em 2026-03-10 12:19 PM
Olá pessoal, não sei se alguém já teve esse problema mas estou precisando muito de ajuda!
Semana passada eu passei pra versão do archicad 29 e tive algumas dificuldades em relação a arquivos antigos, mas agora eu to em relação a arquivos novos. O tamplate do meu escritório foi criando na versão anterior ao 29 e quando vou abri-lo eu não consigo acessar a biblioteca de objetos nem da versão 29 e nem das versões anteriores o arquivo aparece faltando favoritos e tudo mais, já fiz a migração da Biblioteca e mesmo assim não voltou, alguém conseguiria me ajudar?
em 2026-03-10 04:44 PM
Olá, @Renata Emiliao
Tudo bem?
No Archicad 28 houve uma mudança importante no sistema de bibliotecas. Por isso, recomendo a leitura destes artigos, que explicam melhor essa nova tecnologia e como ela impacta projetos iniciados a partir dessa versão.
Para projetos em andamento, criados em versões anteriores e abertos nessas novas versões, a orientação é manter o sistema antigo de bibliotecas (monolítico). Nesse caso, você pode seguir esta página do manual de ajuda.
Já para migrar arquivos de template de versões anteriores para o novo sistema, o recomendado é seguir o Guia de Migração do Archicad 28 e o Guia de Migração do Archicad 29, que trazem o passo a passo para atualizar o template considerando essa mudança de bibliotecas.
O problema de acesso aos objetos está acontecendo porque não existem bibliotecas vinculadas no Gestor da Biblioteca, seja do sistema antigo ou do novo, que você encontra em Arquivo > Bibliotecas e Objetos > Gestor da Biblioteca. Pela imagem, é possível perceber que a pasta de Bibliotecas Carregadas está vazia. Nos conteúdos anteriores, você encontrará o passo a passo para realizar esse processo da forma correta, de acordo com o seu objetivo. Além disso, esta postagem da @Mchrist também pode ajudar.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert