cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Como transformar dados em informações visuais usando a Sobreposição Gráfica

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

No Archicad, temos que lidar com muitos dados e por vezes torna-se complexo analisar e compreender toda a informação incorporada no modelo. Algumas delas são informações não visuais, como um parâmetro ou uma Propriedade relacionada a um elemento de construção, Objeto ou Zona. Eles são pesquisáveis ​​e também podemos inserí-las em Mapas. IDs de elementos, dimensões ou números de série seriam bons exemplos de informações não visuais, pois você pode ver o elemento, mas não pode presumir as informações contidas nele, apenas olhando para ele.

 

Então, como podemos transformar esses dados em algo mais fácil de controlar e melhor de comunicar? Por exemplo, que tal se pudéssemos colorir cada parte de um terreno com cores diferentes variando de acordo com a sua gama de ângulos de inclinação, assim poderíamos ler melhor o paisagismo do terreno em estudo e poderíamos tomar de forma mais eficaz algumas decisões sobre um projeto de construção conceitual com menos esforço?

 

Neste artigo, explicarei como sobrepor informações não visuais em um desenho fácil de entender, usando um recurso do Archicad chamado Sobreposição Gráfica. Para isso, utilizaremos um exemplo simples e prático. Conseguimos um terreno/local para trabalhar neste novo projeto que é muito irregular e com alguns ângulos de inclinação acentuados. O projeto conceitual precisa ser preciso, para aproveitar ao máximo o local. Portanto, seria muito útil se pudéssemos ver claramente onde estão as áreas íngremes. Que tal se pudéssemos ter cada parte deste terreno, que tem uma inclinação diferente, numa cor diferente? Podemos ter o terreno colorido de acordo com a gama de diferentes ângulos de inclinação, como este?

 

 

A resposta é sim, podemos! Ok, já que entendemos o que queremos alcançar, vamos configurar um fluxo de trabalho e as ferramentas necessárias.

 

Fluxo de trabalho e ferramentas

 

Para este fluxo de trabalho, o principal recurso será a Sobreposição Gráfica. Esta ferramenta permite alterar algumas representações gráficas como cores, Linhas e Tramas de qualquer elemento substituindo as suas definições 2D e 3D, controlando-o com um conjunto de regras combinadas, que organiza os elementos por critérios definidos por o usuário. Esta combinação de regras pode ser aplicada a qualquer Vista escolhida.

 

Por onde começar? Primeiro, precisamos do terreno, ou Malha, convertido em plantas individuais, para que possamos obter cada planta separadamente. Para isso, usaremos os Goodies. O comando "Criar Coberturas a partir de Malha" aparecerá no menu "Projeto > Extras de Projeto" por padrão.

 

RitaGurjao_1-1704418198769.png

 

Depois de selecionar a malha e convertê-la em plantas de telhado individuais, estamos prontos para criar um Graphic Override combinando regras personalizadas. Para criar uma nova combinação de Sobreposição Gráfica, vá em Documentos/Sobreposição Gráfica/Combinações de Sobreposição Gráfica, clique em "Novo" e nomeie-a como Paisagismo, por exemplo. Escolha o botão "Editar Regras" e defina as regras para colorir cada elemento do telhado com diferentes ângulos de inclinação e com uma cor diferente. Por exemplo, os elementos de telhados que possuem ângulo de inclinação inferior a 6% terão sua superfície de preenchimento substituída por uma caneta vermelha e sua superfície 3D será substituída por uma superfície pintada de vermelho. Vamos fazer uma nova regra para cada faixa de ângulo de inclinação de 6 a 12%, 12 a 20% e assim por diante, com cores substituídas diferentes cada.

 

RitaGurjao_2-1704418200165.png

 

Adicione todas essas regras criadas à nova Combinação de Sobreposição Gráfica conforme mostrado abaixo.

 
RitaGurjao_3-1704418199731.png

 

Agora volte ao modelo e aplique a nova Combinação de Sobreposição Gráfica na visualização 2D e 3D. Esse deve ser o resultado:  

 

RitaGurjao_4-1704418200454.png

 

Torna-se muito claro agora onde estão as áreas íngremes deste local.

 

A Sobreposição Gráfica pode ser aplicado a muitas outras situações práticas do dia a dia relacionadas ao desenvolvimento de projetos, controle de qualidade e análise. Este uso combinado de informações não visuais e a Sobreposição Gráfica pode ser muito poderoso para os arquitetos, na medida em que os ajuda a controlar os dados ocultos dentro de seus modelos BIM e torna a comunicação durante todo o projeto mais eficaz.

 

Gostaria de aprender mais?

 

Você já deu o primeiro passo! Continue se preparando e torne-se um(a) especialista em BIM com nosso conteúdo disponível no Portal Educacional Graphisoft LearnNo Portal Learn, você pode encontrar Treinamentos Online GravadosTreinamentos presenciais e ao vivo com Treinadores CertificadosGuias e ManuaisWebinars para o BrasilPacotesTrilhas de Aprendizado e Certificações.

 

Aprenda mais dicas de apresentação de projeto em nosso treinamento Apresentação criativa com Archicad.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas