2023-05-24 11:41 AM - editado 2023-08-23 06:01 PM
Este artigo foi criado por uma Treinadora Certificada Graphisoft Brasil 2023!
Convidamos os Treinadores Certificados da Graphisoft Brasil para compartilhar dicas e truques no Archicad. Neste artigo, vamos aprender com a @Julia Saldanha como fazer elevações interiores de pontos elétricos.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento com outros usuários apaixonados pelo Archicad.
As elevações e cortes de ambientes são itens muito importantes para o detalhamento de arquitetura de interiores. Especialmente no Archicad, em que construímos um modelo virtual que se aproxima do modelo real, podemos extrair com facilidade quantos cortes e elevações precisarmos.
Além disso, dentro de uma mesma elevação podemos extrair diversas representações, variando as combinações dos filtros de vistas do Archicad. Uma mesma elevação pode representar o modelo completo, ressaltar os revestimentos, ou até mesmo permitir uma compreensão maior dos pontos elétricos de um modelo. Para cada, basta pré-definir Combinações de Vegetais e Sobreposições Gráficas específicas, por exemplo.
Pensando nisso, neste artigo trouxemos um tutorial de como garantir a visualização de instalações elétricas em elevações interiores, visualizando também os limites do layout do modelo.
Para visualizar apenas as instalações elétricas sem layout, o fluxo é resolvido facilmente criando uma Combinação de Vegetais com os Vegetais do layout desligados. Porém, quando queremos ver ainda o contorno desses elementos, a solução é o uso de Sobreposição Gráfica.
Antes de tudo, é necessário que sua elevação tenha dentro de suas Definições, na gaveta de Aparência do Modelo, a Transparência habilitada:
Em seguida, siga o caminho Documentação > Sobreposição Gráfica > Combinações de Sobreposição Gráfica.
Crie uma nova Combinação de Sobreposição Gráfica para as elevações de instalações elétricas.
Em "Gerenciar Regras", crie uma nova regra chamada "2D & 3D – Elevações 2D & 3D - Elevações - Layout Transparente".
Para os critérios, por default as sobreposições gráficas trazem o de Tipo de Elemento, para qual o valor definiremos como "Tipos 3D".
Para o fluxo proposto, adicionaremos o critério de vegetais e no valor escolheremos todos os possíveis vegetais cujos elementos gostaríamos que a sobreposição incidisse (mobiliários, bancadas, layout, etc).
Para o estilo de sobreposição, temos que ter atenção a 3 pontos:
1. Deixar as linhas do elemento como tracejados para o contorno do layout parecer como uma "projeção";
2. Habilitar o "Tipo de Trama" para "Trama Vazia" e Caneta de Clano de fundo 0, para caso queiramos aproveitar também essa Sobreposição Gráfica para plantas baixas de ambientes com pontos de piso;
3. Habilitar a Sobreposição de Superfície e escolher a Superfície de Ar, assim o elemento não terá opacidade.
No final, vamos adicionar a regra de Sobreposição Sráfica que criamos à sua respectiva Combinação. Ao criarmos uma vista no Mapa de Vistas para este ponto de vista de Elevação Interior, podemos designar a Combinação de Sobreposição Gráfica correta e garantir o salvamento dessa representação.
Lembrando que caso seja um fluxo frequente de trabalho, o ideal é aplicar a sobreposição para clones específicos e salvar no seu template. Assim evitamos refazer o mesmo processo para projetos futuros, garantimos maior assertividade e economia de tempo no dia-a-dia.
Espero que esse fluxo também te ajude!
Julia Saldanha I @Julia Saldanha
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada em Building Information Modeling pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Treinadora de Archicad certificada pela Graphisoft Brasil. Arquiteta e paisagista no escritório Faisal Arquitetos Paisagistas. Consultora técnica na SalaBIM - Escola de Archicad, lecionando sobre BIM, softwares Archicad e Twinmotion.