em 2025-12-16 03:46 PM
Olá, pessoal!
Estou desenvolvendo, no âmbito de uma pesquisa de doutorado, uma biblioteca/catálogo de elementos no Archicad para representar paredes pré-fabricadas de concreto como painéis industrializados, com limitações reais de fabricação. A ideia é que os elementos tenham parâmetros controlados/travados, evitando que usuários comuns consigam modelar combinações fora das regras definidas.
Regras que o elemento precisa respeitar (exemplo):
Comprimento (A) ≤ 8,00 m → espessura permitida: 0,12 / 0,15 / 0,20 / 0,25 m
8,00 m < A < 12,00 m → espessura permitida: 0,15 / 0,20 / 0,25 m
12,00 m < A < 14,00 m → espessura permitida: 0,20 / 0,25 m
Altura (B) ≤ 3,62 m para qualquer comprimento
Além disso, esses painéis precisam estar aptos a receber vãos (portas e janelas), pois serão usados em modelagem de projetos com extração de informações (quantitativos, identificação dos painéis, etc.).
Minhas dúvidas:
No Archicad, qual é a forma correta de criar um elemento de catálogo em que o usuário não consiga alterar livremente comprimento/altura/espessura fora das opções permitidas (ou que o próprio elemento impeça valores inválidos)?
Como garantir que esse elemento continue compatível com vãos (portas e janelas), sem perder o controle das dimensões e sem “quebrar” a lógica de painel pré-fabricado?
Anexei um esquema simples para ilustrar (A = comprimento, B = altura, com exemplos de vãos).
Obrigado desde já!
em 2025-12-16 04:26 PM
Boa tarde Hiago,
Se a ideia é que os usuários não possam alterar as configurações pré-definidas e tenham condicionantes que alteraram o resultado conforme o input, acredito que o caminho seria desenvolvimento de objeto por GDL.
Me lembrou esse plugin voltado a construção de woodframe: https://www.graphisoft.com/partner-solutions/archiframe/