cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Dica do mês, janeiro de 2025: Como inserir e editar imagens no leiaute

Durante a documentação de um projeto, é comum precisar inserir imagens externas ao leiaute. Para isso, o Archicad oferece as ferramentas "Desenho" e "Figura", que permitem aos usuários trabalhar com imagens de forma eficiente. Embora pareçam semelhantes, essas ferramentas têm finalidades distintas.

Na dica deste mês, inspirada em uma resposta do @Julio C Freitas, apresentamos as melhores práticas para inserir e editar imagens no leiaute, destacando as principais diferenças entre as ferramentas.

Como funcionam

 

Captura de Tela 2025-01-28 às 18.30.44.png

Ferramenta Desenho

Captura de Tela 2025-01-28 às 18.30.05.png

Ferramenta Figura

Como ela insere
A inserção pode ser feita utilizando a ferramenta ou pelo comando Arquivo > Conteúdo Externo > Colocar Desenho Externo. A inserção pode ser feita utilizando a ferramenta ou simplesmente arrastando e soltando um arquivo de imagem (JPEG, PNG), que será inserido como uma Figura.
O que ela insere
Vistas do Archicad (internas ou externas) e Desenhos Externos (DWG, DXF, DWF, DGN, PDF, HPGL, PMK, PLT, EMF, WMF, imagens, entre outros). Arquivos de Imagem. No macOS, é possível inserir arquivos PDF, que são automaticamente convertidos em imagem.
Onde ela insere
Vistas do Archicad só podem ser inseridas em Leiautes, enquanto os demais desenhos podem ser inseridos em qualquer Vista ou nos Leiautes. Qualquer Vista do modelo ou nos Leiautes.

Edição do conteúdo

Espelhar
Não é possível.
Opção nas definições.
Mover moldura
É possível mover a moldura ajustando os vértices e as arestas, além de alterar o estilo de linha do polígono de corte. Não é possível. 
Ajustar dimensão
Apenas escala proporcional. Para Vistas do Archicad, o dimensionamento deve ser ajustado criando uma Vista com a escala correta.
Escala proporcional somente se a tecla Shift for pressionada, caso contrário, as imagens poderão ficar distorcidas no eixo X ou Y.
Ajustar escala
Os desenhos são vetores escaláveis se vierem de fontes compatíveis, como PDF, DWG ou Vistas do Archicad. Qualquer coisa inserida é um bitmap não escalável. Ao ampliar, a imagem apresentará pixelização. 
Recortar
É possível cortar a imagem criando uma Viewport.
Não é possível.
Transparência do fundo
Opção nas definições, exceto para PDFs.
Opção nas definições.

Conclusão

Ambas as ferramentas oferecem diferentes possibilidades de uso, adequadas a situações variadas. Como mostrado na tabela, a ferramenta Desenho oferece mais recursos que a ferramenta Figura, mas a Figura tem suas vantagens, como a facilidade de inserir imagens no arquivo de projeto (através do arrastar e soltar ou copiar e colar) e a possibilidade de distorcer a imagem nas dimensões X ou Y, caso seja necessário para um dimensionamento mais preciso, embora o ajuste seja visual. No entanto, a ferramenta Desenho permite a inserção de diferentes formatos vinculados ao arquivo, por meio do comando Arquivo > Conteúdo Externo > Colocar Desenho Externo, o que melhora o desempenho do arquivo de projeto e facilita o gerenciamento e a atualização dos desenhos, além de oferecer mais opções de edição.

Agradecemos ao @Julio C Freitas por compartilhar essa valiosa informação com nossa comunidade! Se você achou essa dica útil, não deixe de curtir o tópico original e conferir nosso artigo, que também inspirou esta postagem e oferece mais detalhes sobre o assunto.
Nos vemos no próximo mês com mais uma dica técnica!

Equipe da Graphisoft Community

Compartilha:
Contribudores