cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

BIMx: Visualizadores BIMx Web e Desktop mais funcionais

Roland Szabo
Equipe Graphisoft
Equipe Graphisoft

O BIMx Desktop Viewer versão 4025 foi lançado com o Archicad 26 em 14 de julho de 2022. A nova versão do produto pode ser baixada gratuitamente aqui.  
 
O BIMx Web Viewer atualizado também foi aprimorado no Transferência do modelo BIMx e no BIMcloud. 

 

No ano passado, introduzimos o BIMx Desktop Viewer renovado, baseado no BIMx Web Viewer. Essa versão poderia abrir não apenas o modelo 3D, mas também a documentação 2D, usar hiperlinks entre 2D e 3D, e exibir dados BIM associados a elementos. Este ano, também disponibilizamos o BIMx Web Viewer no BIMcloud. 

 

Este artigo descreve as recentes atualizações que introduzem os benefícios do novo e mais moderno formato de modelos 3D do BIMx e nossa renderização dinâmica já utilizada nos aplicativos móveis.   

 

Download do BIMx Desktop Viewer 

 

1. Nova renderização básica que reflete a orientação do projeto 

  

Qual problema o novo recurso aborda? 

 

BIMx Web Viewer e Desktop Viewer não conseguiam diferenciar visualmente os lados sul e norte do edifício virtual. 

  • A antiga renderização básica do tipo Farol (veja a cena como se houvesse uma lâmpada em sua cabeça) ou Iluminação global (GI) não considerava as Configurações de Localização definidas em Archicad. 
  • O Skybox também não seguia a orientação do projeto. A fonte de luz não estava alinhada com o Sol no Skybox. 

 

Como funciona?

 

A anterior renderização básica do Faróis foi substituída: os lados voltados para o sul são iluminados com uma cor quente clara, e os lados voltados para o norte são ligeiramente escurecidos. Ele ajuda a exibir o modelo de forma mais realista de acordo com as Configurações de Localização definidas ao exportar do Archicad 21-26. O skybox também muda no BIMx com orientação de projeto, mas somente para modelos exportados do Archicad 26. O sombreamento básico é substituído em todos os modelos 3D, exceto aqueles que utilizam a Iluminação Global - neste caso, o desligamento da Oclusão do Ambiente exibirá o modelo com IG. 
 
Ver Configurações de localização no Guia do Usuário do Archicad . Você pode alterar a direção da luz no BIMx mudando a localização com coordenadas ou definindo graficamente o Projeto Norte ou com números. 
 
Veja o exemplo abaixo comparando o BIMx Desktop Viewer anterior (build 3441) com a nova versão (build 4025): 

RolandSzabo_1-1653307022459.png

 

Quais são os benefícios? 

 

O edifício virtual agora reflete a orientação do projeto para um olhar mais realista. 

 

2. Oclusão de Ambiente

  

Qual problema o novo recurso aborda? 

 

A oclusão do ambiente é a renderização dinâmica do BIMx já utilizada nos aplicativos móveis. Introduzimos este método para substituir a antiga Iluminação Global pré-calculada (lightmaps), que adiciona um bom sombreamento ao modelo, mas também pode levar horas ou até dias quando se exporta modelos grandes para o BIMx. Além disso, a Global Illumination apresenta imprecisões de renderização: 

 

RolandSzabo_2-1653307022468.png

 

Como funciona?

 

Em modelos BIMx exportados do Archicad 26 e modelos BIMx de versões anteriores que não usam Iluminação Global, a Oclusão de Ambiente é ativada por padrão.  
 
A Oclusão de Ambiente é calculada em tempo real e adicionada à nova renderização padrão do BIMx. Ele cria um escurecimento de gradiente nas bordas dos elementos 3D para ajudar a entender sua localização espacial e relação entre si. 

RolandSzabo_3-1653307022477.png


Em modelos de versões anteriores que usam Iluminação Global, a Oclusão de Ambiente está desativada. O modelo é exibido com GI, mas você pode alterá-lo facilmente para Oclusão de ambiente com a alternância em Configurações 3D. 

  

Quais são os benefícios? 

 

Renderização mais precisa e um processo de exportação muito mais rápido para iterações rápidas. A geração do modelo 3D para BIMx está pronta em segundos ou minutos - em vez de horas com a Iluminação Global  
 

3. Cone de visão da câmera 

  

Qual problema o novo recurso aborda? 

 

O Cone de Visão da Câmera definido no Archicad não foi considerado ao abrir modelos 3D nas versões anteriores do BIMx Web e Desktop Viewer. Ao visualizar modelos 3D exportados do Archicad 25 ou versões anteriores, o View Cone tinha um valor fixo de 60°. 

Como funciona?

 

Archicad 26 exporta modelos 3D somente no novo formato 3D, incluindo o valor do Cone de Visão. Você pode definir o Cone de Visão para BIMx de duas maneiras: 

O BIMx Web Viewer e o BIMx Desktop Viewer abrirão o modelo de acordo. Este aprimoramento é útil principalmente em vistas interiores. O exemplo abaixo mostra o mesmo modelo 3D salvo com 60° e 100°de Cone de Visão: 

RolandSzabo_4-1653307022489.png

 

Quais são os benefícios? 

 

Os arquitetos podem alinhar o ângulo de visão fixo do modelo 3D para adequá-lo ao propósito da apresentação. 

 

Conheça todos os novos recursos de visualização do Archicad 26:

 

Para saber mais sobre todos os novos recursos do Archicad 26, leia este artigo.

Histórico de atualização
Última atualização:
‎2023-05-22 12:16 PM
Atualizado por:

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas