cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Histórias do Parametric Factory: LEGO de Lorenzo Ferla

Queridos membros da Community,

No início deste ano, a Community organizou o desafio em inglês Parametric Object Factory e vários membros da comunidade compartilharam trabalhos excelentes. Se você perdeu os destaques do desafio, clique aqui para ver os trabalhos selecionados. 

Está curioso para saber mais sobre as histórias por trás das entregas finais? Estamos entusiasmados em compartilhar as histórias das inscrições vencedoras do desafio. Nosso primeiro convidado é Lorenzo Ferla, criador do objeto LEGO - um favorito dos usuários da comunidade que agora está disponível no BIMcomponents.

Graphisoft LEGO.jpeg

No final desta postagem, você pode encontrar outros objetos enviados que também estão disponíveis para download. Muito obrigada a Lorenzo por compartilhar sua jornada com GDL e LEGO e aos outros participantes do desafio por compartilhar seu trabalho com a comunidade global.

Agora, sem mais delongas, vamos passar o microfone para o Lorenzo!

LEGO, um desafio pessoal

RubiaTorres_0-1686230487865.png

Meu nome é Lorenzo, sou arquiteto e trabalho como consultor de Building Information Modeling (BIM) no escritório Matteo Thun & Partners em Milão. Eu me definiria como uma pessoa criativa, curiosa e determinada. Acho que a curiosidade e a mente aberta são o motor de todos os criativos. Essas mentalidades nos permitem melhorar e evoluir em nossos próprios caminhos. Profissionalmente, e na minha vida pessoal, gosto de partilhar e comparar com os outros, de discutir diversos assuntos e de me provar.

Compartilhar nossas paixões, dúvidas e ideias pode dar sentido e satisfação às coisas do dia a dia. Como arquiteto, estou aprendendo que uma qualidade muito importante do nosso trabalho está em entender e satisfazer o gosto e as necessidades de nossos clientes. Eu defino nossa profissão como uma mistura de arquitetura e psicologia.

Lego Figures 1.png

Esta primeira tentativa com o Geometric Description Language (GDL) foi uma boa maneira de testar minhas capacidades fora da minha zona de conforto. Claro, tenho muito mais a descobrir e estou interessado em explorar muito mais sobre esse tópico.

Certamente é necessário um bom ambiente de programação para dar suporte ao projeto arquitetônico. Depois que dei o passo inicial para entender o idioma, minha mente começou a gerar ideias e insights interessantes.

Lego Figures 2.png

Minha afinidade com GDL nasceu por acaso, quando enfrentei algumas dificuldades para criar objetos 3D customizados no Archicad. Daí o meu desejo de conhecer a fonte de programação dos objetos para atender aos meus objetivos e requisitos, principalmente no contexto do BIM.

Assim que reconheci o objetivo e naveguei pelos manuais GDL disponíveis online, tive todos os elementos necessários para testar minha proficiência.

Minha ideia original era gerar um objeto paramétrico complexo que fosse divertido e útil para entender o código de programação desta ferramenta, e curioso o suficiente para chamar a atenção. Partindo da minha paixão pela famosa empresa de brinquedos, bem como pela capacidade destas pequenas peças estimularem a genialidade própria, pensei que uma personagem LEGO com várias expressões e facetas poderia ser a candidata perfeita para este desafio!

“Analisar, desconstruir e simplificar”

O primeiro passo foi desenvolver uma geometria básica. Tentei dividir cada pedaço da minha pequena figura em elementos únicos que eu pudesse combinar. Partindo de simples extrusões de polígonos até porções mais complexas, nas quais se combinaram esferas, cones truncados e cilindros.

Esta parte preliminar foi uma abordagem usual que aplico em meus projetos. É um procedimento que aprendi para desenvolver e analisar problemas, partindo da macroescala e dividindo em microelementos, como uma WBS (Work Breakdown Structure) para ser montada e depois conectada.

Lego Deconstruction.png

Scripts GDL

Uma coisa que realmente apreciei nessa ferramenta foi o processo de tentativa e erro. Consultando o manual online, li comandos e parâmetros ainda não claros para mim, mas admito que assim que entrei no clima dessa nova linguagem, enriqueci minhas habilidades gerais. Abrindo objetos da biblioteca básica, fui entendendo aos poucos como configurar e o que poderia conseguir com o código GDL.

A autoavaliação e a auto aprendizagem podem ser uma boa maneira de aumentar o conhecimento, mas um treinamento dedicado ou um consultor provavelmente seria um caminho adequado para o aprendizado. Ainda estou curioso sobre a perspectiva da linguagem GDL para arquitetura. O valor potencial precisa ser investigado.

