cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
PT
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
iltonmpacheco
Colaborador(a)

O Archicad tem limitações severas com a representação Ifcshaperepresentation.

Olá a todos,

Como acredito que o Archicad (minha escolha) é um software melhor que o Revit (a escolha do mercado), tenho me esforçado para provar que o Archicad também pode ser usado para engenharia civil (talvez eu seja louco ou um sonhador). Assim, para provar meu ponto, estou enfrentando a necessidade de modelar vergalhões para elementos de concreto. Então, como naturalmente serão milhares de instâncias em um único projeto, estou preocupado com a quantidade de poligonais que um modelo pode resultar e como isso comprometerá o desempenho do computador e do modelo.

Portanto, após consultar a documentação buildSMART Inernational para o IfcReinforcingBar, encontrei "O mapa de representação de uma representação mapeada 'Body' deve conter uma representação do tipo 'AdvancedSweptSolid' que contém um IfcSweptDiskSolid (incluindo o subtipo IfcSweptDiskSolidPolygonal)". Então, estou tentando modelá-los de forma que, quando o modelo for exportado como um arquivo IFC, as barras de ferro sejam consideradas como AdvancedSweptSolid ou, pelo menos, como SweptSolids, como a ferramenta Coluna, Viga ou Laje faz.

Mas tudo que tentei até agora (comecei com Morph, GDL, PARAM-O, é impossível modelar vergalhões com a ferramenta Viga ou coluna) terminou em um arquivo IFC trazendo o IfcShapeRepresentation informando o RepresentationType como faces de tesselação, o que aumenta muito o número de contêineres e, então, o tamanho do arquivo, o que também não segue as recomendações do BSI.

Até estudei a ferramenta de armaduras no Revit, o que resulta no desejado AdvancedSweptSolid no arquivo IFC.

Já tentei em todos os lugares, li centenas de posts no Fórum, guias etc., e não consegui encontrar uma resposta para isso.

Alguém tem alguma dica, truque ou material que possa ajudar nesse caso: fora as ferramentas de Coluna, Viga e laje, como criar sólidos de extrusão avançados em vez de faces de tesselação no arquivo IFC?

Grato,

3 RESPOSTAS 3
leonardotalarico
Impulsionador(a)

https://youtube.com/shorts/0u1Wv_M5zB8?si=2e7oO3eADAkFcar0

Leonardo Talarico
https://www.linkedin.com/in/leonardotalaricosp
leonardotalarico
Impulsionador(a)

Para exportar os elementos com as classificações IFC desejadas você vai e configura o tradutor.

Leonardo Talarico
https://www.linkedin.com/in/leonardotalaricosp
iltonmpacheco
Colaborador(a)

@leonardotalarico obrigado pela atenção, contudo, não responde a questão. 

O vídeo compartilhado eu já conhecia. Embora ele apresente uma forma simples de modelar a armadura através de formas primitivas presentes na biblioteca padrão do Archicad, é um processo impossível na prática de tão manual ou moroso (eu não consigo nem imaginar ter uma estrutura inteira quase toda modelada e precisar alterar o diâmetro do estribo 😫). E, quando criado o elemento no ifc, a sua representação de forma (IfcShapeRepresentation) ainda é Tessellation (diversas faces construindo o objeto. Ao contrário de uma ferramenta viga/pilar que cria um SweptSolid. 

Com relação as classificações IFC, já fiz 52 testes (sem exagero) com configurações do tradutor e não consegui uma que alterasse o resultado: barras de armaduras com a forma de sweptsolid no ifc... 

Se você tiver alguma dica, tenho interesse de conhecer. 

Grato,,

Ainda com dúvidas?

Explore mais conteúdos

Voltar aos fóruns

Confira soluções recentes

Soluções aceitas

Inicie nova conversa!