2024-10-02 01:26 PM - editado 2024-10-02 04:13 PM
O BIMmTool é um complemento do Archicad projetado especificamente para importar, analisar, modelar, controlar e arquivar nuvens de ponto, suportando totalmente os fluxos de trabalho Scan2BIM. Essa ferramenta é perfeitamente integrada ao ambiente Archicad para facilitar todos os fluxos de trabalho que envolvem nuvens de ponto, permitindo a criação conveniente e eficiente de modelos BIM diretamente a partir de seus dados de varredura a laser, sem a necessidade de aplicativos de terceiros.
Com o BIMmTool, você pode:
Importar um número ilimitado de posições de escaneamento únicas a partir de nuvens de pontos estruturadas.
Importar nuvens de pontos grandes e não estruturadas (E57 e LAZ), com o tamanho de arquivo máximo limitado apenas pela RAM disponível.
Reduzir a resolução, divida e organize nuvens de pontos.
A partir do Archicad 28, o BIMmTool Lite está incluído com seu SSA, assinatura ou contrato Forward. Ele oferece funções básicas, como importar, organizar e exibir nuvens de pontos em várias resoluções, bem como visualizá-las no modo panorâmico.
No entanto, é importante notar que o BIMmTool não melhora o desempenho do Archicad ao trabalhar com nuvens de pontos, nem aumenta o numero máximo de pontos em uma única nuvem de pontos que pode ser exibida em uma Vista do Archicad.
Você pode encontrar os requisitos do sistema de instalação do BIMmTool com as configurações recomendadas aqui. Todas as versões estão disponíveis para baixar em BIMm Solutions - Download (bimm-solutions.com) para Windows, MacOS Intel, MacOS M1/M2/M3. Durante a instalação, certifique-se de selecionar a pasta "Extensões" para a versão específica do Archicad que você deseja usar. Se você tiver várias versões do Archicad instaladas, clique em "Buscar" para localizar e selecionar a pasta "Extensões" do Archicad 28 BRA.
BIMmTool Viewer (sem licença) - você pode instalar o BIMmTool para abrir e visualizar nuvens de pontos, com a opção de alternar a resolução da nuvem de pontos conforme necessário;
BIMmTool Lite para clientes SSA/Forwarde Assinatura;
BIMmTool Pro.
Obter uma Licença Lite ou de Avaliação:
Registre-se na loja on-line usando seu e-mail;
Seleccionar o tipo de licença (Lite ou Avaliação);
Você deve receber um e-mail com o link para se registrar no 10Duke (Sistema de Licenças);
Inicie o Archicad e o BIMmTool;
No menu suspenso do BIMmTool, vá para "Informações da Licença" e faça o login com sua conta 10Duke;
Abra a guia "Licenças" e selecione a licença que você obteve/comprou anteriormente;
Clique em "Ativar Licença".
Cadastre-se na loja online;
Selecione o tipo de licença;
Preencha o formulário de pedido com o endereço de cobrança completo e as informações da empresa;
Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail para se registrar no 10Duke;
Inicie o Archicad e o BIMmTool;
No menu suspenso do BIMmTool, vá para "Informações da Licença" e faça login com sua conta do 10Duke;
vá para a guia "Licenças" e selecione a licença que você comprou anteriormente;
clique em "Ativar Licença".
Clicar em Gerenciar licenças da Empresa o direcionará para o 10Duke, onde os administradores de licenças podem gerenciar usuários e licenças. Na guia Ações adicionais, você pode migrar licenças, obter uma avaliação gratuita, comprar a versão completa e obter a IDS de hardware para uma licença offline de longo prazo. A versão do BIMmTool (por exemplo: "28, lançamento 01, beta B03") é exibido no canto inferior direito, o que é importante para o suporte técnico.
Você pode convidar colegas para compartilhar uma Licença do BIMmTool, mesmo que tenha apenas uma licença ou múltiplas licenças. Para usar uma licença offline, selecione-a e clique em "Reservar", o que a reserva por três dias. Para empresas com acesso limitado à internet, uma licença offline de longo prazo pode ser baixada, vinculando-a a uma pessoa e um computador por um ano.
Uma nuvens de pontos é uma coleção de muitos pontos individuais no espaço 3D. Cada ponto tem uma localização específica definida por suas Coordenadas (como x, y e z) e, muitas vezes, traz informações sobre a cor desse ponto. Imagine uma nuvem feita de pontos, onde cada ponto representa uma pequena parte da superfície de um objeto. Juntos, esses pontos criam uma imagem digital 3D do mundo real.
Nuvens de ponto não estruturadas são apenas um grande amontoado de pontos. Esses pontos não estão organizados em nenhuma ordem específica, e não há nenhuma ligação entre eles. Eles são como um grupo disperso de pontos no espaço. Pense nisso como se estivesse pegando um punhado de areia e jogando-o no chão. Os grãos de areia caem de forma aleatória.
Essas Nuvens de Ponto não estruturadas são geralmente criadas por meio da digitalização de um objeto ou ambiente de diferentes ângulos e, em seguida, combinando os dados. Embora eles capturem muitos detalhes, a falta de organização pode dificultar o processamento ou a análise dos dados.
Vantagens (digitalizadores móveis, drones):
Rápida aquisição de dados em grandes áreas;
Capazes de escanear do ar ou em locais de difícil acesso.
Desvantagens:
As posições de escaneamento não estão disponíveis, o que dificulta a compreensão das localizações exatas;
Precisão mais baixa (1-3 centímetros a 10 metros) e menor densidade de pontos;
Não há imagens panorâmicas, portanto, a modelagem é limitada a Vistas de planta e corte.
As nuvens de ponto estruturadas, por outro lado, são organizadas em uma grelha ou padrão. Os pontos são dispostos de forma sistemática, o que facilita a compreensão de suas relações entre si. Imagine plantar sementes em uma grelha ordenada e organizada em um jardim. Cada semente tem um ponto específico, e você sabe onde ela está em relação às outras.
Esse tipo de organização geralmente é criado por meio de dispositivos como scanners a laser que capturam dados de forma sistemática, como linha por linha ou camada por camada. Como as nuvens de ponto estruturadas são mais organizadas, é mais fácil trabalhar com elas, especialmente para criar modelos 3D precisos ou para tarefas que exijam uma análise detalhada.
Vantagens:
Alta Precisão e exatidão (1-4 milímetros a 10 metros);
Alta densidade de pontos;
Capacidade de capturar cores e reflexividade;
Resolução de digitalização ajustada. Útil para modelagem detalhada usando imagens panorâmicas.
Desvantagens:
Gerar grandes quantidades de dados, o que significa tempos de processamento mais longos;
Pode ter cobertura ruim de elementos que são altos ou difíceis de alcançar.
As nuvens de ponto híbridas combinam o melhor das nuvens de ponto estruturadas e não estruturadas. Eles usam uma combinação de diferentes tecnologias de escaneamento para capturar um conjunto completo de dados. Essa aproximação aproveita a alta precisão dos métodos estruturados e a cobertura rápida e por área dos métodos não estruturados. Por meio da integração de diferentes tipos de dados, as nuvens de ponto híbridas podem fornecer uma visão mais abrangente e detalhada da área digitalizada.
Por exemplo, uma nuvens de ponto híbrida pode usar um scanner terrestre para capturar informações detalhadas do interior de um edifício e um drone para capturar o exterior e a cobertura. Dessa forma, você obtém alta precisão onde ela é mais necessária e ampla cobertura onde a velocidade e a acessibilidade são mais importantes.
Vantagens:
Combina alta precisão com ampla cobertura de área;
Coleta de dados mais abrangente;
É capaz de se adaptar a diferentes necessidades e ambientes de projetos.
Desvantagens:
Complexidade maior de configuração e processamento;
Pode exigir mais equipamentos e conhecimento especializado.
Depende do que você precisa. Nuvens de pontos não estruturadas são úteis para varreduras rápidas em grandes áreas ou em locais de difícil acesso, onde a velocidade e a cobertura são mais importantes do que o alto detalhe. Nuvens de pontos estruturadas são melhores se precisar de alta precisão, modelagem detalhada e estiver trabalhando em um ambiente controlado. Opte por nuvens de Ponto híbridas quando precisar de um equilíbrio entre precisão e cobertura, ou quando seu projeto envolver diferentes tipos de ambientes e você quiser capturar o melhor dos dois mundos.
Nuvens de pontos estruturadas podem ser importadas como digitalizações individuais, independentemente de sua numeração e tamanho. Durante a fase de Importação de pré-visualização, você pode posicionar a nuvem de pontos corretamente usando coordenadas de pontos de pesquisa, garantindo que ela seja colocada com precisão no espaço do projeto. Esse processo o ajuda a usar nuvens de pontos georreferenciados de forma eficaz, permitindo a colocação precisa usando pontos de topografia. Você também pode definir as alturas dos pavimentos para corresponder aos níveis do edifício, o que é útil para organizar os dados de acordo com os diferentes Pisos. Esta fase de pré-visualização oferece uma visão rápida de grandes projetos, ajudando a gerenciar e organizar os dados de forma eficiente antes da importação final.
Na fase de Importação final, você pode colocar os escaneamentos em pavimentos específicos e travar os objetos escaneados para manter suas posições. Isso garante que as nuvens de ponto estruturadas permaneçam posicionadas com precisão e evita alterações acidentais, mantendo a integridade dos dados georreferenciados. Essas etapas facilitam a integração de dados com outros membros do projeto, pois o projeto permanece georreferenciado e organizado.
O tamanho máximo do arquivo para nuvens de ponto não estruturadas depende da memória disponível do seu computador, calculada subtraindo a memória usada da memória total. Durante a fase de Importação de pré-visualização de pontos, comece importando uma pré-visualização da nuvem de pontos e posicionando-a corretamente perto da origem do projeto Archicad. Essa etapa garante que a nuvem de pontos esteja no lugar certo para seu projeto. Você também pode usar pontos de levantamento para trabalhar com nuvens de ponto georreferenciadas, certificando-se de que estejam alinhadas com precisão às coordenadas do projeto. Adicionalmente, você pode definir as alturas dos pavimentos para organizar os dados de acordo com os diferentes níveis do edifício.
Na fase de Importação final das nuvens de ponto, você pode dividir a nuvem de pontos em pavimentos separados usando um afastamento para o plano de divisão. Isso permite gerenciar os dados da nuvem de pontos por pavimentos, o que é útil para grandes projetos. Para projetos muito grandes, é possível dividir ainda mais a nuvem de pontos em blocos menores, com o tamanho do bloco sendo ajustado para atender às suas necessidades. Essa organização torna mais gerenciável o manuseio e o trabalho com dados extensos de nuvens de pontos.
Nuvens de ponto por Pisos:
É importante evitar a criação de tamanhos de bloco muito pequenos, pois isso pode levar a um número excessivo de blocos em cada Piso, gerando várias nuvens de pontos individuais. Ter muitas nuvens de ponto pequenas pode reduzir significativamente o desempenho do Archicad, tanto em 3D quanto na Vista do pavimento.
Nuvens de ponto híbridas são simplesmente nuvens de ponto não estruturadas misturadas com panoramas de 360° baseados em localização. Elas podem ser apresentadas no Navegador BIM com escaneamentos estruturados. Através do IVION as ferramentas de nuvem simplificam o gerenciamento de dados de nuvens de pontos híbridos do NavVis.
Janela do navegador para selecionar dados de escaneamento;
Nome do escaneamento;
Número de pontos de escaneamento na captura (incluindo os inválidos);
Tipo de escaneamento, estruturado/não estruturada;
Divisão por Pisos sim/não;
Afastamento do nível de divisão em relação às alturas do Piso;
Dividir a nuvens de pontos em blocos sim/não;
Comprimento da aresta dos blocos;
Número mínimo de pontos por bloco;
Seleção de Vegetais para armazenar os escaneamentos;
Estado: não calculado / em cálculo / calculado / modificação em cálculo;
Tipo de posicionamento para importação;
Definições do usuário para a resolução máxima (disponível apenas para usuários da licença Pro);
Definido Pela Colocação de objetos de nuvem de pontos: colocação por pavimento, elementos de bloqueio.
