cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
PT
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
krol
Colaborador(a)

PERDA DA PAGINAÇÃO/ALINHAMENTO 3D AO ESPELHAR

Olá, estou com problemas na documentação do projeto ao utilizar módulos associados:
Estou usando módulos associados para apartamentos tipo que se repetem, em alguns casos eles são espelhados, dessa forma eu espelho a associação.
Estava tudo dando certo! Até o momento em que precisei documentar a paginação de pisos... Em planta funciona perfeitamente, porém em 3D, e consequentemente no Documento 3D, simplesmente a paginação que eu fiz pelo passo: Documentação > Imagem Final 3D > Alinhar Textura 3D, se perde com o espelhamento.
(O elemento selecionado nas imagens seria o módulo não espelhado - que fica correto, e ao lado, o módulo espelhado)

Teria alguma solução?

Obs 1: Esse foi o primeiro momento em que me deparei com esse "erro", porém deve afetar diversas outras questões, como renderização, pois se perde a paginação em 3D, ao renderizar ficará incorreto também.
Obs 2: Percebi que também acontece ao espelhar o elemento original - sem ser módulo associado - porém é mais fácil resolver, basta refazer o passo de 'Alinhar Textura 3D', mas não deixa de ser ruim para o fluxo de trabalho. Agora, com módulo associado, não encontrei solução.

image.pngimage.pngimage.png
3 RESPOSTAS 3
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá Karol,

Tudo bem?

Quando usamos o recurso Alinhar Textura 3D, o Archicad grava a origem e a direção da textura de acordo com a orientação do elemento. Ao espelhar o elemento essa orientação é invertida, mas o alinhamento gravado não é recalculado e, por isso, a paginação em 3D não coincide no elemento espelhado.

Esse e outros comportamentos são esperados ao espelhar elementos e, consequentemente, também Módulos Associados que reúnem um conjunto de elementos. Em fluxos de trabalho com módulos, uma solução é trabalhar com um segundo módulo espelhado no arquivo de origem, garantindo que cada módulo mantenha suas informações corretas.

Espero ter ajudado.

Rita Gurjão

Community Expert

krol
Colaborador(a)

Olá Rita! Obrigada pelo retorno!! Foi a mesma resposta que obtive através do suporte por e-mail.

Porém, ainda não faz sentido para mim, parece um erro de configuração do software mesmo, pois testando com parede e outros elementos, o erro não acontece, apenas com a ferramenta laje.

Também dessa forma como você sugeriu, de ter um módulo já espelhado, não parece fazer sentido para o fluxo de trabalho, pois perde a lógica de utilizar a ferramenta de módulo para elementos que se repetem, que é justamente evitar o retrabalho.

Mas, como não parece ser algo que talvez seja resolvido, vou precisar pensar em outra lógica mesmo.

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá Karol,

Agradeço por compartilhar seus pensamentos. Compreendo o seu ponto sobre o comportamento da ferramenta e o impacto no fluxo de trabalho. Se é algo que afeta o seu trabalho, pode ser direcionado para desenvolvimento. Esse é o propósito da Lista de Desejos: reunir sugestões de como as ferramentas podem ser aprimoradas a partir da experiência dos usuários. Por isso, gostaria de te convidar a registrá-la na nossa Lista de Desejos, que é o melhor espaço para reunir apoio de outros usuários e demonstrar à equipe de produto a relevância dessa melhoria. Ao criar a sugestão, não esqueça de incluir como ela ajudaria a otimizar o seu fluxo de trabalho, pois isso facilita que outros colegas apoiem a ideia e que a equipe de produto entenda melhor o contexto de uso.

Espero ter ajudado.

Rita Gurjão

Community Expert

Ainda com dúvidas?

Explore mais conteúdos

Voltar aos fóruns

Confira soluções recentes

Soluções aceitas

Inicie nova conversa!