cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.
SOLUCIONADO!

Tabela de áreas personalizada

MDa11posso
Colaborador(a)

Estou precisando montar uma tabela específica de quantitativos de áreas. Criei uma zona para cada tipo (C.A, T.O, Área Coberta Fechada, Descoberta, etc...)

Quando vou montar a tabela, não consigo ajustar conforme o padrão que preciso seguir. 

Padrão: Linhas com os pavimentos e colunas com os tipos

Archicad: faz separados os pavimentos e não consigo montar essa tabela.

PADRAO.jpgCOMO ESTÁ.jpg
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
leandro_cavalheiro
Participante

Oi

Podes utilizar propriedades para organizar uma tabela tipo essa. É um pouco trabalhoso, mas funciona....hehe

Precisa ter uma propriedade diferente para cada coluna que quer criar. (ex: Coberta Fechada, Coberta Aberta, Descoberta)

Na expressão da propriedade utiliza algum critério para filtrar (que poderia ser a categoria da zona por exemplo) para retornar a área da zona ou retornar zero (caso não atenda ao critério). Algo assim:

leandro_cavalheiro_1-1762204497403.png

E nas opções da coluna, importante marcar a opção de agrupar "Qualquer valor" e exibir "Soma de Valores".

leandro_cavalheiro_0-1762204363776.png

Espero que ajude!

Exibir solução no post original

7 RESPOSTAS 7
MDa11posso
Colaborador(a)

Esse tipo de tabela é chamado de pivô. Busquei informações mas não consegui encontrar como fazer no archicad.

Allan_Fx
Participante

Eu acho os mapas do Archicad BEM limitados pra algumas coisas, uma delas é na hora de montar a "cara" final da sua tabela.

Uma alternativa é criar essa tabela final juntando varias Viewports do mapa lá na prancha + linhas e tramas conforme sua referência. Assim você consegue customizar a aparência dela como preferir e deixa toda parte de cálculo aparecendo em várias VPs do mapa que você ja tem.

Se for algo que se repete com frequência e deseja ter algo mais padrão, você pode fazer um objeto 2D que tem toda parte visual da tabela, deixando vazio o espaço para inserir o mapa com os resultados.

Esse print ajuda a entender onde temos o objeto ( toda parte cinza com textos, indicações e layout da tabela)  e em verde o mapa, porém cortamos todo restante dele deixando só o resultado.

Allan_Fx_0-1762201132359.png

Ah, pode ser que você precise as vezes criar mais de 1 mapa para ter tudo o que precisa, dependendo da situação vai ser um mapa só calculando o total das áreas por exemplo... 
veja se te ajuda de alguma forma!

Solução
leandro_cavalheiro
Participante

Oi

Podes utilizar propriedades para organizar uma tabela tipo essa. É um pouco trabalhoso, mas funciona....hehe

Precisa ter uma propriedade diferente para cada coluna que quer criar. (ex: Coberta Fechada, Coberta Aberta, Descoberta)

Na expressão da propriedade utiliza algum critério para filtrar (que poderia ser a categoria da zona por exemplo) para retornar a área da zona ou retornar zero (caso não atenda ao critério). Algo assim:

leandro_cavalheiro_1-1762204497403.png

E nas opções da coluna, importante marcar a opção de agrupar "Qualquer valor" e exibir "Soma de Valores".

leandro_cavalheiro_0-1762204363776.png

Espero que ajude!

DimitriusMega
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

olá @MDa11posso ! tudo bem?

Minha recomendação é a seguinte:
criar duas tabelas, uma para os pisos separados, outra com as áreas, e no fim juntá-las na prancha, de modo que se pareça uma única. dessa forma conseguimos um resultado semelhante ao que você deseja. seguem os prints com as configurações das tabelas. o truque é na tabela com os andares, adicionar um campo "em branco / texto personalizado" para que não tenha nenhuma informação e você possa separar os pavimentos em linhas.

Captura de Tela 2025-11-04 às 17.54.10.pngCaptura de Tela 2025-11-04 às 17.55.50.png

Allan, obrigada pela dica, mas dá uma olhada no que o Leandro postou, consegui resolver conforme a dica dele

Dimitrius, consegui resolver conforme o que o Leandro postou.

Cara, nem sei como te agradecer! Sua dica foi além de valiosa, foi bem didática!!!!!!!!! Muito obrigada messssmo! Consegui resolver a tabela seguindo suas orientações.

Ainda com dúvidas?

Explore mais conteúdos

Voltar aos fóruns

Confira soluções recentes

Soluções aceitas

Inicie nova conversa!