Formato | Fabricante | Tipo de nuvem de pontos |
E57 escaneamentos únicos | neutro | estruturado |
E57 um arquivo | neutro | estruturado/não estruturado |
E57 um arquivo | neutro | estruturado |
*.fls | Faro | estruturado |
*.lsproj | Faro | estruturado |
*.lps | Luposcan | estruturado |
*.lpo | Luposcan | estruturado |
LAS | não estruturado | |
LAZ | não estruturado | |
*.zfs | Z&F | estruturado |
*.3dd |
Riegl |
estruturado |
*.lgsx | Leica | estruturado/não estruturado |
*.lgsx | Leica | estruturado |
*.lgsx | Leica | não estruturado |
Ao importar os dados da nuvem de pontos, a definição de resolução determina o nível de detalhamento da digitalização, sendo que um espaçamento menor entre os pontos proporciona maior resolução e mais detalhes. Uma resolução mais alta também significa tamanhos de arquivo maiores. Reduzir a resolução da nuvem de pontos para 2,5 ou 10 milímetros pode tornar o tamanho do arquivo muito menor. No entanto, essa redução de tamanho é menos perceptível em nuvens de pontos não estruturadas porque os escâneres móveis já coletam dados com menos pontos.
As resoluções podem ser ajustadas de acordo com a distância e a necessidade de detalhes. As opções de resolução máxima (2 mm, 5 mm, 10 mm) estão disponíveis apenas para licenças Pro. Resoluções mais baixas (25 mm, 100 mm, 250 mm) capturam formas gerais e são melhores para grandes áreas ou digitalizações menos detalhadas.
Na Janela 3D, a resolução das nuvens de ponto é exibida dependendo da distância da câmera. As definições no PointCloud Switcher ou nas opções de visualização do modelo definem a resolução mais alta. A resolução não é sobre a precisão da nuvem de pontos, mas sobre a densidade da nuvem de Pontos.
Predefinições de resolução:
Resolução | 2 mm | 5 mm | 10 mm |
2 mm | X até 5 m | ||
5 mm | X até 5 m | ||
10 mm | X até 5 m | ||
25 mm | X até 50 m | X até 50 m | X até 50 m |
100 mm | X até 100 m | X até 100 m | X até 100 m |
250 mm | X até 100 m | X até 100 m | X até 100 m |
PointCloud com 10/5/2 (a resolução mais alta) mm:
Uma combinação de resoluções de escaneamento de 2/5/10 mm:
Resolução de digitalização de 25 mm (disponível para licenças Lite):
Resolução de digitalização baixa de 250 mm (Disponível para Licenças Lite):
O PointCloud Switcher é uma ferramenta que abre em uma janela separada e surge automaticamente quando você ativa o BIMmTool. Para acessar o PointCloud Switcher, basta ir para a guia BIMmTool e selecioná-lo a partir das opções.
O Point Cloud Switcher permite gerenciar nuvens de pontos de forma eficiente, selecionando escaneamentos individualmente, por pavimento ou por grupos. O recurso "usar escaneamentos ativos" simplifica o processo, incluindo apenas as nuvens de ponto ativadas para modelagem.
É possível ativar ou desativar nuvens de pontos em todas as Vistas ou especificamente em plantas, cortes e janelas 3D. As nuvens de ponto permanecem visíveis até que sejam desativadas nas Opções de Visualização do Modelo.
Escolha e ative escaneamentos individualmente ou coletivamente em diferentes Vistas;
Ajuste a resolução do escaneamento (baixa a muito alta para usuários Pro);
Visualize diferentes nuvens de pontos: original, análise delta ou comparações de modelo;
Revele pontos ocultos anteriormente encobertos pela caixa de corte.
O Gestor de Tarefas é uma ferramenta avançada, projetada para simplificar a criação, o gerenciamento e a análise de tarefas como análises de desvio e colocação de ortofotos. Depois que uma tarefa* é criada, ela aparece no Gestor de Tarefas e pode ser editada em uma tabela.
*Nesse contexto, uma "tarefa" se refere a uma tarefa ou operação que está sendo processada no BIMmTool.
Veja a seguir um detalhamento de seus principais recursos:
Atribua elevações superior e inferior;
Especifique o pavimento ou o corte relevante;
Seleccionados os escaneamentos a serem usados para o cálculo;
Escolha o tipo de destino, como planta, corte ou nova planilha;
Defina o Vegetal para guardar os resultados.
Com a opção "Calcular & Inserir", você pode processar e inserir ortofotos ou outros resultados automaticamente na localização desejada no Archicad, reduzindo o trabalho manual.
