cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Geração Automática de Carga Acidental

Noemi Balogh
Administrador(a)
Administrador(a)

As Zonas podem ser usadas para muito mais

Atualmente, os arquitetos podem definir zonas em seus projetos principalmente para identificar o uso de espaços específicos. As zonas podem ser usadas para muito mais - por exemplo, elas podem ser "traduzidas" em valores de carga impostas, melhorando assim o uso de todas as informações do modelo arquitetônico para fins estruturais.

Derivar cargas impostas

No Archicad 26, melhoramos ainda mais o fluxo de trabalho do modelo analítico estrutural. Acrescentamos a capacidade de derivar cargas impostas (uso do espaço) das zonas definidas pelo arquiteto durante o processo de projeto. Desta forma, o engenheiro estrutural terá acesso a informações mais detalhadas diretamente do modelo físico (arquitetônico) e precisará de menos entradas manuais.

Quais Zonas geram Cargas Dinâmicas?

As cargas dinâmicas são geradas para Zonas que satisfazem as seguintes condições:

  • A zona é classificada (em Definições de Zona)
  • A Classificação de Zona é mapeada para uma Categoria de Carga (Opções > Gestor de Carga)
  • A caixa "Gerar Cargas Dinâmicas" está marcada (em Configurações de Zona)

1. Confira o modelo arquitetônico

Certifique-se de que os elementos do modelo arquitetônico tenham sido classificados corretamente de acordo com a funcionalidade estrutural.

EmokeCsikos_0-1653068947878.png

Ajuda recomendada:

Geração Automática do Modelo Analítico Estrutural

2. Verifique as classificações das Zona

Como próximo passo, certifique-se de que as zonas no projeto foram classificadas corretamente com base em sua funcionalidade. Abra a caixa de diálogo Zone Settings para verificar isso.

EmokeCsikos_1-1653068947883.png

Não se esqueça de verificar se 'Gerar Cargas Dinâmicas' em Parâmetros Analíticos Estruturais está marcado. Essa configuração é essencial para seguir em frente.

EmokeCsikos_2-1653068947885.png

3. Verificar Categorias de Carga

As categorias de carga são essenciais para trabalhar com Cargas Dinâmicas. Eles definem os valores de Carga estrutural com base na funcionalidade da zona. Archicad vem com definições de categoria de carga padrão (baseado na EN1991-1-1:2002 - Eurocódigo 1: Ações em Estruturas - Parte 1-1: Ações Gerais). Você pode personalizá-los conforme necessário no Archicad ou editando o arquivo .xml Gerador de Cargas Dinâmicas fora do Archicad.

É sua escolha começar com um projeto totalmente novo ou abrir seu modelo de trabalho em andamento a partir de uma versão anterior do Archicad, mas sempre preste atenção na preparação do arquivo .xml do Gerador de Cargas Dinâmicas. Não se preocupe se você não tiver esse arquivo - você pode exportar suas configurações existentes a partir de seu modelo padrão a qualquer momento, modificá-las em um editor de texto e importá-las para seu projeto atual.

Ajustar as categorias de carga dentro do Archicad

Você pode ajustar rapidamente seus valores de carga dentro do Archicad, abrindo Opções > Categorias de carga...

EmokeCsikos_3-1653068947888.png

 

Notas 1: A unidade para o valor (por exemplo, KN/m2) vem da definição de Força de Superfície em Preferências do Projecto > Unidades de Carga Estrutural

Notas 2: Os valores padrões fornecidos são baseados na EN1991-1-1:2002 - Eurocódigo 1: Ações em Estruturas - Parte 1-1: Ações gerais

Ajuste categorias de carga fora do Archicad

Use editores de texto que não formatam texto. Há muitas boas opções disponíveis no mercado, incluindo o Bloco de Notas padrão no Windows ou o Editor de Texto padrão no MacOS, ou soluções multi-plataforma, como o Microsoft Visual Studio Code ou o Texto Sublime.

Abra seu arquivo .xml com o editor de texto selecionado e ajuste as configurações para atender às suas necessidades. Adicionar novos valores ou excluir valores existentes entre as tags <LiveLoadCategories>...</LiveLoadCategories>.

<LiveLoadCategory> <Id>Dê uma identificação para seu tipo de carga aqui.</Id> <Nome>Dê aqui o nome de seu tipo de carga.</Name> <Descrição>Exemplo de descrição para ajudar a identificar o uso da carga.</Description> <Valor>Use qualquer número real, como 1 ou 3.14 para definir sua carga em kN/m2.</Value> </LiveLoadCategory>

4. Mapeie suas zonas

É crucial definir suas categorias de carga e suas configurações para adaptar facilmente a Geração Automática de Carga Dinâmica em seu fluxo de trabalho.

Após definir ou verificar as Categorias de Carga, abrir Opções > Mapeamento de Carga... selecione seu Sistema de Classificação escolhido e, em seguida, comece a mapear as Categorias de Carga para as Classificações de Zona.

EmokeCsikos_4-1653068947890.png

5. Ajuste seu espaço de trabalho

Uma última etapa antes de gerar cargas dinâmicas é certificar-se de que você alternou para a visualização do Modelo Analítico Estrutural e suas zonas estão visíveis e editáveis na vista atual. Certifique-se de que seus Vegetais estejam definidos para serem visíveis e destravadas e, no caso de uma janela 3D, em Filtrar e Recortar Elementos em 3D em Tipos de Elementos para mostrar em 3D, a opção Zona também está marcada.

Leia mais sobre a visão do Modelo Analítico Estrutural neste artigo.

EmokeCsikos_5-1653068947891.png

6. Gerar Cargas Dinâmicas

Agora que seu modelo está pronto, você pode gerar usando o comando Projeto > Elementos Analíticos Estruturais > Gerar/Atualizar Cargas Dinâmicas .

EmokeCsikos_6-1653068947893.png

Uma vez que Archicad tenha terminado a geração de Cargas Dinâmicas, você pode rever os resultados:

EmokeCsikos_7-1653068947893.png

7. Atualização de Cargas Dinâmicas

É possível atualizar cargas dinâmicas da mesma maneira usando o comando Projeto > Elementos Analíticos Estruturais > Gerar/Atualizar Cargas Vivas .

EmokeCsikos_8-1653068947894.png

Novas cargas dinâmicas são criadas, atualizadas ou excluídas conforme necessário, para refletir as alterações no modelo (por exemplo, geometria ou classificação da zona).

Interoperabilidade mais rápida e automatizada

Elimine a necessidade de adicionar manualmente cargas impostas no modelo analítico! A interoperabilidade mais rápida e automatizada entre arquitetos e engenheiros de estruturas economiza tempo e aumenta o acesso a informações detalhadas no modelo físico graças à Geração Automática de Cargas Dinâmicas.

 

 

Conheça todas as novas características de colaboração do Archicad 26:

Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas