ontem
Olá a todos.
Hoje preciso de uma ajuda:
Estou desenvolvendo uma pista de kart, e chegue em um ponto que não sei para onde correr aqui:
Fiz todo a modelagem do traçado com elemento VIGA, para ter o controle das curvas e depois passei para o elemento LAJE.
No momento tenho ele todo plano:
Preciso colocar inclinações na pista para drenagem da pista:
Em planta, é até simples representar, mas a equipe da terraplanem e pavimentação solicitou o arquivo IFC contendo as inclinações para alguma finalidade deles.
Como que vocês modelariam esses planos, lembrando que em partes do circuito tenho inclinação ou para dentro, ou para fora (como representado na imagem acima).
Comecei novamente utilizando a VIGA, pois tenho o controle da inclinação, mas gera um "dente" quando inverto a inclinação. Um exemplo:
Com a criatividade de vocês, como poderia fazer um plano "torcendo" para um lado e para outro de forma suave e com o controle da inclinação?
Solucionado! Ir para Solução.
ontem
Oi, @Gabriel Conti !
Acredito que a ferramenta mais adequada para a sua necessidade seria a Malha.
Você pode construir a Malha da mesma forma da laje e acrescentar os pontos que serão necessários sofrer alteração da altura. A Malha vai te permitir criar os pontos necessários e aplicar altura para cada um deles de forma individual.
Em termos de representação em planta baixa, atente-se somente para que a modelagem de duas malhas, coladas uma na outra, gera uma linha divisória entre elas. Para evitar isso, tente manter toda a sua modelagem com uma única malha para ter uma representação mais próxima do que você deseja
ontem
Oi, @Gabriel Conti !
Acredito que a ferramenta mais adequada para a sua necessidade seria a Malha.
Você pode construir a Malha da mesma forma da laje e acrescentar os pontos que serão necessários sofrer alteração da altura. A Malha vai te permitir criar os pontos necessários e aplicar altura para cada um deles de forma individual.
Em termos de representação em planta baixa, atente-se somente para que a modelagem de duas malhas, coladas uma na outra, gera uma linha divisória entre elas. Para evitar isso, tente manter toda a sua modelagem com uma única malha para ter uma representação mais próxima do que você deseja
ontem
Eu havia pensando na Malha, mas por ser algo manual em toda a extensão, estava torcendo para ter algo menos trabalhoso.
Vou tentar aqui
Obrigado.
ontem
Olá!
Cara, pior que acho que não tem uma solução automatizada para isso, infelizmente ainda não temos uma ferramenta de rampa que facilitaria isso. Mas, além da dica da @Patricia Angelim, acredito que você possa manter o seu traçado de vigas e lajes, fazer uma cópia de backup para um layer ou opção de projeto invisível, e transformar o original em morphs e subir uma aresta de uma lado só e depois subir o vértice da laje, fazendo a concordância das alturas. As arestas que vão aparecer no meio, você pode seleciona-las e defina-las como suave para sumirem do 3d e da planta baixa (elas vão aparecer no IFC, mas acho que não influencia para o topográfico). O lado ruim dessa solução é a falta de parametria do percurso, mas caso alguma curva mude, vc pode pegar o trecho no backup e copia-lo para editar novamente.
ontem
@Patricia Angelim e @Ricardo Heim
Obrigado pelas dicas.
Basicamente fiz uma mescla dos dois:
Tenho ainda a modelagem em vigas salvas em um vegetal a parte para controle das curvas do traçados e utiliza-la como rascunho, algo que ja tinha modelado, mas na escolha de criar um MORPH, unir tudo para editar, achei menos trabalhoso ir direto para a malhar e editar os pontos manualmente. Alguns tive de ajustar na unha mas a maioria, como já sabia a altura final, foi até que rápido.
Só espero não ter mudanças, pois como não é paramétrico, o retrabalho vai ser "bem animador".
Obrigado.