em 2026-02-10 07:41 PM
Pessoal, estou com um problema bem específico: quando uso Porta dentro da ferramenta de Parede Cortina, a porta perde a linha de sentido de abertura na planta, aquela linha pontilhada do giro da folha, a swing line.
Por que isso é um problema no meu fluxo
Eu estou criando portas de marcenaria, por exemplo com boiserie, usando a ferramenta Porta justamente para ter o ganho de documentação automática, ou seja, a planta já sair correta sem ajuste manual. Só que sem a swing line, eu perco exatamente essa vantagem.
O que eu já testei
1, Porta inserida dentro da Parede Cortina, em planta a swing line não aparece
2, Em parede normal, a porta mantém a swing line normalmente
3, Também testei com janela dentro de parede cortina e notei inconsistências, mas o foco aqui é a porta e a swing line
em 2026-02-12 09:38 AM
Olá, @Vitor Est Cocada!
Fiz aqui alguns testes e realmente a linha de abertura, quando a folha da porta da parede cortina é personalizada, está sumindo. Talvez o pessoal do suporte possa explicar o motivo? @Ettore Torres @Rita Gurjao @Daniel Nunes
Mas, vou te dar duas sugestões:
1. MODELAR LINHA DE MORPH
Ao modelar a sua folha de porta personalizada, você pode modelar, com a ferramenta de morph em "linha", esse tracejado representando a linha de abertura da porta. Assim, você salva a folha da porta personalizada já com a indicação da abertura que ela terá.
2. UTILIZAR FOLHA DE PORTA CAMPO DE VIDRO EDITÁVEL
Pela imagem que você está me mostrando, a sua folha de porta pode ficar bem parecida com esta, você precisa editar o material de construção/superfície e as medidas. Dessa forma você terá um resultado satisfatório e manterá as linhas de abertura de forma nativa.
em 2026-02-12 01:36 PM
Olaaa! Normalmente a gente faz desse jeito mesmo, ajustando na própria ferramenta de parede.
Mas um aluno nosso faz projetos de marcenaria, e ele precisava que essa porta fosse modelada de uma forma específica por conta da inclinação da profundidade do chanfro.
Cheguei a testar salvar o objeto com a linha pontilhada, mas ela não chegou a aparecer no desenho. Por aí, deu certo?
2026-02-12 02:47 PM - editado 2026-04-20 08:11 AM
Olá, @Vitor Est Cocada
Sinto muito pelo que você está passando.
O que você descreveu parece ser um problema de funcionamento. Por isso, recomendo que entre em contato com o suporte técnico através do Site de Suporte, para que eles possam registrar e solicitar a correção.
Estarei acompanhando de perto e, assim que houver uma solução, compartilharei aqui para ajudar outros membros da comunidade que possam estar passando pelo mesmo problema.
Espero que em breve possamos compartilhar uma solução.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2026-02-12 03:51 PM
okok mandei para o suporte
em 2026-03-09 10:06 AM
Olá, @Vitor Est Cocada
Tudo bem?
Gostaria de registrar nesta postagem a solução do problema para ajudar outros membros que possam passar pela mesma situação. Conforme explicado pelo suporte técnico global da Graphisoft, a linha de abertura em 3D (da dobradiça à maçaneta) faz parte do objeto da porta, não da folha. As portas padrão da Graphisoft mostram essa linha corretamente porque usam seus próprios macros e parâmetros. Quando você troca a folha por uma personalizada, o macro da porta perde as referências (dobradiça, maçaneta, espessura etc.), e a linha de abertura deixa de aparecer em 3D.
Para resolver, é necessário ajustar o objeto da porta ou criar um GDL personalizado que desenhe essa linha com base na geometria da folha personalizada.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert