em
2025-05-27
04:09 PM
- editado pela última vez em
2025-05-28
11:32 AM
por
Rita Gurjao
Quando tento mexer em um desenho no leiaute o archicad trava completamente e só consigo desligá-lo através do gerenciador de tarefas. Quando o programa trava, as abas ficam piscando.
Já tentei apagar e criar um novo leiaute, mas mesmo que funcione inicialmente, o problema acaba se repetindo logo depois. Já vi ouras reclamações idênticas no fórum internacional, mas nenhum soluções com soluções ainda. Alguém saberia como resolver isso?
Link da captura de tela em vídeo com o problema: https://drive.google.com/drive/folders/1THeYJV-dHrnAtPDOfhZ5jNw4IW0zY7gU
link dos mesmos problemas vistos por outros usuários:
link 1: https://community.graphisoft.com/t5/Documentation/Layout-freeze-when-clicked-on/m-p/656189#M67719
link 2: https://community.graphisoft.com/t5/Documentation/28-Layout-Book-Locking-Up-Freezing/td-p/651265
2025-06-03 04:33 PM - editado 2025-06-10 06:22 PM
Olá, @victor rocha
Sinto muito pelo que você está passando.
Verifiquei que a equipe de suporte técnico da Graphisoft já está analisando o seu caso. Estarei acompanhando de perto e, assim que houver uma solução, compartilharei aqui para ajudar outros membros da comunidade que possam estar passando pelo mesmo problema.
Espero que em breve possamos compartilhar uma solução.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-06-04 02:53 PM
Olá Rita, agradeço sua atenção nesse caso. Acabo de resolver o problema e trago aqui a mensagem explicativa que enviei ao técnico do suporte que me atendeu. Segue minha resposta:
Trago boas notícias. Com aquela sua questão sobre as outras pranchas comecei a prestar mais atenção nos leiautes mestres, tentando rastrear o problema, e acabei chegando no ponto zero do travamento que era o logotipo do escritório em DWG. Por algum motivo que eu não sei qual é, quando clicava no logotipo, todo o documento travava. Diante disso, apaguei o leiaute mestre inteiro (por via das dúvidas) e substituí por um novo que criei na hora. Deu tudo certo e o programa voltou a rodar normalmente em todas as pranchas.
Mas no geral, ficam algumas dúvidas:
1) O leiaute problemático estava presente em todas as séries, porém só a série 300 estava travando. Os outros apresentavam lentidão, mas não chegavam ao ponto de travar completamente.
2) Ainda não sabemos o que pode ter ocorrido com as polylines (o logo dwg estava explodido) para gerar esse erro.
Por não saber o motivo exato do erro, fico com receio de que isso volte a acontecer, porém, pelo menos agora já sabemos como contornar isso.
Agradeço pelo seu tempo e atenção.
Agradeço a equipe do suporte que foi essencial na solução do problema.
2025-07-01 12:38 PM - editado 2025-07-01 12:38 PM
Olá, @victor rocha
Obrigada pelas informações e por compartilhar tão detalhadamente o que encontrou. Acompanhando o caso, também notei que o elemento "cerca de aço" estava contribuindo para o problema de desempenho, pois havia polígonos degenerados associados a ele.
Mais uma vez, obrigada pelo retorno aqui na comunidade. Tenho certeza que sua experiência vai ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema.
Rita Gurjão
Community Expert