em
2026-04-01
11:13 AM
- editado pela última vez em
2026-04-01
02:29 PM
por
Rita Gurjao
bom dia, não sei e aqui que eu possa tirar essa duvida:
A duvida em relação a expressão no archicad para extração da lista de material, por exemplo.:
eu criei uma lista com perfil complexo e a quantidade nativa do archicad (quantity), só que eu precisaria no final da quantidade que ele conseguisse somar mais um, para extrair a quantidade exata dos perfis, com a parede cortina, porque ficar sempre faltando um perfil, a minha ideia eh gerar montantes para obras de drywall e ai sempre fica faltando 1 perfil na conta, isso eh possível de ser feito..
Obrigado desde já.
em 2026-04-06 11:45 AM
Oi Carlos,
Eu não entendi por que você está usando montantes como placas de drywall e nem por que sempre fica faltando um perfil, mas não é possível resolver com expressões, porque cada propriedade é referente a um elemento. Não é possível criar uma propriedade que faça uma expressão utilizando o dado "Quantidade de itens X no projeto".
O que daria, por exemplo, seria que cada placa contasse como 20% a mais, ou uma expressão que calculasse a quantidade de placas da parede a partir de sua área (e arredondasse para cima no final, ou que somasse 1 no final), mas repare que essas opções são todas "contas" dentro da esfera do elemento (área do elemento), e não do projeto (quantidade de itens no projeto).
No seu caso, acho que a solução é selecionar sua parede cortina no 3d, clicar em "editar" selecionar a estrutura que você quer que seja um montante e aplicar a definição "montante".