Caros membros da comunidade,
Dica deste mês para um desejo compartilhado por @peter_94941: uma solução para gerenciar a exibição da ferramenta Corte e os Marcadores nas plantas com mais liberdade e simplicidade.
Nossas soluções destacadas incluem um Marcador de Corte personalizado de @Yves e um fluxo de trabalho alternativo compartilhado por @vlahtinen.
Ao inserir cortes em folhas de leiaute, alguns projetistas preferem que a largura do desenho do corte e o símbolo do corte na planta não fiquem alinhados. Isso ocorre porque, ao reduzir o Marcador de Corte para mantê-lo visível na planta, detalhes importantes no desenho do corte podem se perder.
Yves duplicou e modificou o objeto de Marcador de Corte padrão para adicionar opções de movimentação mais flexíveis dos símbolos na planta, independente da linha de corte 3D real. Este Marcador personalizado permite deslocar os símbolos finais na planta sem afetar a real extensão do corte 3D.
Este novo objeto pode ser definido como o tipo de Marcador padrão e usado com a mesma funcionalidade do Marcador de Corte tradicional. O principal benefício é uma experiência muito mais intuitiva e integrada, mantendo os vínculos 3D e referências atualizáveis, ao mesmo tempo que aumenta a flexibilidade na documentação.
Uma limitação é que a linha de corte em si não se mantém visualmente conectada se os marcadores forem movidos além (ou mais próximos) dos limites iniciais. Nesse caso, é possível ocultar ambas as extremidades da linha de corte e ajustar manualmente as linhas dos marcadores personalizados.
Baixe o Marcador de Corte personalizado de Yves como um objeto GDL (importe ambos para sua Biblioteca Interna).
Este método utiliza a capacidade nativa do Archicad de inserir "Marcadores vinculados" na planta para melhor visualização gráfica, mantendo o marcador real do corte (o que gera o desenho) oculto ou em um Vegetal separado.
Os marcadores vinculados referenciam o desenho real do corte, servindo como auxiliares visuais. Enquanto isso, o marcador oculto mantém a conexão com a vista de seção e controla o plano de corte real.
Essa solução está disponível em todas as versões do Archicad sem necessidade de scripts personalizados ou modificações GDL. A desvantagem é que mover um marcador não move o outro, exigindo ajustes manuais para manter a consistência.
Solução |
Princípio-chave |
Vantagens |
Desvantagens |
Marcador de Corte Personalizado |
Objeto GDL permite movimentar símbolos de corte independentemente da linha de corte. |
Integrado à Vista de corte, mais flexível, mantém vínculos. |
Algumas limitações gráficas, exige uso de GDL personalizado. |
Marcadores de Corte Vinculados |
Marcadores vinculados independentes para melhor visualização na planta. |
Fácil de implementar, recurso nativo. |
Exige atualizações manuais. |
Tem um ajuste de fluxo de trabalho ou desejo semelhante? Compartilhe suas ideias na Lista de Desejos. Seus desejos ajudam a moldar o futuro do desenvolvimento do Archicad!
Enquanto isso, já estamos de olho na próxima dica. Compartilhe suas melhores ideias para resolver desafios do dia a dia e ganhe destaque na série mais legal do blog Insights.
Confira a discussão completa no fórum e deixe seu agradecimento a @Yves e @vlahtinen pelas dicas. A página está em inglês, mas você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir o conteúdo para o português.