informações sobre as bibliotecas vinculadas, clique aqui. O artigo o que pode estar deixando minha experiência com o Archicad mais lenta também pode ajudar a entender como algumas práticas podem impactar a performance do arquivo de projeto.
Quando estamos desenvolvendo um projeto de interiores em BIM, é preciso pensar na inserção dos objetos de maneira estratégica, pois podemos comunicar algo de várias formas, seja através da forma 3D ou extraindo informações. Por isso, é importante destacar que:
1. Se você não precisa representar algo com muitos detalhes, é recomendado utilizar os próprios objetos do Archicad, que podem ser modificados para se assemelharem muito ao que você deseja representar e são mais leves. Para inspirar esse uso, compartilho o artigo da @Patricia Angelim sobre usos criativos com objetos nativos.
2. Se for necessário representar algo mais próximo do objeto original, é importante utilizar objetos externos, como os importados do SketchUp, 3DS, Revit, entre outros. Esses objetos geralmente têm mais polígonos e resultam em arquivos mais pesados e maior tempo de processamento. Portanto, usá-los apenas quando realmente necessário é fundamental. Ao usar esses objetos no Archicad, é recomendado que você otimize sua forma 3D antes de vinculá-lo ao arquivo. Para ajudar nesse processo, você pode conferir o artigo da @Patricia Angelim sobre como melhorar objetos trazidos do SketchUp, assistir ao treinamento gravado crie objetos personalizados com Archicad ou participar do treinamento ao vivo crie objetos complexos no Archicad no dia 4 de junho de 2025.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager