cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
PT
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
victor rocha
Impulsionador(a)

COMPATIBILIZAÇÃO COM MÓDULOS ASSSOCIADOS

Olá, pessoal, estou tendo problemas com o uso do módulo associado para fazer a compatibilização estrutural do meu projeto. 

Problema: ao inserir o módulo associado no arquivo, este vem com elementos do vegetal de pilares faltando. No arquivo matriz está tudo certo e o vegetal de pilares em si, vem junto do módulo, menos os seus elementos.

Alguém saberia como me ajudar? obrigado!

Na imagem abaixo: à esquerda, o modelo nativo e à direita, o módulo associado com o IFC da estrutura.

Captura de tela 2026-01-09 113523.png
3 RESPOSTAS 3
victor rocha
Impulsionador(a)

Encontrei o erro. O arquivo do módulo tem 4 níveis a mais que no hospedeiro e os elementos desses níveis não podem aparecer no hospedeiro por conta disso. Vou tentar resolver criando esse níveis, mas não queria precisar fazer isso. Queria apenas o modelo.

Captura de tela 2026-01-09 121252.png
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá Victor,

Tudo bem?

É importante que o arquivo hospedeiro tenha os mesmos pisos do arquivo do módulo porque o Archicad posiciona e organiza os elementos com base nos pisos, e não apenas em alturas absolutas. Elementos como pilares, paredes e lajes utilizam referências de piso para definir alturas e limites. Se os pisos do hospedeiro forem diferentes, o módulo pode ser inserido com elementos faltando, deslocados verticalmente ou aparecendo no piso incorreto, comprometendo a precisão do modelo.

Esse alinhamento não é importante apenas pela lógica do Archicad. Quando equipes trabalham em diferentes programas, a padronização dos níveis também é essencial para a compatibilização, pois os níveis são a principal referência para a organização e o posicionamento dos elementos do projeto.

Obrigada por compartilhar a solução do problema.

Rita Gurjão

Community Expert

victor rocha
Impulsionador(a)

Faz todo o sentido. Obrigado pela explicação, Rita!

Ainda com dúvidas?

Explore mais conteúdos

Voltar aos fóruns

Confira soluções recentes

Soluções aceitas

Inicie nova conversa!