Olá membros da Graphisoft Community,
A dica deste mês surgiu em uma conversa no fórum de Documentação. @NateLumen perguntou se é possível nomear arquivos PDF com várias páginas usando Texto Automático. Essa funcionalidade é especialmente útil ao exportar múltiplos conjuntos de documentos, permitindo gerar nomes de arquivos organizados automaticamente, incluindo informações como data, sem a necessidade de renomeá-los manualmente.
Com as valiosas contribuições de @Barry Kelly e @MitchD, apresentamos abaixo um fluxo de trabalho simples e eficiente utilizando os recursos nativos de Texto Automático no Conjunto Publicador do Archicad.
Observação: Não será possível selecionar as palavras-chaves em um menu suspenso, você precisará digitá-las diretamente.
Rename the folder using AutoText keywords
Você pode personalizar o nome do arquivo de saída como quiser, usando campos de Texto Automático como <PROJECTNAME>, <PROJECT_DESCRIPTION> ou <SHORTDATE>.
Para definir o que será exibido nesses campos:
@Barry Kelly também compartilhou a página da ajuda do Archicad com a lista de outros comandos de Texto Automático. Note que eles precisam ser inseridos em inglês.
Com isso, você tem controle total sobre como seus PDFs ou pastas serão nomeados, garantindo consistência nos nomes em todas as exportações.
Personalizando campos de Texto Automático e localizando-os em Informações do Projeto.
Publicação com arquivo PDF agrupado.
Ao publicar, o PDF final agrupado usará automaticamente o Texto Automático como nome de arquivo.
Esse método funciona porque os atalhos mantêm os metadados do Livro de Leiautes, que podem ser referenciados pelo Texto Automático, algo que não acontece com pastas comuns.
@Barry Kelly também sugeriu um método alternativo, caso você prefira publicar todos os leiautes em uma única pasta, e não como um único arquivo PDF, utilizando a opção "Estrutura real de pastas":
Observação: Você pode nomear cada arquivo com Texto Automático, mas por padrão, o nome da pasta (subconjunto) não será exibido no nome do arquivo PDF.
Essa abordagem funciona bem se o seu fluxo de trabalho exige arquivos PDF individuais organizados por pastas, em vez de um único documento agrupado.
Ao utilizar a opção "Agrupar em um único PDF", o arquivo exportado assume o nome baseado no Texto Automático que você definiu, como data do projeto, nome ou descrição, gerando uma exportação limpa e com nomes consistentes.
Publicação de arquivos em PDF agrupado.
Se você optar por publicar usando a Estrutura Real de Pastas, cada pasta será nomeada com base no Texto Automático definido.
Publicação usando Estrutura Real de Pastas
Obrigado ao @MitchD por confirmar que esse método funciona, e ao @Barry Kelly pelo detalhe essencial sobre digitar manualmente o Texto Automático. Clique aqui para acessar a discussão no fórum. A página está em inglês, mas você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir o conteúdo para o português.
E um destaque para esta menção honrosa sobre como extrair coordenadas de um arquivo DWG sem atributos, apenas com linhas. Uma solução inteligente que dispensa o uso de ferramentas externas. A página está em inglês, mas você pode usar a extensão do Google Tradutor no Chrome para traduzir o conteúdo para o português.
Se você também tem uma dica ou truque, compartilhe na Graphisoft Community, ela pode ser destaque em nosso blog no próximo mês!