cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Novo conjunto de propriedades de materiais de construção para avaliação do ciclo de vida e cálculos de sustentabilidade

Emoke Csikos
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

 

Os cálculos da Avaliação do Ciclo de Vida da construção exigem entrada validada

Nas versões anteriores do Archicad, as propriedades do Material de Construção fornecidas pela Graphisoft como conteúdo do modelo estavam desatualizadas. Sua fonte não foi indicada, portanto, esses valores não puderam ser usados para cálculos de ciclo de vida de construção a jusante como entrada validada.

Valores e conjuntos de propriedades de material de construção atualizados

A partir da versão 26, Archicad fornece conjuntos de propriedades e valores atualizados para seus materiais de construção prontos para uso, com base em dados publicados no banco de dados alemão ÖKOBAUDAT.
Use essas propriedades validadas para documentar dados de energia e pegada de CO2incorporados para análise do ciclo de vida de edifícios e relatórios de sustentabilidade.

As novas propriedades do Material de Construção estão no Grupo de Propriedade Ambiental:

EmokeCsikos_0-1653069595831.png

Descrições ambientais das propriedades dos materiais de construção

Passe o mouse sobre o nome da propriedade para ler uma descrição.A última propriedade do grupo é a Fonte de Dados, que é um link que leva você à página do Material de Construção selecionado no banco de dados ÖKOBAUDAT.

EmokeCsikos_1-1653069595836.png

A tabela abaixo contém as mesmas descrições das propriedades:

Nome da Propriedade

Descrição

Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential - GWP)

Potencial de Aquecimento Global: O efeito isolante dos gases de efeito estufa (GHG) - CO2 e metano - na atmosfera evitando que a terra perca o calor ganho pelo sol. À medida que as temperaturas globais aumentam, espera-se que cause distúrbios climáticos, desertificação, aumento do nível do mar e propagação de doenças.

Unidade: kg CO2 eq.

Potencial de Destruição de Ozônio (Ozone Depletion Potential - ODP)

Potencial de Destruição de Ozônio: a destruição da camada de ozônio (O3) na atmosfera causada pela emissão de espumantes químicos e agentes de limpeza permite a passagem de maiores níveis de UV do sol, causando câncer de pele, danos ao sistema imunológico e redução da rendimentos das colheitas.

Unidade: kg R11 eq.

Potencial de Criação de Ozônio Fotoquímico (Photochemical Ozone Creation Potential - POCP)

Photochemical Ozone Creation Potential: Criação de ozônio na presença de luz solar, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. O ozônio leva à poluição química que afeta a saúde humana, as culturas alimentares e o ecossistema em geral. Os efeitos variam de acordo com a geografia e o clima e são especialmente problemáticos em áreas fortemente urbanizadas com poluição existente.

Unidade: kg Ethene eq.

Potencial de Acidificação (Acidification Potential - AP)

Potencial de acidificação: emissões, como dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio dos processos de fabricação, resultam em chuva ácida, que prejudica o solo, o abastecimento de água, os organismos humanos e animais e o ecossistema.

Unidade: kg SO2 eq.

Potencial de Eutrofização (Eutrophication Potential - EP)

Potencial de Eutrofização: O aumento das concentrações de nitratos e fosfatos pode encorajar o crescimento excessivo de algas e reduzir os níveis de oxigênio. Isso aumenta a mortalidade na fauna e flora aquáticas, leva à perda de espécies dependentes de ambientes com baixo teor de nutrientes, reduz a biodiversidade e tem efeitos indiretos em animais não aquáticos e humanos.

Unidade: kg Fosfato eq.

Potencial de Esgotamento Abiótico (para recursos não-fósseis) (Abiotic Depletion Potential - ADPE)

Potencial de esgotamento abiótico para recursos não fósseis: a extração excessiva de minerais e outros materiais não vivos e não renováveis que podem levar à exaustão dos recursos naturais.

Unidade: kg Sb eq.

Potencial de Esgotamento Abiótico (para recursos fósseis) (Abiotic Depletion Potential - ADPF)

Potencial de esgotamento abiótico para recursos fósseis: A extração excessiva de combustíveis fósseis, incluindo todos os recursos fósseis.

Unidade: MJ

Origem dos Dados

Ficha de dados da avaliação do ciclo de vida do edifício baseado no banco de dados ÖKOBAUDAT

https://www.oekobaudat.de/en.html

Estes correspondem à norma de sustentabilidade EN 15804, cujos indicadores são exigidos nas EPDs (Environmental Product Declarations - Declaração de Produto Ambiental) para produtos da construção civil.

O que são Declarações Ambientais de Produtos e Avaliações de Ciclo de Vida?

Cada produto tem seu próprio ciclo de vida. Uma avaliação cuidadosa do ciclo de vida pode lhe dizer muito sobre o impacto do produto no meio ambiente. A Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) analisa todas as etapas da vida de um produto: extração e processamento da matéria-prima, fabricação, distribuição, transporte, uso, reparo e manutenção, descarte ou reciclagem.
As EPDs são uma forma de avaliação do ciclo de vida e são a maneira padrão de quantificar o impacto de um produto ou sistema sobre o meio ambiente.

Benefícios de uma Declaração Ambiental de Produto

Clientes, desenvolvedores e designers usam EPDs e LCAs para selecionar os produtos que têm o menor impacto sobre o meio ambiente. Um arquiteto que entende todo o ciclo de vida dos materiais de construção pode ajudar a criar uma indústria de construção mais sustentável.

Confiar nas propriedades ambientais do Material de Construção ajuda os arquitetos a selecionar materiais para seus projetos que tenham um impacto menor no meio ambiente.

Dados confiáveis de energia incorporada e pegada de CO2

Os usuários do Archicad recebem dados de energia incorporados e de pegada de CO2 validados e confiáveis para Materiais de Construção e podem usá-los com confiança para análises de ciclo de vida de edifícios e relatórios de sustentabilidade.

Conheça todas os novos recursos de colaboração do Archicad 26:

Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas