cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Dica do Mês, outubro de 2023: Como modelar e quantificar revestimentos de parede

Queridos membros da Community,

 

Vocês já devem ter se perguntado em um projeto como modelar e quantificar revestimentos de parede com diferentes alturas no Archicad. Para te ajudar, apresentamos nossa dica de outubro do @Benazzi Junior e @Diego Barreto. O Junior e o Diego apresentaram algumas sugestões para chegar no resultado necessário.

 

Modelagem

 

Para modelagem da parede com revestimentos em diferentes alturas, o Junior e o Diego sugeriram duas possibilidades:

 

Usando o Perfil Complexo 

 

A sugestão do Junior foi modelar a parede composta usando o Perfil Complexo e inserir Modificadores para controlar as alturas dos acabamentos de forma independente. Temos um exemplo como esse no nosso template BRA, o "PAR - Alvenaria, Reboco e Azulejo (paramétrico)". Com os Modificadores de Afastamento, podemos controlar na janela de Definições dos Padrões da Parede as alturas e espessuras dos acabamentos.

 

Captura de Tela 2023-11-17 às 09.54.01.png Captura de Tela 2023-11-17 às 09.57.20.png

 

Saiba mais sobre os Modificadores para Afastamento aqui.

 

Usando um volume de ar  

 

O Diego sugeriu subtrair o revestimento usando um volume de ar. Por exemplo, em situações que gostaríamos de retirar revestimentos acima do forro, nós podemos criar um volume de ar gerado a partir de uma cópia do elemento de forro com altura igual a distância entre forro e laje.

 

IMAGEM 02.png

 

Para saber mais sobre esse método, leia o artigo do Diego sobre Modelagem de revestimentos para Projetos Executivos.

 

Quantificação

 

Sobre a quantificação desses revestimentos, ambos ressaltaram a importância de usar um Mapa de Componentes e os parâmetros "Nome" e "Área de Componente Projetada (Líquida)" para extrair as informações corretas.

 

Para mais detalhes, confira o post original do fórum e, se desejar, deixe uma curtida para eles.

 

Menção honrosa

 

Gostaríamos de destacar a contribuição do @Luis Taboada que postou uma dica sobre como gerenciar diferentes cores para destacar elementos em plantas humanizadas sem precisar criar várias Regras de Sobreposição Gráfica. 

 

O Luis compartilhou a importância de pensarmos diferentes lógicas de trabalho sempre que temos uma tarefa repetitiva. Nesse caso, a sua estratégia para não criar diversas Regras de Sobreposição Gráfica para definir as cores de cada elemento é configurar a cor diretamente no elemento. Dessa forma, na representação de outros etapas de entrega, criamos uma única Regra de Sobreposição Gráfica para remover a cor dos elementos.

 

Para mais detalhes, confira o tópico original do fórum.


Parabéns ao @Benazzi Junior@Diego Barreto e @Luis Taboada por compartilharem seu conhecimento e se destacarem na dica do mês! Suas valiosas contribuições promovem uma comunidade mais forte e aumentam o conhecimento de todos os usuários!

 

Até o mês que vem!

 

Compartilha:
Contribudores