cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

As contribuições inspiradoras das mulheres na arquitetura e tecnologia

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade perfeita para celebrar as notáveis contribuições das mulheres na arquitetura, no BIM e na tecnologia - áreas que continuam a evoluir. Como parte da Graphisoft Community, reconhecemos o impacto das mulheres na transformação do ambiente construído e no avanço do design digital.

Women's day - banner.png

Como as mulheres da Graphisoft encontraram seu caminho na arquitetura e na tecnologia

As indústrias de arquitetura e tecnologia têm sido moldadas por mulheres visionárias ao longo do tempo - pioneiras que desafiaram limites e redefiniram o que é possível. Mas, além dos nomes mais conhecidos na história, há inúmeras profissionais que trabalham todos os dias para trazer criatividade e expertise para o campo.

Na Graphisoft, muitas de nossas colegas percorreram caminhos únicos na indústria AEC. Perguntamos a elas o que as inspirou em suas escolhas de carreira - veja o que elas compartilharam:

“Fazendo a transição da Arquitetura para minha segunda carreira em Vendas, me tornei uma verdadeira defensora do cliente: entendendo profundamente suas necessidades e promovendo seu sucesso. Nada me inspira mais do que capacitar os clientes a promover mudanças significativas no mais alto nível.”

X_W2A1007_Catherine Cabezas.png

Catherine Cabezas, Senior Key Accounts Program Manager

"Eu sempre amei arquitetura e me lembro de, quando criança, passar horas imersa em um caderno de esboços, desenhando casas. Depois da faculdade, consegui realizar o meu sonho de infância e projetar casas em uma empresa que usava o Archicad. Alguns anos depois, busquei um sonho maior; eu queria ensinar arquitetos a usar o Archicad. Um ex-revendedor do Archicad me proporcionou essa oportunidade. 25 anos depois, ainda faço o que amo. 

Veleda Miller, Director of Customer Success of Americas 

“Comecei como arquiteta, mas descobri rapidamente que me interesso mais pela parte digital e técnica do processo do que pela parte 'criativa'. Foi assim que comecei a trabalhar na Graphisoft e me tornei BIM Manager. 

photo_cv_Anna Gnizdiukh.png

Anna Gnizdiukh, Technical Support Engineer - BIM Manager

Quebrando barreiras e superando desafios

Historicamente, a arquitetura e a tecnologia têm sido indústrias dominadas por homens, com as mulheres enfrentando barreiras significativas para ingressar e avançar. No entanto, o surgimento de ferramentas digitais e softwares BIM ajudou a nivelar o campo de jogo, criando mais oportunidades para que as mulheres prosperem em funções técnicas. Embora desafios ainda existam, o BIM e os fluxos de trabalho digitais abriram portas para uma força de trabalho mais diversa, tornando o campo mais inclusivo do que nunca.

Mas como esse progresso se traduz na prática? Conversamos com as colegas da Graphisoft para ouvir diretamente delas sobre suas experiências na indústria.

“Embora eu possa ver progresso na indústria, as mulheres ainda enfrentam desafios em funções focadas em tecnologia. Muitas vezes me vi como a única mulher na sala durante reuniões técnicas. Para superar isso, tenho me esforçado constantemente para desenvolver minha expertise, mantendo-me atualizada sobre as tendências da indústria, buscando treinamentos adicionais e participando ativamente de conferências.”

Yasmin-Square_Yasmin Herden.png

Yasmin Herden, Information Management Consultant

“O campo da tecnologia ainda é amplamente dominado por homens - embora o progresso esteja acontecendo e mais pessoas estejam abraçando as mulheres na tecnologia. No entanto, houve momentos em que senti a necessidade de provar que sou tão confiável e capaz quanto qualquer outra pessoa. A melhor maneira que aprendi a superar isso foi mantendo o foco nos meus objetivos, mantendo minha ambição viva e constantemente me lembrando de o quão longe já cheguei.”

Screenshot 2025-03-04 at 19.22.26_Maisha Maimuna.png

Maisha Maimuna, Customer Support Operations Trainee

"A arquitetura e a construção são indústrias amplamente dominadas por homens: muitas vezes, eu era a única mulher na sala durante as reuniões (quando trabalhava como arquiteta). Isso pode ser intimidador, mas tive a sorte de sempre contar com líderes imparciais ao meu lado, tanto homens quanto mulheres, que garantiram que eu fosse tratada exclusivamente de acordo com os benefícios profissionais que eu trago para o projeto. Agora, às vezes, lido com usuários que não confiam na minha opinião profissional por eu ser mulher - aprendi a ver isso simplesmente como uma perda para eles."

Essas vozes destacam a paixão e a dedicação que impulsionam o progresso em nossa indústria, mas também nos lembram dos desafios que ainda persistem - garantir oportunidades iguais, fomentar a mentoria e quebrar barreiras e estereótipos para as futuras gerações.

Comemorando o sucesso

Toda carreira é repleta de marcos que tornam o trabalho árduo recompensador. Perguntamos aos nossos colegas sobre suas conquistas mais orgulhosas na Graphisoft, e suas respostas mostram o poder do trabalho em equipe, da inovação e do crescimento pessoal.

"Ingressar no projeto de Gestão do Conhecimento na Graphisoft foi uma experiência nova - tão nova quanto eu para a empresa. Mas, com o tempo, tornou-se mais do que apenas um projeto; passou a ser uma parte de mim. O que mais gostei foi me conectar com colegas de diferentes escritórios, compartilhar ideias e aprender com diversas perspectivas. Não se tratava apenas de aplicar minhas habilidades técnicas, mas também de combinar minha criatividade com inovação, tornando cada passo um desafio e uma alegria sob o mesmo teto."

Screenshot 2025-03-04 at 19.22.26_Maisha Maimuna.png

Maisha Maimuna, Customer Support Operations Trainee

“Um marco e momento memorável na minha carreira na Graphisoft foi não aceitar o "não" como resposta quando me perguntaram se eu poderia oferecer aprendizado remoto ao vivo. Meu território tinha muitos clientes em áreas remotas que precisavam da oportunidade de aprender Archicad adequadamente. Com o apoio do parceiro de vendas na época, arriscamos e isso se tornou o começo do aprendizado remoto na Graphisoft North America.” 

Veleda Miller, Director of Customer Success of Americas

“Lançar nosso site de suporte e ver o impacto que ele teve tanto nos nossos usuários quanto nos nossos colegas de suporte. Estar presente desde o início e ter contribuído diretamente para tornar a experiência com o Archicad melhor para tantas pessoas é inspirador.

Inspiração e mentoria: as pessoas que nos moldam

A mentoria e as redes de apoio desempenham um papel fundamental no crescimento profissional. Nossas colegas compartilharam quem as inspirou mais em suas jornadas profissionais:

“No Design de Produto, estamos sempre contratando jovens que acabaram de sair da escola, às vezes ainda são estudantes. As habilidades deles são impressionantes, e são extremamente criativos - é divertido vê-los trabalhar e aprender com eles.

Katica Avvakumovits, Senior UX writer

“Eu poderia citar muitas pessoas que me inspiraram ao longo da minha vida. No entanto, desta vez, quero destacar o quanto me orgulho de mim mesma por ter superado os momentos difíceis e, em certos momentos, tomado as decisões mais difíceis de mudança de carreira. Sempre há espaço para crescer e novos patamares a alcançar. No entanto, sou grata por quem me tornei e onde estou hoje!

e4b9dc68-fdbc-4515-ba7a-8d049e348757 1.png

Kinga Málnási, Social Media & Online Marketing Expert

“Meus pais são, sem dúvida, meus maiores apoiadores, mas como uma grande modelo feminina, especialmente enquanto honramos as mulheres em nossa área, quero destacar Zolna Murray. Lembro-me de ter participado da minha primeira conferência de BIM como estudante e a vi apresentar modelos BIM complexos, com parafusos em placas de metal! Esse momento despertou minha paixão pelo BIM. Ao ler seus posts no blog, fui inspirada pelas suas ideias visionárias, reflexões e críticas à indústria AEC."

Gordana RadonicGraphisoft II-251-Edit 2.png

Gordana Radonic, Global Community Manager

“Minha mãe, que também trabalha na indústria e é usuária do Archicad, tem sido uma fonte significativa de apoio. Ela me incentivou a aprender Archicad e me mostrou o potencial do BIM na arquitetura desde o início da minha carreira.

Yasmin-Square_Yasmin Herden.png

Yasmin Herden, Information Management Consultant

Conselhos para jovens mulheres entrando na área / Conselhos para a próxima geração de profissionais da indústria

Nossos colegas experientes compartilharam palavras de sabedoria para as jovens mulheres que estão começando sua jornada na arquitetura e na tecnologia:

“Tenha confiança nas suas habilidades. Cerque-se de mentores e colegas que apoiem você. Ganhar experiência ajudará a construir confiança e a estabelecer limites. Lembre-se, sua perspectiva única é valiosa - assuma-a e deixe brilhar!

++2.png

Imge Yaman, Customer Enablement Operations Manager

"Seja corajosa e curiosa, faça perguntas, defenda a si mesma, construa sua rede de contatos e confie na sua intuição e no processo. Tudo vai dar certo!"

e4b9dc68-fdbc-4515-ba7a-8d049e348757 1.png

Kinga Málnási, Social Media & Online Marketing Expert

"Navegar por uma indústria dominada por homens exige resiliência, mas também oferece a oportunidade de quebrar barreiras e impulsionar a inovação."

X_W2A1007_Catherine Cabezas.png
Catherine Cabezas, Senior Key Accounts Program Manager

Apoiando mulheres na arquitetura e na tecnologia

Incentivar mais mulheres a seguir carreiras em BIM, arquitetura e tecnologia é essencial para uma indústria mais diversa e inovadora.

Na Graphisoft, acreditamos em capacitar talentos por meio da educação, colaboração e oportunidades de crescimento. Nossa comunidade prospera quando todos têm a chance de contribuir e inovar.

O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma celebração - é um lembrete de que a diversidade de gênero e a inclusão devem ser esforços contínuos ao longo do ano. Reconhecer as conquistas das mulheres e defender a igualdade não deve se limitar a uma única data no calendário.

Na Graphisoft, temos orgulho das mulheres talentosas que contribuem para a nossa indústria todos os dias. Ao continuar essas conversas e apoiar as mulheres na indústria AEC ao longo do ano, criamos uma indústria que prospera com talento, inovação e oportunidades iguais para todos.

Aruzhan Ilaikova,

Community Operations Trainee

Compartilha:
Contribudores