cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Impulsione sua carreira com a certificação BIM Manager da Graphisoft!

Por que devo usar o Teamwork?

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Você é estudante? Está usando um software de arquitetura ou engenharia? Tem dificuldades com o trabalho em grupo? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, então este artigo é para você!

On-boarding Education Team.png

Você provavelmente conhece o Archicad, o principal produto da Graphisoft. Porém, integrado e ao lado deste conhecido programa, a Graphisoft possui outros grandes produtos que focam em soluções para colaboração e visualização, como BIMcloud e BIMx.

 

A solução BIMcloud responde à necessidade de permitir que equipes remotas trabalhem juntas para armazenar e manipular arquivos grandes. Ele também permite trabalhar offline e permite que os membros da equipe façam login e trabalhem em qualquer lugar. 

 

Neste artigo, gostaríamos de mostrar como resolver suas dificuldades de colaboração com a ajuda do Teamwork no Archicad.   

 

O que é o Teamwork? 

Então, o que é o Teamwork e por que você deveria começar a usá-lo? 

Teamwork é um recurso integrado e pode ser encontrado na barra de menus sempre que você abrir o Archicad. O Teamwork permite que você colabore com outros usuários do Archicad no mesmo projeto em tempo real ou em seus próprios horários, tendo sempre acesso ao modelo mais atualizado.

GiovanaBenvenuto_0-1644263784302.png

 

Como o Teamwork funciona? 

O Teamwork é executado em conexão com o BIMcloud. O BIMcloud as a service é um produto de armazenamento em nuvem da Graphisoft. Se você solicitar uma assinatura do BIMcloud EDU, terá acesso ao seu espaço privado no BIMcloud hospedado pela Graphisoft. Leia mais sobre como começar com o BIMcloud EDU em nossos artigos listados no final deste texto   

GiovanaBenvenuto_1-1644263889076.png

Os projetos do Archicad podem ser compartilhados conectando-se ao BIMcloud. Leia mais sobre como Como usar o Teamwork com seu grupo?. Assim que o upload do seu projeto para a nuvem for concluído, os membros da sua equipe podem participar para iniciar o trabalho. 

Aqueles que ingressaram em um projeto Teamwork sempre trabalharão em sua cópia local do projeto compartilhado e, de tempos em tempos, através do comando "Enviar e Receber Alterações", a cópia local do projeto é sincronizada com o projeto do Teamwork no servidor.

Ele permite que os usuários trabalhem em locais remotos sem uma conexão com a Internet ou enquanto estiverem online.

Os membros da equipe podem reservar partes do projeto ou trabalhar em Pisos, Cortes, Elevações ou Leiautes individuais. A reserva automática de elementos em tempo real ajuda no trabalho diário, fornecendo acesso exclusivo a elementos de projeto específicos sem complicações.

O uso do BIMcloud as a service garante a integridade do banco de dados do projeto em segundo plano e não requer nenhum conhecimento de TI.

Quando o Teamwork é uma ferramenta útil para o grupo? 

Trabalhar em grupo significa lidar com diferentes fluxos de trabalho. Com o Teamwork, você tem flexibilidade para adaptar a dinâmica de trabalho do seu grupo e dar mais autonomia aos membros para colaborar no projeto. Aqui estão alguns cenários de como seria o fluxo de trabalho no Teamwork.

Separando tarefas por Pisos: 

Se você tem um projeto com mais de um pavimento, uma das formas de organizar as tarefas entre os integrantes do seu grupo pode ser atribuí-las a um pavimento específico.   

Um aluno pode cuidar da criação de todas as divisões internas e acessos do térreo, enquanto outro membro se concentrará no desenvolvimento do primeiro pavimento.   

No Teamwork, isso é possível porque você pode reservar todos os elementos em que está trabalhando em um Piso. Dessa forma, você pode garantir que nenhum outro membro irá alterá-lo ou removê-lo por engano, a menos que você libere os elementos.  

