em
2025-04-28
09:48 AM
- editado pela última vez em
2025-04-28
09:49 AM
por
Rita Gurjao
Neste artigo, você vai aprender como manter a representação correta do desnível do piso na planta e na elevação. Com esse método, é possível garantir precisão na documentação e evitar ajustes manuais ou erros no projeto.
1. Acesse o Gestor de Propriedades em Opções > Gestor de Propriedades e crie uma nova propriedade chamada, por exemplo, Desnível.
2. Em seguida, crie outra Propriedade com a seguinte expressão "Afastamento do Piso de Origem - Desnível".
3. Certifique-se de aplicar essa propriedade à Classificação correta do objeto que será utilizado. No meu caso, estou usando o objeto "Ponto hidro".
4. Notem que, na planta, o objeto está com um afastamento de 0,60m, mas na elevação aparece como 0,62m, devido a um desnível de 2 cm na cozinha. Para corrigir isso, precisamos adicionar esse desnível.
No objeto "Ponto hidro", insira o valor do desnível. Se o desnível for abaixo do nível, utilize "-0,0".
Agora, a planta exibirá corretamente o desnível.
5. Agora, na planta, utilize a Altura - Desnível para que o cálculo seja feito corretamente, descontando o valor do desnível e exibindo a altura correta.
No rótulo "h = 0,58", utilize o Texto Automático de "Afastamento do Piso de Origem".
No rótulo "h = 0,60", utilize a Propriedade criada "Afastamento do Piso de Origem - Desnível".
7. Na elevação, ao atualizar, todos os elementos serão ajustados para o nível correto.
Espero que essa dica seja útil! Quem quiser contribuir para simplificar essa metodologia, é só comentar nesta postagem.
Arquiteto formado pela Estácio Ceará, com experiência no uso do Archicad desde a versão 17, integrando tecnologia e criatividade aos projetos. Atualmente, integra o ESTÚDIO SAMAMBAIA, atuando no desenvolvimento de projetos de condomínios de alto padrão e interiores. Tem interesse em modelagem BIM, processos criativos e parametrização- áreas que impulsionam seu aprimoramento contínuo e a exploração de novas possibilidades na arquitetura.