cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Bibliotecas & Objetos
Sobre as bibliotecas do Archicad e BIMcloud, sua gestão e migração, objetos e outros componentes de biblioteca, etc

Porta de correr de canto

Karla Garcia
Participante

Boa tarde, alguém consegue me explicar como fazer uma porta como esta no Archicad sem pilar no canto, um vão aberto, quando correm as folhas para o lado?

Obrigada


WhatsApp Image 2023-09-01 at 20.48.47.png
4 RESPOSTAS 4
Julio C Freitas
Entusiasta

Aparentemente esta é uma discussão q persiste a vários anos aqui no fórum (Links: Fórum 2007Fórum 2009) não sei pq não ainda tem uma ferramenta mais robusta quanto a isso

 

As soluções seriam usando a ferramenta "Janela de canto" que faz algo parecido. porem aparentemente ñ é possível desativar a moldura desta janela para não ficar o pilarzinho no canto caso queira representa-la com as folhas abertas...

juliocfn_0-1696367316382.png

Também é possível usando a ferramenta de porta mesmo. As colocando numa parede fina independente e as posicionando de tal forma vai conseguir um resultado legal. Mas de fato não é muito automatizado, ficando ainda sem as representações dos trilhos...

Karla Garcia
Participante

Boa tarde, Júlio, então, também não entendo uma porta que faz falta, eu tentei com a janela de canto, mas não me atendeu a contento, mesmo por que não fica com várias folhas. Vou tentar com duas portas como falou.

Obrigada

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá @Karla Garcia 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

 

Infelizmente, não temos uma porta de canto por padrão na Biblioteca do Archicad, como também, com os objetos existentes, só conseguimos fazer Janelas com no máximo 6 folhas e Portas com no máximo 4 folhas. Por isso, se você deseja criar itens que estão fora desses padrões, terá que personalizar. Para isso, você tem algumas alternativas como modelar objetos independentes que representem o todo, construir e salvar um novo objeto, através de programação GDL ou usando a extensão do Library Part Maker. A decisão de qual desses usar depende da sua necessidade. Se você utiliza esse estilo de porta com frequência, sugiro personalizar um objeto com programação GDL ou com a extensão do Library Part Maker.

 

Porém, se for algo pontual em um projeto, as outras alternativas podem te ajudar. Utilizar a janela de canto e mudar as suas definições é uma ótima sugestão, mas existe a limitação da quantidade de folhas. Outra alternativa seria construir portas independentes e unir as partes usando o "Agrupamento", uma definição que tem como resultado o agrupamento de linhas de ligação entre componentes de abertura adjacentes (p.ex. revestimento, soleira, limiar). Esse método tem muitos pontos negativos, mas vai ter esse resultado:

 

Oct-06-2023 12-12-44.gif

 

Além das alterações no Agrupamento, é necessário ajustar várias definições da Porta, como retirar a Guarnição, ajustar o Batente e Folha, sendo trabalhoso. Modelar e salvar uma nova porta também é uma alternativa que pode te ajudar, mas o ponto negativo é que ela não será paramétrica. 

 

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Revendo agora achei q ficou realmente um bom resultado @Rita Gurjao . Apesar de ter dito com as portas não havia testado para ver exatamente como ficaria.

Aprenda e conquiste certificados!