cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.

Sistema MEP Indisponivel

RicardoBVitor
Colaborador(a)

Olá.

Estou com o Archicad 29 solo e não estou conseguindo utilizar o sistema MEP.

Aparece a mensagem da foto abaixo.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Imagem do WhatsApp de 2025-11-07 à(s) 09.15.53_5652a712.jpg
12 RESPOSTAS 12
Vitor Est Cocada
Colaborador(a)

Oi, Rita, tudo bem

Queria deixar registrado aqui no fórum um ponto que considero sério em relação a esta situação do MEP no Archicad 29 Solo.

Hoje a mensagem oficial que temos é basicamente
“no Archicad Solo não aparece o Ambiente de Trabalho Engenharia MEP, as barras até aparecem, mas na hora de modelar vem a mensagem de erro, e pelo que sabemos até agora esta funcionalidade depende do tipo de licença e funciona apenas no Archicad Collaborate”.

O problema é que, da forma como tudo aconteceu, isso parece muito mais um erro de atualização que está sendo explicado depois como se fosse uma decisão de produto. E isso é muito grave para quem usa o software profissionalmente e precisa de previsibilidade.

Eu trabalho com Archicad no dia a dia e ensino o programa para muitos alunos, que neste momento estão me perguntando se devem ou não migrar para o Archicad 29. E eu simplesmente não tenho uma resposta clara para dar, porque nem aqui no fórum existe um posicionamento objetivo sobre o que está acontecendo com o MEP na licença Solo.

Por isso, eu preciso de respostas diretas da Graphisoft, não suposições:

• O comportamento atual do MEP no Archicad 29 Solo é um bug conhecido que será corrigido, ou é uma decisão oficial de que o MEP não faz mais parte da licença Solo a partir da versão 29
  • Se for um bug, existe um número de ticket ou alguma referência oficial desta ocorrência, existe previsão de correção, mesmo que estimada
  • Se for uma decisão de produto, onde está o comunicado oficial que informa esta mudança no escopo da licença Solo, em comparação com as versões anteriores em que o MEP funcionava normalmente

Dizer apenas “quem precisa do MEP deve usar o Archicad 28” não resolve o problema. Isto não é uma solução, é um remendo, e passa a mensagem de que, a cada nova versão, qualquer funcionalidade pode desaparecer de uma licença que o usuário já paga, sem aviso prévio, e depois explicada como “funciona só em outro tipo de licença”.

Como educador, eu preciso planejar conteúdo, template, fluxo de trabalho e orientar pessoas que investem tempo e dinheiro para migrar para o Archicad. Se a regra do jogo muda de uma versão para outra, sem comunicação clara, fica impossível recomendar atualização com segurança, ou até mesmo recomendar o uso do programa a longo prazo em determinados tipos de licença.

Hoje a sensação que fica é
se na versão 29 o MEP pode “sumir” da licença Solo desta forma, o que impede que na 30 seja outro recurso essencial, alguma função de inteligência artificial ou qualquer outra ferramenta crítica

Enquanto não houver um posicionamento claro, público e assumido pela Graphisoft, eu não consigo recomendar que quem depende do MEP migre para o Archicad 29 Solo. E isto é muito ruim justamente para quem mais defende e divulga o uso do programa.

Peço, de forma respeitosa, que a Graphisoft se manifeste oficialmente sobre este caso, deixando explícito se estamos lidando com um erro pontual que será corrigido, ou com uma mudança definitiva de política de licença para o MEP.

Arq_LeonardoRubo
Participante

Estou com o mesmo problema.

Deveriam ter deixado bem claro que essa funcionalidade seria perdida ao atualizar a versão.

Agora sou obrigado a voltar meu arquivo para o 28 e muito provavelmente enfrentar muitas incompatibilidades.

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá @Vitor Est Cocada,

Obrigada por compartilhar sua preocupação. Entendo o impacto dessa situação para quem utiliza o MEP e precisa de segurança para decidir sobre a atualização.

A equipe global confirmou que o comportamento do MEP no Archicad 29 Solo é um problema. A correção está sendo tratada como prioridade e a previsão é que a solução seja incluída em uma das próximas atualizações.

Assim que houver novidades sobre a correção, atualizarei este tópico.

Rita Gurjão

Community Expert