cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Gerenciamento de Dados & BIM
Sobre gerenciamento BIM dos atributos, mapas, templates, favoritos, módulos associados, projetos em geral, controle de qualidade, etc

REPRESENTAÇÃO CORTE - PAREDE, VIGA E MORPH

Gabriel Frank
Participante

Na versão do Archicad 26, quando há um corte que contem vigas ou morph dentro da parede a representação fica errada, como se não acontecesse a operação mesmo os materiais tendo forças diferentes e o elemento estar acima da parede.

3 RESPOSTAS 3
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Gabriel Frank 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

 

Você pode nos enviar uma captura de tela do problema no Archicad? Aguardo a imagem para tentar ajudar.

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil
Gabriel Frank
Participante

GabrielFrank_0-1686847382743.png

O problema acontece com Morph e vigas. Se a viga está dentro da parede ela só aparece o contorno, porém se move ela um pouco para o lado como mostra a imagem a trama aparece, mesmo a viga estando a frente da parede.

 


image.png
Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Gabriel! Tudo bem?

 

Vejo duas possibilidades que podem estar acontecendo:

1. Tanto sua viga e sua parede encontram-se com o índice do vegetal igual?

Para que elas possam interagir entre si (ou seja, excluir o volume uma da outra), elas precisam estar com o mesmo índice do vegetal.

Para verificar, pode abrir a janela de conjunto dos vegetais (control + L) e verificar o número que consta nos vegetais selecionados para seus elementos.

 

Caso eles estejam no mesmo índice de vegetal, te pergunto:

 

2. O material de construção das suas vigas tem prioridade de interceção maior do que o das suas paredes? Quais materiais você está utilizando?

Para verificar, você pode selecionar sua parede e sua viga, ir em opções > atributos do elemento > materiais de construção e assim irá abrir uma janela onde os materiais selecionados ficarão destacados. Verifica se o material da viga tem a prioridade maior do que a da parede - para que haja a exclusão do volume, o material da viga deve ter prioridade maior do que os elementos da parede.

 

Em relação ao Morph, este não irá excluir o volume da sua parede de forma automática, sendo necessário você realizar uma operação de elementos sólidos com de "subtração", escolhendo a parede como Alvo e o Morph como Operador.

 

Me fala se te ajudei ou se o erro persiste! 

Abraço!

Aprenda e conquiste certificados!