GiovanaBenvenuto_2-1644264026081.png

Separando tarefas por áreas de responsabilidade:   

Outro cenário comum em um projeto compartilhado é a divisão por diferentes áreas. Você pode ter alguém responsável por calcular e dispor a estrutura do projeto, outro por trabalhar em paredes divisórias, outro em sistema elétrico e outro em fundações ou aberturas, ou elementos personalizados.

Neste cenário, você pode reservar selecionando os elementos específicos ou criando filtros personalizados e Reservando-os por CritériosOpte por reservar apenas aqueles ligados à sua tarefa, todas as paredes com uma composição específica, por exemplo.   

Outro caso é se você tiver um membro encarregado de criar as aberturas no prédio. Desenhe perfis específicos de janelas e coloque-os no projeto. Se o seu grupo organizar as tarefas dessa forma, a pessoa designada para uma tarefa pode se concentrar na criação de elementos personalizados (móveis, perfis de fachada, rodapé, portas e janelas) que estarão mais conectados ao seu conceito de projeto.  

Aqui está uma lista de elementos que podem ser uma maneira de atribuir tarefas a cada membro:  

  • Responsável pelas paredes externas;
  • Responsável pelas divisórias internas;
  • Responsável pela personalização e colocação de janelas e portas;
  • Responsável pela criação de perfis personalizados para interior e exterior (rodapé, mobiliário, etc.); 
  • Responsável pela criação da estrutura da cobertura;  
  • Criação de representação de sistemas hidráulicos;  
  • Responsável por criar o contexto do canteiro de obras (estudo solar, nível do terreno, vegetação, construção circundante);  
  • Responsável pela personalização e colocação de escadas e corrimãos;  
  • Criação de sistemas de energia. 
GiovanaBenvenuto_3-1644264026079.png

Separando tarefas por entregas:

Caso os membros do seu grupo estejam lidando com diferentes fases do projeto, como rascunho, modelagem, documentação e renderização, o Teamwork mantém todas as modificações em um arquivo.

Agora, você não precisa publicar um novo arquivo para os membros de sua equipe toda vez que atualizar o arquivo, ou mesmo lutar para obter acesso a um arquivo que apenas um membro inacessível do grupo possui. Em vez de esperar horas ou dias para que seu amigo envie o arquivo de projeto correto, você sempre pode acessar seu arquivo de projeto em Teamwork e essas dificuldades são diminuídas porque todos que fazem parte do projeto compartilhado serão atualizados com qualquer alteração sempre que eles clicam em "Receber Alterações".

Os membros têm mais autonomia para obter todas as informações/arquivos/vistas por conta própria. Um membro do grupo pode ser designado para criar os leiautes com o desenho final, outro pode cuidar da criação de diagramas filtrando camadas e definindo as Sobreposições Gráficas de uma Vista e outro fazendo Mapas de elementos ou superfícies do projeto, tudo acontecendo simultaneamente. 

On-boarding Education Team.jpg

Separando por diferentes tarefas de projeto:

No trabalho em grupo, sempre há alguém mais habilidoso com uma ferramenta específica ou com mais experiência em desenhar uma determinada área. Assim, sua equipe pode se organizar projetando espaços. Por exemplo, alguém assume o paisagismo, quando outro lida com uma forma complexa da cobertura, outro assume as estruturas das paredes e mobiliários e outro assume as áreas molhadas, como banheiros, cozinhas.    

A vantagem de fazer isso no Teamwork é que economiza tempo e pode garantir que tudo fique bem conectado. 

GiovanaBenvenuto_4-1644264026080.png

Funções do Teamwork  

Há muitas maneiras as quais o Teamwork pode ajudá-lo em suas tarefas diárias relacionadas ao trabalho em grupo. Confira alguns abaixo:  

Compartilhamento de arquivos:   

Não há necessidade de enviar arquivos grandes constantemente para amigos. No Teamwork, seu projeto Archicad é armazenado em nosso BIMcloud, o que significa que você não precisa mais enviar seu projeto do Archicad por meio de um drive ou e-mail. Você pode armazenar e compartilhar diferentes tipos de arquivos, como arquivos IFC, MOD e PDFs no BIMcloud.   

Rastreamento de Alterações:  

Você não precisa mais acompanhar qual arquivo de projeto é o mais atualizado. Porque no Teamwork você só tem um arquivo disponível para todos do seu grupo! Você também pode verificar e comparar todas as alterações feitas neste arquivo compartilhado.  

Gerenciamento de Anotações: 

O Gestor de Anotações é uma excelente ferramenta em um fluxo de trabalho colaborativo. Ele ajuda você a entender melhor o que precisa ser alterado, destacando os elementos e/ou armazenando vistas do modelo, com marcação opcional, adicionando comentários e atribuindo-os aos membros da equipe.   

Você pode criar anotações para destacar, erros, colisões ou até mesmo durante uma decisão de projeto, como a troca de mobiliários. É mais fácil gerenciar as modificações e certificar que elas serão resolvidas, pois você pode ver e adicionar Status, Prioridade, Tipo, Rótulos e Descrição.  

Segurança de dados:  

Um dos maiores temores dos alunos e arquitetos é perder o projeto por falha de hardware e falta de backup com as modificações, porque você não quer perder tempo fazendo tudo do zero novamente. Por isso, garantir a segurança do projeto com diferentes soluções de backup é uma das funções importantes do uso do BIMcloud. A Graphisoft desenvolveu soluções de backup em diferentes níveis: Instanâneos de Projeto e BIMcloud.  

Instantâneo da biblioteca/projeto de trabalho em equipe: 

  • Criado pelo servidor BIMcloud EDU;  
  • Criado apenas se o projeto/biblioteca foi modificado;  
  • Processo de restauração mais rápido;  
  • Restaurar > Reverter da IU do BIMcloud EDU.  

Instantâneos PLN: 

  • Criado e carregado a partir do Archicad;  
  • Permissão específica sobre quem tem o direito de criar um;  
  • O usuário pode cancelá-lo ou adiá-lo;  
  • Pode ser aberto por versões posteriores do Archicad;  
  • Para restaurar, você precisa compartilhar novamente do Archicad. 

Backups BIMcloud : 

  • Backup automático de cada componente;   
  • Agendamento na interface do usuário do BIMcloud Manager;  
  • Mantenha apenas o backup mais recente;  
  • Precisa de uma nova instalação para restaurar.

Mensagens:

No Teamwork a comunicação é mais rápida porque você pode enviar mensagens para os membros do seu grupo no chat do Teamwork, você também pode contar com o sistema de mensagens automáticas integrado ao Projeto Teamwork: vinculado a elementos e ações.   

Por exemplo, ao requerer um elemento, você não precisa explicar qual deseja: basta selecioná-lo e clicar em “Requerer”. O proprietário imediatamente recebe um alerta de uma mensagem (com comandos de resposta integrados) que exibe qual elemento você solicitou. Para saber mais sobre essa funcionalidade clique aqui.

Visualizador da Web BIMx no BIMcloud EDU: 

O BIMcloud EDU possui um visualizador da Web BIMx integrado. Esse recurso permite que você navegue pelo hipermodelo BIMx que você publicou ou carregou na nuvem sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo em seu laptop ou dispositivos móveis - um simples navegador da Web o fará. Essa solução torna a experiência de visualização do seu projeto mais prática e dinâmica. Leia mais sobre o BIMx Web neste link.

 

Quer saber mais sobre BIMcloud EDU e Teamwork? confira nossos outros artigos! 

 

Como usar o Teamwork com seu grupo?

Perguntas frequentes sobre BIMcloud e Teamwork para estudantes

 

Tem mais alguma dúvida?

Você pode entrar em contato com a Graphisoft Brasil enviando e-mail para br.learn@Graphisoft.com

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas