Durante o desenvolvimento de um projeto de arquitetura, a criatividade aliada à tecnologia pode nos proporcionar alcançar ótimos resultados. Para demonstrar essa combinação em ação, gostaríamos de compartilhar o Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Luísa Moreira, que foi desenvolvido com o Archicad e ganhou o 1º Lugar na categoria Arquitetura da Paisagem do Prêmio Projetando o Futuro do CAUSP 2023 e Menção Honrosa no 7º Prêmio Rosa Kliass.
Com o objetivo de melhorar um espaço público com equipamentos educacionais e culturais de valor histórico e paisagístico, Ana desenvolveu um parque urbano, que abriga a antiga Fábrica de Cimento Portland e a antiga Estrada de Ferro Perus Pirapora, patrimônios tombados pela Conpresp e Condephaat localizados na cidade de São Paulo. Sabemos que um projeto desse porte requer pesquisa e planejamento para o seu desenvolvimento em um curto período e a ferramenta de projeto pode ser uma importante aliada para alcançar ótimos resultados.
Imagens da banca e do projeto desenvolvido por Ana Luísa Moreira.
“O Archicad foi a principal e mais relevante ferramenta do meu processo de formação. Fiz o treinamento pela Graphisoft em 2020 e a partir da metade da minha graduação na Belas Artes de São Paulo até a conclusão em 2023, ele foi meu aliado número 1. Certamente ele também potencializou o desempenho do meu Projeto de Conclusão de Curso.”
Ana Luísa Moreira
Para Ana, as ferramentas e recursos do Archicad foram decisivos para visualizar e comunicar suas ideias de forma eficaz. A modelagem virtual possibilitou um panorama total e preciso, que norteou o partido e em todas as orientações o arquivo PLN foi aberto para debater as decisões de projeto. Outra curiosidade é que vários esboços do projeto foram desenvolvidos à mão e posteriormente inseridos no arquivo do Archicad, para auxiliar no desenvolvimento da modelagem com a ajuda do Rastreamento & Referência.
A modelagem dos caminhos, equipamentos, mobiliários, esculturas, marquises, vegetação, entre outros, foi rápida e prática graças as suas habilidades técnicas e as ferramentas Malha, a sua preferida, Parede, Pilar, Laje e Biblioteca Padrão.
Imagens do projeto desenvolvido por Ana Luísa Moreira.
“Desde então, o Archicad continua presente no meu dia a dia profissional, pois o escritório onde atuo hoje como arquiteta (e comecei como estagiária), a Faisal Paisagistas, implementou o BIM em 2020 e até hoje busco me aperfeiçoar para/com eles”.
Ana Luísa Moreira
Em nome da equipe Graphisoft, gostaríamos de parabenizá-la por suas conquistas e agradecê-la por compartilhar seu trabalho com a nossa comunidade. Esperamos que o seu sucesso sirva como uma inspiração para outros estudantes e profissionais, incentivando-os a explorar as infinitas possibilidades que o Archicad tem a oferecer.
Para saber mais detalhes sobre o projeto, acesse esta página.
Se você tem uma história inspiradora com os nossos produtos e gostaria de compartilhar com a comunidade de usuários, sinta-se convidado(a) para nos enviar as informações através deste formulário. Ficaremos felizes em mostrar bons usos e conquistas com a ajuda do Archicad.