Crie ortofotos horizontais e verticais a partir de nuvens de pontos diretamente no Archicad;
Esse recurso oferece suporte a nuvens de ponto estruturadas e não estruturadas e é três vezes mais rápido que as versões anteriores;
Gerar ortofotos de alta resolução para tarefas especializadas, como a preservação de monumentos.
A Análise de Desvio oferece ferramentas para avaliar e comparar nuvens de ponto com modelos para controle de qualidade:
Os pontos dentro dos limites de tolerância são exibidos em verde, enquanto os desvios são marcados em vermelho, facilitando a identificação precoce de problemas de construção;
Exibe um gradiente de cores (vermelho, verde, azul) indicando quão próximo a nuvem de pontos está do modelo, o que a torna útil para identificar deformações, como forros curvados.
Esse recurso permite isolar e manipular áreas específicas da nuvem de pontos. Você pode:
Remova partes irrelevantes da digitalização (por exemplo, desordem, mobiliário);
Use a caixa de recorte para isolar detalhes específicos, como portas, janelas ou elementos históricos.
O BIMmNavigator é uma ferramenta de visualização panorâmica projetada para visualizar, navegar e gerenciar dados de nuvens de pontos. Para nuvens de pontos estruturadas, os panoramas podem ser exibidos imediatamente após a importação dos dados. No caso de nuvens de ponto não estruturadas, panoramas virtuais podem ser gerados para fins de visualização.
O BIMmNavigator oferece um intervalo de recursos para uma navegação eficiente em nuvens de ponto. Você pode visualizar um panorama de 360 graus a partir de posições de escaneamento individuais de nuvens de pontos estruturadas. A lista de escaneamentos é organizada por pavimento ou grupo, permitindo uma navegação fácil pelo projeto de escaneamento ao exibir e selecionar outras posições na visualização de 360 graus.
Os usuários podem alternar entre os modos de cor e refletividade, e é possível criar novas pastas de grupos para uma melhor organização. A ferramenta também oferece a opção de exibir a Vista selecionada em 3D, abrindo a janela 3D do Archicad a partir da mesma perspectiva. Os escaneamentos podem ser excluídos quando necessário, e o fundo pode ser personalizado.
Além disso, o brilho e o contraste podem ser ajustados para melhorar a visibilidade, e você pode avançar e retroceder pelo pavimento da vista panorâmica para revisitar perspectivas anteriores.
A paleta BIMmTool evoluiu para a paleta Easy2Model, agora simplificada para se concentrar nas principais funções necessárias para a modelagem a partir do BIMmNavigator. Uma atualização notável é a função "Captura 3D" , que agora apresenta um novo ícone "2D/3D" , permitindo que as funções do Easy2Model sejam utilizadas de forma perfeita nas Vistas de planta e da janela 3D.
Vínculo ortogonal: Substituindo o antigo "Ajuste de Ângulo", este novo recurso permite modelagem ortogonal precisa, garantindo o alinhamento com a nuvem de pontos, sem ultrapassar uma desviante definida. Ele centraliza os componentes e respeita a orientação da planilha.
Ferramentas em Nuvem: Agora integrado à plataforma IVION da NavVis, permitindo que os titulares de licenças do BIMmTool Pro acessem panoramas diretamente no Archicad e os modelem usando o Easy2Model.
Conectar: Esse ícone abre interfaces para o PointCab's Origin e Lupo Scan, permitindo a colocação de ortofotos e análises delta diretamente no Archicad.
Ortofotos: Essa nova função gera ortofotos horizontais e verticais de alta resolução a partir de nuvens de ponto, estruturadas ou não estruturadas. O processo é significativamente mais rápido e se alinha ao fluxo de trabalho do Archicad, facilitando a modelagem, especialmente para tarefas como a preservação de monumentos.
Análise delta: Essa ferramenta exibe os desvios entre a nuvens de pontos e um plano de referência, ajudando a avaliar as deformações do edifício, as irregularidades estruturais e a precisão da construção. É muito útil para comparar o estado atual de um site com o modelo projetado.
Caixa de recorte de nuvens de ponto: Esse recurso permite cortar ou ocultar seções da nuvem de pontos, aplicando uma caixa de recorte. É útil para limpar a nuvem de pontos, isolar detalhes específicos, como portas ou estátuas, e gerar em novas nuvens de pontos de resolução mais alta a partir de áreas selecionadas.
Você pode encontrar o manual detalhado do produto aqui.