em 2026-02-02 11:00 AM
Olá, estou com problemas na documentação do projeto ao utilizar módulos associados:
Estou usando módulos associados para apartamentos tipo que se repetem, em alguns casos eles são espelhados, dessa forma eu espelho a associação.
Estava tudo dando certo! Até o momento em que precisei documentar a paginação de pisos... Em planta funciona perfeitamente, porém em 3D, e consequentemente no Documento 3D, simplesmente a paginação que eu fiz pelo passo: Documentação > Imagem Final 3D > Alinhar Textura 3D, se perde com o espelhamento.
(O elemento selecionado nas imagens seria o módulo não espelhado - que fica correto, e ao lado, o módulo espelhado)
Teria alguma solução?
Obs 1: Esse foi o primeiro momento em que me deparei com esse "erro", porém deve afetar diversas outras questões, como renderização, pois se perde a paginação em 3D, ao renderizar ficará incorreto também.
Obs 2: Percebi que também acontece ao espelhar o elemento original - sem ser módulo associado - porém é mais fácil resolver, basta refazer o passo de 'Alinhar Textura 3D', mas não deixa de ser ruim para o fluxo de trabalho. Agora, com módulo associado, não encontrei solução.
2026-02-03 03:09 PM - editado 2026-02-03 03:15 PM
Olá Karol,
Tudo bem?
Quando usamos o recurso Alinhar Textura 3D, o Archicad grava a origem e a direção da textura de acordo com a orientação do elemento. Ao espelhar o elemento essa orientação é invertida, mas o alinhamento gravado não é recalculado e, por isso, a paginação em 3D não coincide no elemento espelhado.
Esse e outros comportamentos são esperados ao espelhar elementos e, consequentemente, também Módulos Associados que reúnem um conjunto de elementos. Em fluxos de trabalho com módulos, uma solução é trabalhar com um segundo módulo espelhado no arquivo de origem, garantindo que cada módulo mantenha suas informações corretas.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2026-02-05 10:02 AM
Olá Rita! Obrigada pelo retorno!! Foi a mesma resposta que obtive através do suporte por e-mail.
Porém, ainda não faz sentido para mim, parece um erro de configuração do software mesmo, pois testando com parede e outros elementos, o erro não acontece, apenas com a ferramenta laje.
Também dessa forma como você sugeriu, de ter um módulo já espelhado, não parece fazer sentido para o fluxo de trabalho, pois perde a lógica de utilizar a ferramenta de módulo para elementos que se repetem, que é justamente evitar o retrabalho.
Mas, como não parece ser algo que talvez seja resolvido, vou precisar pensar em outra lógica mesmo.
2026-02-05 11:38 AM - editado 2026-02-05 11:44 AM
Olá Karol,
Agradeço por compartilhar seus pensamentos. Compreendo o seu ponto sobre o comportamento da ferramenta e o impacto no fluxo de trabalho. Se é algo que afeta o seu trabalho, pode ser direcionado para desenvolvimento. Esse é o propósito da Lista de Desejos: reunir sugestões de como as ferramentas podem ser aprimoradas a partir da experiência dos usuários. Por isso, gostaria de te convidar a registrá-la na nossa Lista de Desejos, que é o melhor espaço para reunir apoio de outros usuários e demonstrar à equipe de produto a relevância dessa melhoria. Ao criar a sugestão, não esqueça de incluir como ela ajudaria a otimizar o seu fluxo de trabalho, pois isso facilita que outros colegas apoiem a ideia e que a equipe de produto entenda melhor o contexto de uso.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert