Realizamos nosso último evento digital Building Together | Design em junho de 2023.
Se você perdeu o evento, não se preocupe! Você pode assistir as gravações a qualquer momento nos próximos meses. Você também encontrará mais informações sobre os novos recursos do Archicad 27, "Sua melhor opção de projeto".
O evento aconteceu em inglês e a gravação está disponível gratuitamente.
Prometemos responder às perguntas que não conseguimos durante as sessões de perguntas e respostas ao vivo durante evento, e aqui estão elas com as respostas da Product Success Team da Graphisoft, agrupadas por temas.
Poco: Gostaria de obter uma resposta definitiva sobre o futuro do desenvolvimento da API com Python. Foi reprovado? A API com Python tem algum futuro com a Graphisoft ou estamos apenas perdendo nosso tempo tentando usá-la?
Definitivamente não está obsoleto - nosso objetivo ainda é fornecer acesso às funcionalidades do Archicad por meio de linguagens amplamente usadas, como Python.
Algimantas: Sobre o roadmap - novas funcionalidades como votação, comentários e similares serão implementadas em breve na plataforma da comunidade?
Estamos trabalhando na implementação de recursos como estes, mas para isso precisamos primeiro criar os processos e configurar os sistemas para gerenciá-los. Há uma discussão sobre isso neste link.
Jorge Feio, Arquitecto Unipessoal lda: Quando é que vamos ter a possibilidade de incluir cotas no Filtro de Renovação? (níveis de Pisos amarelo para a demolir e níveis de Pisos vermelho a construir)
Estamos planejando melhorar nosso fluxo de trabalho de Renovação dentro do Archicad - por exemplo, temos "fases de projeto" como um fluxo de trabalho em nosso banco de ideias em nosso roadmap para apoiar o gerenciamento de projetos de acordo com as diferentes fases. O suporte para Pisos inteiros não está planejado no momento - no entanto, você pode conseguir isso, por exemplo, selecionando todos os elementos em um Piso com o recurso "Pesquisar e Selecionar" do Archicad e modificar todos os seus Estados de Renovação.
Rex: Sentimos que nossas vozes não estão sendo ouvidas no fórum da Community, pois há muito pouca interação da GS com seus usuários. Qual é o cronograma para desenvolver o roadmap adequadamente, conforme prometido no último evento on-line - com comentários, votação, recursos de inscrição? O programa Insider não é um substituto.
Estamos trabalhando na implementação de recursos como este, mas para isso precisamos primeiro criar os processos e configurar os sistemas para gerenciá-los. Há uma discussão sobre isso neste link.
Rodrigo Balarezo: Existe uma solução para implementar o modo escuro no Archicad no PC. Havia uma maneira de fazer isso no MAC, mas não encontro maneira de usar o tema escuro em um PC
Está em nossa mesa para consideração futura, mas atualmente não estamos trabalhando no desenvolvimento dessa capacidade.
Anônimo: Em exemplos como o projeto apresentado hoje. Como você divide seus modelos em muitos modelos e o hardware que você usa para fazer isso acontecer.
Embora não haja regras definidas sobre como um modelo grande deve ser dividido, em geral, considerar a repetição e as funções em um modelo levaria a uma maneira lógica de dividi-lo em vários modelos menores, que podem ser vinculados com o uso de Módulos Associados. Por exemplo, em um edifício residencial, modelar separadamente os tipos de cozinha, os tipos de banheiro e os tipos de apartamento seria uma boa maneira de detalhar um modelo, usando a funcionalidade dos Módulos Associados para apresentar todo o projeto. Em um prédio de escritórios, modelar separadamente os núcleos (geralmente escadas e áreas molhadas), as salas de reuniões e os espaços de escritórios seria a abordagem sugerida. Para um mergulho mais profundo neste tópico, recomendamos o Programa BIM Manager da Graphisoft, que explora esses fluxos de trabalho como parte de seu currículo e o Guia Gestão de Módulos Associados - Guias e Manuais, que descreve todos os fluxos de trabalho relacionados a Módulos Associados em detalhes.
Endi Andoni (BBA-Architetti): Olá! Nós da BBA-Architetti gostaríamos de saber se vocês estão desenvolvendo alguma ferramenta que faça uso de design generativo de IA (em Archicad). Por exemplo, faça com que o software gere muitas interações para o desenvolvimento urbano em uma determinada área, tendo apenas uma pequena entrada, como Altura, Volume, etc. Obrigado.
Estamos pesquisando e experimentando com Inteligência Artificial, pois vemos um grande potencial na utilização dessa tecnologia para muitos fluxos de trabalho. Alimentando a criatividade, ajudando a tomar decisões de projeto mais informadas, eliminando o trabalho enfadonho - especialmente durante as fases de documentação da construção. Estamos buscando isso com uma abordagem de primeiro problema, procurando os problemas certos onde a IA pode ser a tecnologia que ajuda nossos clientes. No momento, não podemos divulgar nada mais específico, mas fique atento!
Anônimo: roadmap: por que não colocar "critérios" para copiar/colar no painel Sobreposições Gráficas?
À medida que desenvolvemos as Sobreposições Gráficas, consideraremos essa solicitação. Copiar/colar é uma ideia para resolver o problema, mas também queremos nos concentrar na raiz do problema para encontrar a melhor solução.
Mehmet Çağrı Başaran: Existe alguma atualização na ferramenta de laje com elevação diferente nos pontos. Talvez uma ferramenta Parasolid (como Morph) para modelagem de formas complexas?
Para certos tipos de tarefas de modelagem, a ferramenta Membrana e a ferramenta Morph no Archicad fornecem a capacidade de criar formas complexas - especialmente de terrenos e objetos. A conexão Archicad - Grasshopper também fornece uma maneira muito flexível e poderosa de conectar os dois mundos do BIM e da modelagem paramétrica/orgânica.
Victor Baboi: Há planos para reformular o recurso de Módulos Associados (talvez incluindo a edição no local)? Para torná-lo mais perfeitamente implementado diretamente no arquivo para que não precisemos sincronizar tantas propriedades e atributos em vários arquivos?
Sim, estamos planejando melhorar os fluxos de trabalho que suportam a modularização do projeto, pois são uma parte essencial de muitos projetos. Em relação aos Módulos Associados, a ideia de desenvolvimento "edição de Módulos Associados no local" está atualmente no banco de ideias em nosso roadmap público.
Aziz: A tecnologia de dimensionamento de super resolução pode ser introduzida nas janelas 2D e 3D do Archicad? Em caso afirmativo, isso terá um impacto significativo no desempenho?
O superescalonamento (onde uma imagem de resolução maior é composta de muitas imagens menores) não foi introduzido no Archicad no momento.
Mariano Amelio: Embora os recursos 3D do Archicad sejam conhecidos e bem definidos, as ferramentas 2D permanecem fortemente subdesenvolvidas. Existe um plano de desenvolvimento para um editor 2D forte e capaz dentro do Archicad? Idealmente seria incrível ter o equivalente ao AutoCAD 2D no Archicad!
Oferecemos suporte a fluxos de trabalho relacionados a 2D, por exemplo, a criação cada vez mais simplificada de gráficos e ilustrações 2D, pois são uma parte importante do processo de projeto. No entanto, não estamos planejando criar um Autocad 2D dentro do Archicad.
Anônimo: A nova versão do Archicad permitirá que o arquivo no formato .FBX exporte um modelo?
Assim como você escreveu. O Archicad 27 virá com capacidade nativa de exportação e importação de FBX.
Roman: Por que não há um link direto sem complicações do AC para C4D direto da caixa? Como o de Din3d.org?
(Infelizmente, a página não está disponível no momento, mas o cache do Google mostrou que era um complemento C4D para o Archicad). Estamos monitorando continuamente a necessidade de determinados tipos de arquivo em fluxos de trabalho específicos, e seu feedback é um relato importante para que sejam feitas decisões sobre qual formato deve ser suportado e como. Seria útil para nós entender o que você perde quando usa a exportação C4D existente ou os outros formatos de arquivo existentes disponíveis para comunicação com o Cinema4D. Ficaríamos felizes em receber comentários sobre isso.
Ed: Com toda a conversa sobre "Tempo Real", sempre quis que o Archicad permitisse alterações em várias visualizações dinamicamente. Então, por exemplo, se você estiver movendo ou modificando um elemento no plano, poderá ver as implicações em perspectiva, etc. Espero que isso esteja nos planos!
Estamos planejando pesquisar a viabilidade para suportar isso - atualmente "Multi-janela/Multi-visualização" está em nosso banco de ideias do roadmap público.
Anônimo: Vocês cobrirão Materiais de Construção como tijolos feitos com CO 2? Sharon Argenbright Santa Fé Novo México
Os valores de CO 2 devem ser tratados como Propriedades dentro dos Materiais de Construção do Archicad. Você é livre para criar qualquer Material de Construção que precisar. Estamos trabalhando em uma forma de importar, armazenar e gerenciar dados de CO 2 .
Ed Wolfstein, Wolfstein Architecture: Mudanças em tempo real em várias janelas do Archicad definitivamente seriam ótimas! Isso ajudaria imensamente o processo de projeto, pois o fluxo de trabalho de projeto não seria impedido por atualizar as telas. Com as incríveis melhorias no poder de processamento ao longo dos anos, isso não deveria ser uma atualização lógica no Archicad?
Estamos planejando pesquisar a viabilidade para suportar isso - atualmente "Multi-janela/Multi-visualização" está em nosso banco de ideias do roadmap público.
Anônimo: Durante os 20 anos que uso o Archicad, quando você está comprando o Land4 e incluindo o Archicad como padrão, a ferramenta Malha não tem uma boa relação com ele
Fornecer mais controle sobre hardscaping e base está atualmente na mesa de discussão. A ideia de desenvolvimento "Modelagem de terreno aprimorada" está atualmente na categoria "Em pesquisa" em nosso roadmap público.
Anônimo: Quando o Keynote será implementado funcionalmente no Archicad?
Estamos a um passo de iniciar a sua implementação. Atualmente, o Keynote está na categoria "Em pesquisa" em nosso roadmap público, o que significa que estamos trabalhando na finalização dos requisitos e escopo de um projeto de desenvolvimento. Nosso objetivo é iniciar o desenvolvimento o mais rápido possível e entregá-lo em uma atualização do produto em um futuro próximo.
Anônimo: Por que a Graphisoft não desenvolve acessórios e não os substitui por novas ferramentas? A Graphisoft desenvolverá ou combinará PARAM-O, Library Part Maker e GDL para dar a chance de criar objetos mais complexos de maneira fácil?
Com relação à criação de objetos paramétricos complexos, nosso objetivo é fornecer uma solução fácil de usar com a qual os usuários possam criar qualquer nível de parametria desejado. No momento, temos 4 soluções diferentes (Salvar como objeto, LPM, Param-O, Editor GDL) que oferecem diferentes níveis de parametria nos resultados finais e diferentes limites de entrada. A consolidação dessas soluções está em nossa mesa para o futuro e também estamos estudando tecnologias emergentes, como IA, para ajudar a resolver esses problemas.
Anônimo: A Graphisoft desenvolverá uma ferramenta de forma ou fornecerá uma nova ferramenta para modelar formas orgânicas?
Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes fluxos de trabalho para poder entregar seus projetos e ideias desde a concepção até a entrega final do projeto. Para a maioria desses fluxos de trabalho, pretendemos fornecer ferramentas prontas para uso e, para alguns, trabalhamos com parcerias e conexões simplificadas. No que diz respeito à modelagem de formas orgânicas, fornecemos interoperabilidade com Rhino, entre outros, e algum nível de suporte com a ferramenta Morph. Suporte adicional para tais fluxos de trabalho dentro do Archicad com recursos integrados está atualmente para consideração futura.
Anônimo: Do ponto de vista do projeto, a nova ferramenta Opções de Projeto parece bastante interessante, mas eu me pergunto, será que os Módulos Associados seguirá com essa atualização, no sentido de poder enriquecê-lo com informações no arquivo hospedeiro, ou mesmo agir sobre ele como podemos com uma ferramenta de abertura.
Como parte do conjunto de recursos de Opções de Projeto, os Módulos Associados poderão conter várias Opções de Projeto e essas poderão ser alternadas em uma instância. Vemos que isso abrirá muitas possibilidades nos fluxos de trabalho de nossos clientes.
Além disso, temos planos para melhorar a produtividade dos fluxos de trabalho relacionados aos Módulos Associados - temos, por exemplo, "edição de Módulos Associados no local" em nosso banco de ideias do roadmap público.
Rex: Os novos recursos de colaboração BIMx entre cliente e arquiteto devem estar disponíveis para práticas individuais. Com o preço do SSA de quase US$ 1.000, não devemos esperar que compremos licenças BIMcloud adicionais para interagir com nossos clientes. Ele deve funcionar com configurações básicas autônomas do ArchiCAD/BIMcloud.
O novo recurso BIMx não está vinculado a uma licença BIMcloud, os arquivos BCF independentes também podem ser facilmente exportados com uma licença BIMx PRO.
Anônimo: Opções de Projeto: o Filtro de Renovação permitia opções de projeto, mas era muito confuso encontrar elementos ocultos. O Filtro de Renovação é confuso o suficiente para novos usuários, então banimos o uso desse recurso. Como esse novo recurso de Opções de Projeto será diferente? Quão fácil é gerenciar as Opções? Como as Opções são removidas?
Assim que a Technology Preview estiver disponível, comece a experimentar o fluxo de trabalho para as Opções de Projeto. Com as Opções de Projeto, é fácil ativá-los/desligá-los instantaneamente enquanto você trabalha e, para ajudar a gerenciá-los, usamos o mesmo diálogo Excluir/Revincular como os dos Atributos, com uma lista detalhada de elementos atribuídos a essa opção e o capacidade de mover esses elementos ou excluí-los.
Anônimo: Como a Opção de Projeto A ou B se torna parte do projeto final em vez de uma Opção? Como as opções obsoletas são removidas?
Temos algumas maneiras de conseguir isso. Use o "Aceitar & Agrupar" para finalizar uma Opção selecionada que move esses elementos para o modelo principal ou a funcionalidade Excluir/Revincular.
Laurentiu: Seria possível adicionar partes do complemento Goodies à versão base do Archicad? Alguns recursos, como a Contagem de Polígonos, são essenciais e definitivamente devem continuar avançando. Talvez valha a pena considerar adicioná-la ao roadmap.
Obrigado por levantar isso. A maioria dos Goodies tem uma base de código mais antiga e sem suporte, mas algumas das funcionalidades, como a Contagem de Polígonos, faria sentido incluir prontas para uso no Archicad. Iremos avaliar.
Laurentiu: Há algum recurso no banco de ideias do roteiro que foi trazido pela comunidade que você está animado para explorar mais? Estou muito feliz em ver o desenvolvimento mais transparente e gostaria de saber como vocês se sentem sobre dar esse grande passo à frente.
No final, todas as ideias do roadmap são influenciadas pelos usuários e clientes. Os gerentes de produto reuniram os envios de tendências, insights, entrevistas, comunidade e muito mais para formular essas ideias de desenvolvimento.
Gavin Pendergrast - NZ: Quando veremos uma Paleta de Contexto ao vivo para Vegetais? Não entendo por que tenho que clicar em um botão, alternar uma Vegetal e clicar em ok. Por que não apenas fornecer uma Paleta de Vegetais ao vivo. Um clique... feito.
Fornecer Paletas sem modelo para interagir com o modelo Archicad está em nosso roadmap - atualmente no banco de ideias.
Paul Emmerson RIBA: Existe alguma intenção de integrar a modelagem de carbono incorporado no Archicad e melhorar o escopo e a funcionalidade do Eco-Designer? Não vi isso no roadmap, o que parece ser uma omissão fundamental.
Por um lado, você já pode exportar seu projeto para ferramentas como OneClickLCA, CAALA ou outras, mas também estamos pesquisando a possibilidade de permitir que nossos clientes calculem a pegada de CO 2 de seu projeto diretamente no Archicad. A ideia de "Avaliação do ciclo de vida com Archicad" está atualmente em nosso roadmap público na categoria "Em pesquisa".
Stefan Veselinović, Bureau Cube Partners: Podemos esperar a possibilidade em um futuro próximo de ter visualização de controle de elemento em visualizações 2D como temos na janela 3D?
Você pode controlar a visualização do elemento em 2D por meio de muitos fluxos de trabalho. Vegetais com Combinações de Vegetais, Opções de Projeto ou até mesmo o fluxo de trabalho de Renovação. Para controlar sua representação gráfica, você pode usar Sobreposições Gráficas. Atualmente, não planejamos adicionar mais controles.
Anônimo: Por que ainda não temos elementos ocultos no plano 2D se podemos ter Opções de Projeto?
As Opções de Projeto permitem que os usuários ocultem as Opções e seus elementos (e não façam interseção com elementos visíveis) em qualquer vista, incluindo planta baixa, 3D, Cortes/Elevações e Detalhes/Mapas. A funcionalidade Ocultar seleção em 3D existente é o inverso da funcionalidade Mostrar seleção. Gostaria de saber mais sobre os fluxos de trabalho nos quais você gostaria de ocultar temporariamente elementos na planta baixa, como na visualização 3D.
Anônimo: Quando as melhorias do BIMx mostradas hoje estarão disponíveis?
Iremos liberar gradativamente esses recursos para o BIMx. A criação de Anotações virá com o Archicad 27 e alguns outros ainda antes.
Botonis: Há alguma melhoria no desempenho, renderização 2D, antialiasing, atualização da velocidade da guia, etc?
O Archicad 27 oferecerá melhorias de velocidade por meio de fluxos de trabalho, como flexibilidade em nível de instância para alterar uma Opção de Projeto em um Módulo Associado colocado/a ser colocado. Além disso, estamos monitorando continuamente a velocidade do Archicad e oferecendo pequenas melhorias nele, enquanto também trabalhamos em desenvolvimentos de desempenho maiores e de maior impacto em segundo plano.
Uros: E quanto ao tema escuro no Archicad 27 para usuários do Windows?
No Archicad 27 dentro do Editor GDL, nossos usuários terão a oportunidade de usar o modo escuro nas plataformas Mac e Windows. O suporte geral para o modo escuro no Windows está em discussão para consideração futura, mas atualmente não estamos trabalhando no desenvolvimento desse recurso.
Anônimo: as Opções de Projeto têm certos recursos não disponíveis na Renovação, como o controle sobre OESs e Cortar. O roadmap não sugere o desenvolvimento de um novo kit de ferramentas para Renovação/Fases. Isso está em andamento?
Temos planos de desenvolver ainda mais o fluxo de trabalho de Renovação no Archicad. Em nosso roadmap, "Fases do Projeto" está atualmente no banco de ideias.
Anônimo: Existe uma maneira de integrar um aplicativo de terceiros ao Archicad 27, como uma ferramenta de enquadramento, para madeira padrão e novas estruturas de metal?
Nossa API está aberta a todos para desenvolver complementos adicionais ou conteúdo que exceda a funcionalidade do Archicad. Se você conhece alguém interessado em desenvolver para o Archicad, diga-lhe para escrever para archicadapi@graphisoft.com.
Anônimo: Os projetos podem se estender por muitos anos. Novas versões de software incorporam novos recursos importantes. Qual é a melhor maneira de manter o modelo atualizado, para que a equipe nem sempre trabalhe com software desatualizado?
Mover projetos de uma versão de software para outra depende muito da natureza da equipe de projeto e da quantidade de colaboração multidisciplinar necessária. Projetos e equipes menores, que geralmente não requerem colaboração multidisciplinar, podem mover projetos com segurança de uma versão para outra. Projetos e equipes maiores devem adotar uma abordagem mais cautelosa. Quaisquer alterações nas versões de software devem ser testadas e todas as descobertas devem ser documentadas no Plano de Execução BIM para ajudar todas as partes a se coordenarem com eficiência.
Anônimo: O que está sendo feito para facilitar o trabalho com Revit Based Firms. Mesmo sendo o Arquiteto temos que nos conformar com eles.
A certificação IFC4 é um passo à frente na simplificação da colaboração entre os usuários do Archicad e do Revit.
Anônimo: Para os EUA e Canadá - haverá algum lugar para encontrar outros usuários disciplinares do Archicad. Não consigo encontrar engenheiros para trabalhar para mim que usam o Archicad.
O recente lançamento da conexão direta entre Archicad e RISA-3D trará "motivação" adicional para uma melhor colaboração entre arquitetos e engenheiros estruturais na América do Norte. Os benefícios para ambas as partes interessadas são claramente visíveis com a colaboração contínua em tempo real, que reduz os riscos e acelera a entrega do projeto. A RISA desempenha um papel importante como líder de mercado para análise estrutural no mercado norte-americano.
Anônimo: Se quisermos colaborar com nossos engenheiros estruturais em nosso fluxo de trabalho BIM, em que estágio do projeto é melhor trazê-los a bordo?
Um dos principais conceitos introduzidos por nossa abordagem de Projeto Integrado é o fato de que arquitetos e engenheiros estruturais fazem parte do processo de projeto desde o primeiro dia. Os benefícios dessa colaboração em tempo real diretamente na ferramenta de criação de projeto trazem vantagens para ambas as disciplinas. Os fluxos de trabalho existentes devem ser revisados? Talvez sim, mas isso certamente vem de um entendimento comum do processo de projeto desde o primeiro dia.
Anônimo: O BIMcloud precisa de permissões aprimoradas para proteger o trabalho de alguns usuários do trabalho de outros. Por exemplo, engenheiros estruturais podem ser impedidos de modificar elementos arquitetônicos e vice-versa. Os usuários podem, opcionalmente, ser confinados a elementos em Vegetais, Pisos ou Classificações selecionadas.
Obrigado pelas sugestões, esta é uma ótima ideia para melhorar o controle, especialmente em um projeto de trabalho em equipe.
Anônimo: Estamos pensando em implementar esses métodos de BIM e colaboração de projeto em nosso escritório, mas seria um grande salto. Quanto tempo levará até nos tornarmos tão eficientes quanto os métodos atuais?
Definir o tempo que levará para implementar fluxos de trabalho BIM e projetar métodos de colaboração em uma prática “tradicional” é difícil sem uma compreensão dos objetivos e riscos exatos. Em geral, ao implementar o BIM, é necessária uma abordagem de Gerenciamento de Projetos, com etapas e entregas claras, identificação de metas e riscos, engajamento das partes interessadas, etc. Além disso, uma abordagem gradual da implementação, com partes do escritório migrando para a nova era e o restante seguindo em um estágio posterior, pode ajudar a mitigar o risco de não ser tão produtivo no início da jornada. O Programa BIM Manager da Graphisoft inclui um módulo que descreve como esta abordagem de Gerenciamento de Projetos pode ser aplicada ao implementar o BIM.
Anônimo: Nossos clientes e parceiros estão satisfeitos com a troca de arquivos DWG e PDF porque eles trabalharam e testaram ao longo dos anos. Por que o BIMcloud ou o IFC seriam melhores que essas soluções?
O IFC é projetado para troca de modelos, enquanto PDF e DWG são feitos para troca de documentação. Essas soluções devem viver e trabalhar lado a lado para atender a todas essas necessidades. Hospedar esses tipos de arquivo no BIMcloud facilita a vida de todos, pois é concedido acesso fácil a todas as partes interessadas do projeto a todos os documentos e modelos necessários.
Anônimo: Se o futuro está ficando cada vez mais complexo, o que podemos fazer para simplificar nosso trabalho como arquitetos? Quais tecnologias podem nos ajudar a lidar com sucesso com essa complexidade aumentada?
Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes uma solução que os ajude a manter o foco nos aspectos de valor agregado pelos quais se tornaram arquitetos e/ou engenheiros. Em relação às tecnologias, vemos um grande potencial na utilização da Inteligência Artificial e dos LLMs cada vez mais poderosos para facilitar o trabalho repetitivo ou ajudar a automatizar tarefas cotidianas.
Anônimo: Você mencionou que muitas empresas são a favor da colaboração por meio do BIM. Quais são as barreiras? Tecnologia ou cultura?
Acreditamos que a colaboração perfeita por meio de disciplinas e além (incluindo construção e operação) é o futuro. Consideramos nossa missão desenvolver ferramentas que suportem isso - e, portanto, permitir que os clientes colaborem.
Anônimo: Algum dado na pesquisa da Tech Clarity sobre IA? Quais áreas serão utilizadas nos próximos anos? Gerando plantas baixas? Criando documentação? Gerando renderizações?
A pesquisa da Tech Clarity não se concentrou na IA. Mas vemos muito potencial na IA e atualmente estamos pesquisando as possibilidades. Pode-se usar a IA para estruturar arquivos (desenhos, plantas, modelos, problemas, documentos), encontrar informações (em geometria, em modelos, em nuvens de pontos, etc.), verificar a consistência (em 2D, 3D, BIM, etc.), otimizar o uso do BIM (classificação, 4D, 5D, etc.), prever o desempenho da construção (análise, simulações), automatizar o projeto (projeto, modelagem, script), produzir (verificação de qualidade, controle de progresso, controle da máquina...) e operar (encontrar problemas, consumo, séries temporais). Há mais ideias evoluindo.
Anônimo: Quando teremos mais informações sobre suas soluções de IA? Há muito burburinho, mas não ouvi muito sobre quais recursos ou terceiros vocês vão se conectar.
Estamos buscando desenvolvimentos de IA com uma abordagem que prioriza o problema - o que significa que pretendemos utilizá-la para ajudar nos principais fluxos de trabalho de nossos clientes de maneira simplificada e integrada. A partir de hoje, você já pode conectar o Archicad com muitas ferramentas de IA, como Stable Diffusion ou DALL-E, mas esses fluxos de trabalho ainda são muito manuais.
Nathan Hildebrandt: Por que a NVIDIA desenvolveu seus próprios padrões de dados quando existem outros modelos e padrões baseados em informações como o IFC? Você está apenas criando outro desafio para os fornecedores de software, que precisam manter a conexão com outro esquema de informações? Obrigado.
USD não é um padrão criado pela Nvidia, mas um padrão aberto que é amplamente conduzido por eles.
Anônimo: Todos esses complementos devem ser comprados? #enscape #nvidia #d5?
Esses complementos estão disponíveis gratuitamente com ferramentas como o Archicad-Omniverse Connector da Nvidia ou o plug-in D5-Archicad, ou fazem parte dos instaladores da própria ferramenta de visualização - como no caso do Enscape.
Anônimo: Para usar o V-Ray, você terá que exportar primeiro do Archicad para o Enscape e depois exportar do Enscape para o V-Ray?
Atualmente, você pode fazer da maneira que descreveu (via Enscape para V-Ray) para manter a conexão ao vivo entre o Archicad e o Enscape, ou pode fazê-lo exportando o modelo Archicad para o V-Ray em um dos muitos formatos de arquivo suportados.
Rodrigo Balarezo: Por que eu compraria outra ferramenta de renderização se já estou pagando pelo Archicad? O Archicad não fornece as ferramentas certas?
O Archicad tem alguns recursos de renderização. Se você deseja ter um renderizador em tempo real, recomendamos selecionar um parceiro da Graphisoft, como Enscape ou Twinmotion, para obter o melhor desempenho.
Anônimo: espera-se que o d5 render para macOS seja lançado?
Atualmente, não temos conhecimento de nenhum cronograma específico para isso do D5.
Fra_Usa: Espera-se que o Enscape para macos seja lançado?
O Enscape para MacOS está planejado para ser lançado no outono de 2023 pela Chaos/Enscape - em sincronia com a próxima geração de produtos da Graphisoft.
Anônimo: A Apple acaba de anunciar o headset Vision Pro. Vocês acham que isso mudará a visualização e, se mudar, de que maneira?