Lego Figures 3.png

O que posso dizer sobre minha experiência? O LEGO foi um campo de testes agradável. Era como um jogo, pois toda vez que eu criava uma nova funcionalidade ou acrescentava um acessório, muitas outras me vinham à cabeça, como uma forja que constantemente produzia ideias. Eu realmente gostei muito!

Às vezes, com o apoio do meu colega e amigo Matteo, discutíamos alguns objetivos que poderíamos ou queríamos alcançar. Fizemos um esforço para navegar no manual para entender se um código já existia em vez de criar um novo. A partilha de experiências e ideias foi muito estimulante e produtiva.

Linework.png

Criei vários pequenos truques dentro do objeto que gostaria de não revelar, deixando-os como um Easter Egg que o usuário pode descobrir e se surpreender positivamente.

Em relação ao meu feedback sobre o esforço dedicado, diria que gastei 50% do meu tempo modelando e os 50% restantes desenvolvendo uma interface intuitiva: meu objetivo era comunicar uma ideia simples, mas interativa, que requer a participação e a colaboração de outro usuário para dar o resultado desejado. Envolvimento, dinamismo e ausência de fricção contribuíram para que tudo se tornasse um jogo, no qual todos podem dar sua própria interpretação.

Lego Figures 4.png

Pensamentos finais

Concluindo, posso dizer que graças ao GDL adquiri e aprofundei uma nova metodologia de criação de objetos; uma nova abordagem que obviamente precisa ser melhorada. Tenho certeza que a curiosidade me permitirá explorar sempre novos campos ainda desconhecidos. Certamente enfrentarei dificuldades, mas sim como um incentivo para crescer e fazer cada vez melhor.

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer à comissão pelo prêmio que me foi concedido e pelas belas palavras sobre o meu trabalho. Alcançar o primeiro lugar foi uma grande satisfação pessoal!

E não se esqueça de criar seu próprio LEGO. Meu objeto está disponível para download no BIMcomponents. Basta arrastá-los e soltá-los em seu arquivo Archicad.

Personalize sua própria figura LEGO e divirta-se!

LEGO gif.gif

Além do objeto LEGO de Lorenzo, você está convidado a baixar e experimentar os seguintes objetos disponibilizados publicamente pelos participantes do desafio Parametric Object Factory. Existem alguns que certamente serão úteis para seus projetos! 

Entre os participantes do desafio, tivemos a participação dos brasileiros Ruben Millon e DiegoAzevedo. Muito obrigada por criar os objetos e disponibilizá-los!

Disponível no BIM
components

Disposição paramétrica dos assentos  | Goker Malik Altuntas

Contêiner avançado de canteiro de obras  | György Dubecz

"Prédio inteiro" com add-on de laje | Heimo Mooslechner

Cortador de nuvem de pontos | Heimo Mooslechner

Geometria de ruas com Curva de Bézier  | Heimo Mooslechner

Simulador de arco-íris  | Kotetsu (Endo Motoki)

Indicador de piso tátil  | Orsolya Almer

Gavetas automáticas | Ruben Millon 🇧🇷

Disponível de forma independente

Parede de tijolo padrão de ângulo | Bart Cuppens

Escala humana paramétrica | Diego Azevedo 🇧🇷

Escada quadrada em caracol  | François Favier

Escada espiral circular | François Favier

Ladrilhos dobrados  | Heimo Mooslechner

Porta com diferentes Archformas | Heimo Mooslechner

Arco de cesta e arco normal com tijolos | Heimo Mooslechner

Itens avançados para desenho de rua  | Heimo Mooslechner

Escada em todos os andares de uma só vez | Heimo Mooslechner

Série de complementos de parede (Goodies) - persianas | Heimo Mooslechner

Série add-on de parede (Goodies) - lightshafts com terreno ajustável  | Heimo Mooslechner

Série de complementos de parede (Goodies) - azulejos em paredes ajustáveis ​​com imagens  | Heimo Mooslechner

Série de complementos de parede (Goodies) - bordas de abertura de perfis  | Heimo Mooslechner

Série de complementos de parede (Goodies) - formulários repetidos  | Heimo Mooslechner

Suplemento de parede (Goodies) série - parede perimetral ajustável | Heimo Mooslechner

Série de complementos de parede (Goodies) - nervuras internas | Heimo Mooslechner

Pergolados | Pierre Polesel

Cortinas | Pierre Polesel

Treliça de madeira | Pierre Polesel

Painel de proteção elétrica | Pierre Polesel

Complemento de acessórios de parede (exibição de acabamentos)  | Pierre Polesel

Mais uma vez, obrigado à nossa comunidade de usuários do Archicad por compartilhar suas histórias e trabalhos.

Fique ligado na próxima história da Parametric Factory, Dynamic Panel , de Jorge Beneitez (enzyme APD) .

Graphisoft Community Team

Compartilha:
Contribudores