2 semanas atrás
Olá pessoal!
Minha primeira postagem aqui na comunidade e gostaria de começar compartilhando uma criação junto da IA de uma ferramenta que sinto falta no Archicad.
Sabe quando você monta um conjunto de mobiliário ou um "kit" de objetos que sempre repete em projetos diferentes, e não tem um jeito nativo de salvar todos eles como favorito reutilizável? Foi exatamente esse problema que esse add-on resolve.
O que ele faz
Você seleciona um grupo de objetos e/ou luminárias em planta, dá um nome e salva tudo isso em um único favorito!
Depois, é só clicar duas vezes no favorito e posicionar onde quiser — com a opção de girar 90° antes de soltar (barra de espaço).
Dá pra substituir um grupo já inserido por outro no mesmo lugar, buscar por nome, renomear, mover entre pastas, e até importar favoritos de outra pessoa do seu escritório.
O que fica salvo em cada favorito não é só a geometria mas também o tamanho, parâmetros, classificação e propriedades... tudo vem junto, idênticos ao original.
A paleta é encaixável (dock) na lateral do ArchiCAD, como as paletas nativas.
Por que criei
Essa é uma funcionalidade que, na minha opinião, poderia perfeitamente existir nativa no ArchiCAD, salvar um favorito de um conjunto de elementos, mas como não existe resolvi construir a ferramenta.
Requisitos
Funciona no ArchiCAD 29 no windows, com a atualização mais recente instalada.
Só salva Objetos e Luminárias (outros tipos de elemento na seleção são ignorados).
Instalação
Abra o menu Opções > gestor de Extensões > Adicionar
procure pelo arquivo "Grupos de Favoritos.apx" que está aqui embaixo para download
A paleta vai aparecer no novo menu de nome "RGM"
Download do Add-on
Também anexei um vídeo curtinho dele em funcionamento!
Espero que seja útil para alguém,
Divirtam-se!
P.s. Não consigo anexar o .apx dentro do post, coloquei em uma pasta do meu drive para download.
2 semanas atrás
Muito bom! Obrigado pela partilha, gostava de saber mais como funciona essa possibilidade de criaçao de plugins para archicad com IA .
2 semanas atrás
Allan, que demais! Você com certeza vai resolver o problema de muita gente!
muito obrigada por compartilhar.
Assim como o @MERLO comentou, se puder compartilhar um pouco mais sua experiência de criação do plugin, ficaria muito agradecida!
2 semanas atrás
Oi @MERLO e @Patricia Angelim,
Fico feliz que vocês gostaram da ideia!
Todo o processo de criação foi feito com IA, desde a instalação dos softwares necessários para compilação do arquivo final, Devkit da Graphisoft até como devo criar um novo projeto e como mexer no Visual Studio por exemplo, a IA te da TUDO, só pedir!
Tudo foi feito com o Claude no modo Cowork, dessa maneira ele mesmo edita os arquivos que são necessários a cada revisão e sobra pra mim a parte de compilação pra gerar o .apx e fazer os testes, não sai prontinho de primeira e você vai inserindo novas funções e refinando conforme testa o que da certo ou não!
O seu papel principal é ter a ideia e saber como isso funcionaria dentro do Archciad, organizar em etapas e fazer o pedido pra IA criar os scripts, não sei NADA de C++, nadinha mesmo! Eu tenho um conhecimento bem maior em GDL mas pra essas extensões nada disso é utilizado.
Vale a pena testar, comece com algo bem simples, tipo mudar o ID de alguns elementos (fiz isso para enumerar vagas dos nossos projetos) e é algo bem rápido de se fazer, não é difícil depois que você tem todos programas e arquivos instalados no computador, basta começar uma nova conversa no chat e inventar mais uma!
2 semanas atrás
@Allan_Fx show demais! Muito obrigada por compartilhar.
Também não entendo absolutamente nada de C++, já estava pesquisando e paquerando para começar a fazer algumas coisas via plugins próprios e você me deu uma vontade maior, rs.
Já estou me aventurando e usando IA para fazder códigos python para, por exemplo, numeração de vagas, alterar ID de portas/janelas, dentre outras coisas que são realmente bem braçais.
Mas, de fato, você deu umas ideias bem legais aqui.
Obrigada novamente por compartilhar seu processo, já começamos a testar o plugin no escritório e tenho certeza que vai ser bem banaca e ajudar bastante!
Abraço 🙂
2 semanas atrás - editado pela última vez 2 semanas atrás
Oi, @Allan_Fx
Tudo bem?
Como os colegas já mencionaram, muito obrigada por compartilhar essa iniciativa na comunidade, especialmente na sua primeira postagem, e pela explicação detalhada, que faz toda a diferença para quem quiser testar.
É muito bom ver soluções que surgem de necessidades reais do dia a dia no Archicad, e tenho certeza de que esse add-on vai ajudar e inspirar outros usuários.
Espero ver mais postagens suas por aqui!
Rita Gurjão
Community Expert