em 2025-09-23 10:24 AM
fonte batismal, destaque para os vitrais Tenho uma dúvida, como posso fazer esse tipo de vitral no archicad, essa modelagem foi feita no sletchup, mas gostaria de fazer no archicad, para fazer os vitrais eu desenho no ilustrator exporto a imagem para o sketchp e então coloco nas janelas, como eu poderia fazer esse tipo de processo no archicad. Outra dúvida, se olharem vão ver algumas letras escritas no mármore, gostaria de saber como posso fazer, geralmente faço no ilustrator e depois passo para o sketchp por meio de DXF assim extrudo e aplico textura, nessa foto não esta sob o mármore mas a letra está no mesmo nível. Obrigado pela atenção.
2025-09-24 05:14 PM - editado 2025-09-24 05:49 PM
Olá, @Adeilson
Tudo bem?
No Archicad podemos modelar algo de diferentes maneiras e a escolha depende dos nossos objetivos.
Para os vitrais, como você já faz o desenho em outro programa, o caminho mais prático é criar uma Superfície e usar a imagem como Textura. Em Opções > Atributos do Elemento > Superfície, crie uma nova Superfície e aplique a imagem que você criou. Não esqueça de ajustar a Transparência se quiser que a imagem seja translúcida e configurar as dimensões da textura para que fiquem corretas. Se for usar uma janela padrão, edite o vidro e substitua a Superfície pelo vitral que você criou.
Essa é a forma mais simples, mas se quiser ter maior controle sobre os subelementos do vitral para edição e documentação, a Parede Cortina pode ajudar. No Graphisoft Learn existe um treinamento que explica isso e pode ser acessado aqui.
Quanto às letras no mármore, é possível usar a mesma estratégia. Importe o DXF com as letras e use a ferramenta Morph para fazer a extrusão. Isso permite aplicar materiais diferentes e ter mais controle sobre a modelagem. Você pode conhecer melhor a ferramenta Morph aqui.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert