Torne-se um Autor BIM certificado pela Graphisoft e aprenda Archicad do básico ao avançado, explorando modelagem, documentação e visualização!
Sexta-feira
Bom dia !!!
Estou com um problema de representação gráfica no archicad 28, o revestimento automático dos pilares esta tendo algum problema que não consigo resolver, segue a imagem abaixo.
Observe que no canto superior do pilar o revestimento não acompanha, inicialmente achei que era só na visualização do programa, porém esse problema continua mesmo depois de exportado o arquivo.
Solucionado! Ir para Solução.
Segunda-feira
Rita, acho que consegui...
Indo pelo principio das paredes sobrepostas testei alterar os pisos vinculados...
Inicialmente o pilar estava com sua base vinculada no pavimento "-1. Terreno" quando alterei pro meu nível "0. Térreo" o problema gráfico foi corrigido...
Segue uma imagem do modelo em 3D para compreensão
O primeiro pilar da esquerda ele esta saindo do Nível 0, já o da direita está vinculado ao nível -1 que é onde aparenta o problema.
Sexta-feira
Olá, @AndreLincoln
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Para que o revestimento do pilar seja representado corretamente, as Linhas de Referência (linha azul) das paredes devem estar conectadas. Você pode verificar a Linha de Referência da parede horizontal à direita? Quanto à parede vertical, ela não precisa ultrapassar o pilar, apenas garantir uma conexão precisa com as demais paredes.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Domingo
Boa noite Rita, as linhas estão inseridas corretamente, a linha em azul da imagem acima não é a da parede.
Segue abaixo como estao dispostas as linhas dessa junção
Ressalto que esse problema não está ocorrendo apenas em encontros de paredes, mas também em pilares que estão no meio de vãos de parede sem entroncamentos, como é o caso da imagem a seguir.
Segunda-feira
Olá, @AndreLincoln
Obrigada pelas informações!
Testei as duas situações que você mostrou com as Linhas de Referência no mesmo local, mas não consegui reproduzir o problema, pois as conexões funcionaram como esperado.
Na primeira imagem, há algo estranho na junção das paredes. Ao selecionar, alguns trechos não ficam com destaque verde. Como primeiro passo para solucionar o problema, verifique se há paredes sobrepostas nesses pontos, pois isso pode afetar as conexões entre os elementos. Se não houver sobreposição, confira se as paredes estão realmente retas, pois comportamentos inesperados podem ocorrer quando elas não estão em um ângulo de 90°. O objeto Element Orientation Check pode ajudar a identificar paredes que não estão perfeitamente ortogonais. Além disso, ao modelar uma parede, utilize Shift para bloquear a direção ortogonal ou os atalhos "Shift+Tab", "Shift+R" ou "Shift+D" para travar a direção ortogonal e inserir a medida com precisão.
Espero ter ajudado!
Rita Gurjão
Segunda-feira
Rita, acho que consegui...
Indo pelo principio das paredes sobrepostas testei alterar os pisos vinculados...
Inicialmente o pilar estava com sua base vinculada no pavimento "-1. Terreno" quando alterei pro meu nível "0. Térreo" o problema gráfico foi corrigido...
Segue uma imagem do modelo em 3D para compreensão
O primeiro pilar da esquerda ele esta saindo do Nível 0, já o da direita está vinculado ao nível -1 que é onde aparenta o problema.
Segunda-feira - editado pela última vez Segunda-feira
Olá, @AndreLincoln
Que bom que você conseguiu resolver o problema! Pelo que entendi, você estava modelando um único pilar para vários pavimentos. No Archicad, é recomendável organizar os elementos por pavimento, pois isso facilita tanto a documentação quanto a extração de informações. Por isso, o ideal é criar pilares independentes para cada pavimento.
Obrigada por compartilhar a solução com a comunidade!
Rita Gurjão