em 2025-05-08 02:01 PM
Olá Archicaders!!
Estou com um problema no uso de um MAPA.
Criei um MAPA com um campo de "Nome da Zona Relacionada", mas especificadamente nos itens modelados com a ferramenta Parede Cortina, esse campo fica vazio; não são em todas as situações, as vezes aparece, as vezes não. Tem alguma configuração que faltou pra que isso desse certo?
Obrigada!
2025-05-15 05:55 PM - editado 2025-05-16 09:38 AM
Olá, @Carla Ew
Obrigada por compartilhar sua dúvida na Graphisoft Community!
Quando o Nome da Zona Relacionada não aparece, é provável que a Zona tenha sido inserida usando o Método de Construção manual, em vez dos métodos de Borda Interna ou Linha de Referência. O método manual pode gerar inconsistências na identificação de alguns elementos e deve ser utilizado apenas em casos específicos, como estudos volumétricos, nos quais o contorno da Zona não está claramente definido por elementos construtivos.
Você pode verificar se as Zonas que não estão reconhecendo esses elementos foram criadas com o método manual? Se for o caso, experimente substituí-las pelos métodos de Borda Interna ou Linha de Referência para verificar se o problema é resolvido.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2025-06-06 11:35 AM
Oii @Rita Gurjao,
Fiz a zona dessa forma, funcionou, porem quando movimento a parede cortina dentro da zona o vinculo desaparece na tabela, e só volta caso eu tire a parede cortina de dentro da zona, volte a inserir dentro da zona e deixe ela grudada em uma das paredes...
Saberia me dizer se tem alguma explicção pra isso?
em 2025-07-01 03:01 PM
Olá, @Carla Ew
Obrigada pelas informações!
Testei aqui e percebi que, quando movemos a Parede Cortina dentro da Zona, ela realmente desaparece do Mapa. No entanto, após atualizar as Zonas em Modelagem > Atualizar Zonas, ela volta a aparecer. Você chegou a fazer essa atualização?
Esse passo é importante porque, ao modificar a modelagem, as Zonas criadas automaticamente não se ajustam sozinhas às alterações. Além disso, a Parede Cortina é reconhecida automaticamente quando está na extremidade das paredes que definem o ambiente. Porém, se estiver posicionada dentro da Zona, é necessário atualizá-la para que o vínculo volte a ser identificado corretamente.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
8 horas atrás
Olá, @Rita Gurjao!
Testei esses métodos recentemente e continuei com o mesmo problema, não só no meu arquivo/template, mas no arquivo/template de outros clientes.