em
2025-11-10
08:21 AM
- editado pela última vez em
2025-11-10
02:09 PM
por
Rita Gurjao
Bom dia
Conseguiriam-me ajudar na Geo-referenciação de um projeto no archicad? Obrigado
em 2025-11-10 02:06 PM
Olá, @OG1
Tudo bem?
Você poderia compartilhar um pouco mais de informações sobre o que exatamente precisa fazer na georreferenciação do projeto no Archicad?
Aguardo mais informações para ajudar.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-11-10 02:11 PM
Colocar as coordenadas de projeto de acordo com as coordenadas do levantamento, de modo a ficar geo-referenciado
2025-11-10 04:27 PM - editado 2025-11-10 05:14 PM
Olá, @OG1
Obrigada pelas informações.
Em Opções > Preferências do Projeto > Definições de Localização, você pode inserir essas informações para que o posicionamento do modelo fique georreferenciado corretamente, de acordo com as coordenadas do levantamento.
Se for esse o recurso que você está procurando, você pode encontrar mais detalhes nesta página do manual do Archicad e no Guia do Ponto de Origem Nativo.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-11-11 07:14 AM
Bom dia
Já fiz isso e deu certo mas agora como sei que está correto no desenho que fiz ? Quando coloco o objeto "Cotas Coordenadas Gerais 27" os valores de Norte, por exemplo, são diferentes. Pode-me ajudar com isso, por favor? Obrigado
2025-11-11 03:42 PM - editado 2025-11-11 04:00 PM
Olá, @OG1
Tudo bem?
Depois de definir o Ponto de Origem nas Definições de Localização, você pode ativar sua visualização em Opções > Preferências do Projeto > Ponto de Origem e habilitar Mostrar Ponto de Origem e Mostrar Coordenadas do Ponto de Origem. Assim, você consegue ver e confirmar se os valores estão corretos no modelo.
Se os valores do norte parecerem incorretos, verifique nas Definições de Localização se a direção do norte foi configurada corretamente.
O Ponto de Origem indica onde o modelo está localizado no mundo real, mas você não precisa modelar sobre ele. O recomendado é trabalhar perto da Origem do Projeto (onde está o "x") para evitar erros de precisão. O Ponto de Origem serve apenas para garantir que o modelo fique na posição correta ao exportar o arquivo como IFC.
Encontrei um vídeo do @Benazzi Junior que mostra esse processo e pode ajudar a visualizar melhor. Você pode acessá-lo aqui.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert