Uma manutenção no sistema de entrega de licenças está programada para sábado, 26 de julho, das 07h00 às 15h00 (horário de Brasília). Durante esse período, os seguintes serviços poderão apresentar instabilidade ou ficar temporariamente indisponíveis: BIMcloud SaaS, Entrega de Licenças, Graphisoft ID (gestão de clientes e empresas), Graphisoft Store e BIMx Web Viewer. Mais detalhes…
em
2025-04-11
04:01 PM
- editado pela última vez em
2025-04-28
09:37 AM
por
Rita Gurjao
Neste artigo, compartilho minha experiência ao modelar a Villa Emo, uma vila agrícola projetada por Andrea Palladio em 1559. A base para o modelo foram os desenhos de Ottavio Bertotti Scamozzi, publicados na obra The Buildings and Design of Andrea Palladio. Esta iniciativa dá continuidade à pesquisa desenvolvida no mestrado, intitulada Vilas Agrícolas de Andrea Palladio, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi necessário criar modelos 3D de três vilas agrícolas projetadas por Palladio, abaixo está a Villa Angarano em Bassano Del Grappa, e a Villa Repeta em Campiglia dei Berici (versão não construída), respectivamente. Um dos principais desafios encontrados foi a adaptação das dimensões dos elementos arquitetônicos, que diferem significativamente dos padrões contemporâneos. Itens como altura de pé-direito, proporções de vãos, espessura de paredes e inclinação de coberturas precisaram ser ajustados conforme as referências históricas. Para isso, configurei o ambiente de trabalho do Archicad de forma a atender às especificidades do contexto renascentista. Essa experiência evidenciou a flexibilidade da ferramenta, especialmente na criação de elementos típicos da arquitetura do período.
Após a conclusão do mestrado, optei por modelar a Villa Emo, um dos últimos projetos construídos de Andrea Palladio com uso agrícola, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1996. A edificação possui um volume central com uso residencial e alas laterais chamadas Barchesse, destinadas às atividades agrícolas da época. O processo de modelagem reforçou como o Archicad é eficaz na representação e documentação da arquitetura clássica. Diversos elementos podem ser reaproveitados em novos projetos, viabilizando a construção de uma biblioteca de componentes históricos. Isso demonstra o potencial da ferramenta para o uso em contextos acadêmicos e de pesquisa, especialmente em disciplinas relacionadas à história da arquitetura e à representação digital do patrimônio.
Para modelar os pilares clássicos, utilizei a ferramenta Pilar multissegmentado com três partes distintas. Em seguida, salvei o conjunto como um objeto em Arquivo > Biblioteca e Objetos > Salvar Seleção como > Objeto. Inicialmente, tentei utilizar o Pilar multissegmentado, mas a representação final não se mostrou satisfatória em termos de fidelidade geométrica e praticidade. Como o objetivo era compor um acervo de elementos reutilizáveis da arquitetura clássica, a criação de objetos personalizados foi a solução mais adequada.
A arcada foi criada a partir do desenho do contorno no pavimento com a ferramenta Linha. Com o auxílio da Vara Mágica, gerei uma laje a partir do contorno e, posteriormente, ajustei as bordas com uma espessura mínima de 0,05 m, eliminando a parte central. Essa geometria foi então salva como uma nova porta em Arquivo > Biblioteca e Objetos > Salvar Seleção como > Porta. Essa abordagem foi necessária porque as aberturas e vãos disponíveis na biblioteca do Archicad não correspondiam à geometria, altura e largura exigidas pelos desenhos de Scamozzi, o que resultava em uma janela com proporções e geometria incorretas.
Para modelar as laterais da rampa e da escada, iniciei o processo com uma parede contendo um vão retangular. Em seguida, converti os elementos em Morphs, aproveitando a flexibilidade dessa ferramenta para ajustar com precisão a geometria desejada. Essa rampa era utilizada para o transporte e a debulha de grãos, o que exigia uma modelagem condizente com sua função original.
O entablamento dórico foi criado com o uso do Perfil Complexo Paramétrico em Opções > Perfis Complexos > Gestor de Perfil. Para aprofundamento nesse recurso, recomendo o treinamento Perfis Complexos Paramétricos disponível no Portal Graphisoft Learn. Atualmente, o Archicad também disponibiliza objetos prontos de colunas dóricas, como a Coluna Dórica 2, o que facilitou significativamente o processo.
Essa experiência foi extremamente enriquecedora, pois proporcionou novas perspectivas sobre as obras de Palladio, além de um entendimento mais profundo das soluções construtivas descritas em seus tratados. O Archicad demonstrou-se uma ferramenta fundamental para esse estudo, abrindo novas possibilidades para a representação de construções históricas e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área.
Arquiteto e urbanista formado pela UniRitter em 2019, com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS. Atua em projetos residenciais, regularização de imóveis e expografia. Integra o grupo de pesquisa "Tratados de Arquitetura e Prática de Projeto no Renascimento", coordenado pelos professores PhD Cláudio Calovi Pereira e Dr. Leandro Manenti, e é colunista do Instituto Brasileiro de Arquitetura Tradicional (IBAT).