em 2025-10-31 04:08 PM
Estou precisando montar uma tabela específica de quantitativos de áreas. Criei uma zona para cada tipo (C.A, T.O, Área Coberta Fechada, Descoberta, etc...)
Quando vou montar a tabela, não consigo ajustar conforme o padrão que preciso seguir.
Padrão: Linhas com os pavimentos e colunas com os tipos
Archicad: faz separados os pavimentos e não consigo montar essa tabela.
Solucionado! Ir para Solução.
um mês atrás - editado pela última vez um mês atrás
Oi
Podes utilizar propriedades para organizar uma tabela tipo essa. É um pouco trabalhoso, mas funciona....hehe
Precisa ter uma propriedade diferente para cada coluna que quer criar. (ex: Coberta Fechada, Coberta Aberta, Descoberta)
Na expressão da propriedade utiliza algum critério para filtrar (que poderia ser a categoria da zona por exemplo) para retornar a área da zona ou retornar zero (caso não atenda ao critério). Algo assim:
E nas opções da coluna, importante marcar a opção de agrupar "Qualquer valor" e exibir "Soma de Valores".
Espero que ajude!
em 2025-10-31 04:57 PM
Esse tipo de tabela é chamado de pivô. Busquei informações mas não consegui encontrar como fazer no archicad.
um mês atrás
Eu acho os mapas do Archicad BEM limitados pra algumas coisas, uma delas é na hora de montar a "cara" final da sua tabela.
Uma alternativa é criar essa tabela final juntando varias Viewports do mapa lá na prancha + linhas e tramas conforme sua referência. Assim você consegue customizar a aparência dela como preferir e deixa toda parte de cálculo aparecendo em várias VPs do mapa que você ja tem.
Se for algo que se repete com frequência e deseja ter algo mais padrão, você pode fazer um objeto 2D que tem toda parte visual da tabela, deixando vazio o espaço para inserir o mapa com os resultados.
Esse print ajuda a entender onde temos o objeto ( toda parte cinza com textos, indicações e layout da tabela) e em verde o mapa, porém cortamos todo restante dele deixando só o resultado.
Ah, pode ser que você precise as vezes criar mais de 1 mapa para ter tudo o que precisa, dependendo da situação vai ser um mapa só calculando o total das áreas por exemplo...
veja se te ajuda de alguma forma!
um mês atrás - editado pela última vez um mês atrás
Oi
Podes utilizar propriedades para organizar uma tabela tipo essa. É um pouco trabalhoso, mas funciona....hehe
Precisa ter uma propriedade diferente para cada coluna que quer criar. (ex: Coberta Fechada, Coberta Aberta, Descoberta)
Na expressão da propriedade utiliza algum critério para filtrar (que poderia ser a categoria da zona por exemplo) para retornar a área da zona ou retornar zero (caso não atenda ao critério). Algo assim:
E nas opções da coluna, importante marcar a opção de agrupar "Qualquer valor" e exibir "Soma de Valores".
Espero que ajude!
um mês atrás
olá @MDa11posso ! tudo bem?
Minha recomendação é a seguinte:
criar duas tabelas, uma para os pisos separados, outra com as áreas, e no fim juntá-las na prancha, de modo que se pareça uma única. dessa forma conseguimos um resultado semelhante ao que você deseja. seguem os prints com as configurações das tabelas. o truque é na tabela com os andares, adicionar um campo "em branco / texto personalizado" para que não tenha nenhuma informação e você possa separar os pavimentos em linhas.
um mês atrás
Allan, obrigada pela dica, mas dá uma olhada no que o Leandro postou, consegui resolver conforme a dica dele
um mês atrás
Dimitrius, consegui resolver conforme o que o Leandro postou.
um mês atrás
Cara, nem sei como te agradecer! Sua dica foi além de valiosa, foi bem didática!!!!!!!!! Muito obrigada messssmo! Consegui resolver a tabela seguindo suas orientações.