Certamente terá algum impacto no mundo profissional. Podemos imaginar arquitetos, engenheiros e clientes usando esses dispositivos em um ambiente de trabalho imersivo.
Dan W.: Parece haver cada vez mais ênfase em técnicas de renderização realistas quando os estágios iniciais do projeto não garantem a designação de materiais e cores. O que está disponível na forma de visualização para dar a sensação geral dos espaços sem a sobrecarga de fazer muito do projeto de antemão?
O recurso experimental de Renderização com base em física ajuda a fornecer uma visualização fácil e rápida de seu modelo BIM em qualquer fase do processo de projeto. Além disso, outros estilos 3D e conectores para aplicativos de terceiros, como Enscape e Twinmotion, ajudam a fornecer imagens estáticas ricas e vívidas ou resultados animados por meio de um fluxo de trabalho não destrutivo, mesmo nos estágios iniciais, quando o modelo ainda não está detalhado.
Anônimo: O Twinmotion foi altamente promovido algumas versões atrás. Hoje nada sobre Twinmotion, mas muito sobre Enscape, D5 e outros renderizadores. Muitos de nós construímos fluxos de trabalho em torno do Twinmotion. Qual é o status do relacionamento da Graphisoft com a Epic?
Ainda estamos apoiando a Epic no desenvolvimento e fornecimento do plugin Datasmith Exporter entre Archicad e Twinmotion e Unreal Engine. Com relação à visualização em geral, oferecemos aos nossos clientes a liberdade de escolha para conectar o Archicad a qualquer um de seus softwares de visualização preferidos de terceiros por meio de poderosas conexões ao vivo ou plug-ins.
Anônimo: Para o Archicad 26, o MEP Routing tem a opção de inclinação automática (%), graus (°) e por pé. Na versão 27, as inclinações são manuais. Você planeja integrar a inclinação nas configurações das ferramentas de linha MEP na versão 27?
O Modelador MEP foi bastante reprojetado na versão 27. As ferramentas aprimoradas trazem uma abordagem de engenharia mais forte para o projeto de sistemas de construção. Algumas funcionalidades não puderam ser totalmente adaptadas a esta nova infraestrutura, pelo que a opção por declives parece ter menos flexibilidade. No entanto, a boa notícia é que nossa equipe de desenvolvimento continua a se concentrar fortemente no Modelador MEP e em todo o seu conteúdo. Os usuários podem esperar mudanças à medida que avançamos. E sua contribuição nesta jornada é muito apreciada.
Rex: Existe um compromisso futuro para mudar o foco de volta para ferramentas e recursos arquitetônicos versus MEP e estruturais que parece ter tido um desenvolvimento desproporcional nas últimas quatro versões? Como arquitetos, muitos de nós sentimos que subsidiamos o desenvolvimento do MEP/S em detrimento das ferramentas do Archicad.
Vemos o futuro na integração de múltiplas disciplinas. Estamos nos concentrando na arquitetura como nosso foco principal e patrimônio e combinando isso com desenvolvimentos estruturais e MEP. Nos dedicamos a construir um fluxo de trabalho integrado, onde todas as disciplinas possam trabalhar simultaneamente em um mesmo modelo.
Por favor, não interprete mal o número de recursos no roadmap com o tamanho deles. Nosso foco era e ainda é o segmento de projeto, onde buscamos criar uma solução para equipes integradas.
Por favor, deixe-nos apresentar nossos membros da equipe de Product Success, que responderam às perguntas durante o evento e aqui nesta postagem:
János Detre, Manager Product Management - Architecture |
Holger Kreienbrink, Director Product Intelligence |
Carlos Cordeiro, Manager Product Management - Engineering |
Szabolcs Kari, Manager Product Management - Collaboration |
Tibor Szolnoki, Senior Manager Product Marketing |
Pantelis Ioannidis, Director Global Professional Services |
Obrigado pelo seu interesse e presença no evento. Estamos ansiosos pelo próximo evento Building Together em outubro de 2023 e esperamos que você se junte a nós novamente.
Product Success Team