cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.

AC 28 - Vínculo de Pisos

Nogueira Arquitetos
Colaborador(a)
Olá, bom dia.
Vou encaminhar uma dúvida que está sendo corrente no nosso uso do Archicad 28. Quando inserimos algum elemento de modelagem este fica vinculado a um Piso fixo no projeto, então se modelo uma laje no Piso Térreo e depois modelo outra laje no Piso Pavimento Tipo, a laje fica vinculada ainda no Piso Térreo, mostrando mensagem de vínculo. 
Gostaria de saber o por quê do ocorrido (somente no AC28) e qual configuração posso editar para correção?
Abaixo segue print de um caso ocorrido

Print - AC vínculo de pisos.png
7 RESPOSTAS 7
Julio C Freitas
Entusiasta

Não sei se entendi errado. Na imagem de exemplo está usando a ferramenta pilar, com a janela no nível térreo. Mas as definições do pilar estão com o piso de origem definido para o 1° pavimento. Ajustando isso não resolveria? 

JulioCFreitas_0-1738160411772.png

Nogueira Arquitetos
Colaborador(a)

Sim, ajustando o Nível do Piso na barra superior da ferramenta pilar eu consigo modelar no Térreo, porém esse exemplo tem sido recorrente de toda vez ter que ajustar o Nível que quer modelar na nossa versão AC28, até o AC27 esse exemplo não ocorria. Então gostaria de saber alguma edição possível para não ter que toda vez vincular ao pavimento.

Obrigado pela observação.

Estranho mesmo. Isso por acaso só acontece quando vc seleciona um favorito de alguma dessas ferramentas? Dai as definições alteram sempre pra um mesmo piso em especifico, indepedente do piso visualizado na janela atual? Digo, se for isso, eu diria a possiblidade de ser configuração das "Definições de Transferência de Elemento" desses favoritos. Que, sei la, possam ter desconfigurado na conversão do template ao AC28...

Ou seria, com a ferramenta já selecionada, mesmo enquanto vc muda de piso no Mapa de projeto, o piso vinculado do pilar continua, por exemplo, no 1° pavimento? Não alterando automaticamente para o piso atual da janela visualizada, como deve ser.  

No caso, acontece na primeira opção que você citou de usar um elemento já favorito que fica travada em um Piso independente da janela que esteja. Vou investigar essa possibilidade que você citou, mas fiquei em dúvida de onde posso encontrar 'Definições de Transferência de Elemento'? 

Agradeço pela atenção com o ocorrido.

Edição > Definições do Elemento > Definições de Transferência...

Ou conforme imagem:

JulioCFreitas_0-1738180737985.png

Dai tenta ver se esta opção esta ligada nas combinações: 

JulioCFreitas_0-1738182466204.png

Muito obrigado. Tentei essa configuração e testei inserir os elementos de modelagem e pude fazer conforme a janela de piso.

Aproveitando o caso algo está acontecendo com os ID's de elemento favoritos, ex.: se faço a modelagem de laje osso o id é 'Laje Osso', mas se depois faço uso do favorito 'Laje Deck', ou 'Laje Osso Externa' o ID ainda fica vinculado ao favorito 'Laje Osso', O mesmo acontece com outros elementos, se insiro malha favorita 'Jardineira' fica esse ID, depois aplico um favorito de malha 'Terreno' e o ID ainda se mantém 'Jardineira'.

Daí pra mudar id tem que ser manualmente e isso atrapalha a velocidade do processo de trabalho, além de regras de sobreposição gráfica e tabelas que são vinculados com ID do elemento.

Gostaria de saber se há configuração que possa ficar o ID modelado ao ID do favorito?

Sim, também é possivel definir para que o ID atribuído no favorito seja sempre transferido. 

Você pode tentar apenas mudar para a combinação "transferir tudo", tornando assim aquela combinação a nova atribuida sempre que selecionar algum favorito. 

JulioCFreitas_0-1738239736290.png

Verefique tambem na lista completa de definições, igual foi com a questão dos pisos de origem. Mas neste caso elas precisam estar ativadas:

Screenshot_1.png

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas